/// Terceiro Setor

5 dicas para criar relatórios anuais

Descubra como elaborar um relatório completo e, principalmente persuasivo que comunica todos os pontos fundamentais de maneira criativa e abrangente.

Data de Publicação: 13/10/2021

De fato, um dos maiores desafios de uma organização sem fins lucrativos, seja para arrecadar fundos, transmitir a sua confiabilidade e administrar de forma correta as suas ações é elaborar relatórios precisos e instrutivos.

Afinal, esses documentos são essenciais para otimizar a captação de recursos, o engajamento dos voluntários e as ações dos doadores.

Por isso, se você deseja descobrir como elaborar um relatório completo e, principalmente persuasivo, siga com a leitura e confira as dicas simples que a equipe do Codeblog preparou para decolar os negócios e os projetos da sua instituição a partir de um relatório anual cativante, que comunica todos os pontos fundamentais de maneira criativa e abrangente.

5 dicas para criar relatórios anuais

1. Seja positivo e determinado

De fato, a chegada da pandemia prejudicou a atuação do terceiro setor como um todo. Contudo, a missão de cada entidade é realmente promover a esperança e mostrar que, em um cenário tão desafiador como o atual, as doações são ainda mais importantes. Por isso, ao invés de focar apenas nas dificuldades, ofereça uma visão esperançosa, positiva e, principalmente, transparente.

 

2. Seja completo

Sem dúvidas, é preciso focar no objetivo central do planejamento anual e oferecer ao seu público as informações que eles esperam, como declaração de missão, demonstração financeira, sucessos e desafios, gratidão e um apelo à ação. Além disso, em caso de citações e pesquisas científicas, incluir as referências é um fator obrigatório. Caso haja relatórios técnicos ou citações, insira o nome da obra e do autor entre parênteses ou em notas de rodapé.

 

3. Seja conciso

De fato, a maioria dos gestores de organizações sabe que o relatório anual é uma ótima maneira de informar e persuadir pessoas a se engajarem nas ações de uma entidade. Entretanto, é fundamental que o seu documento seja objetivo. Por isso, preste muita atenção para não exagerar nas informações ou apresentar uma linguagem muito formal ou complexa.

Uma excelente maneira de iniciar um relatório de forma precisa é escrever todos os seus pensamentos, ideias e dados, e depois de alguns dias, editar a apresentação com um novo olhar.

Também é interessante se colocar no lugar do seu público-alvo para analisar se os temas abordados são realmente relevantes para a sua audiência.

 

4. Seja visual

Com certeza, as pessoas ficam muito mais impactadas quando visualizam vídeos ou imagens do que quando escutam ou leem palavras. Por isso, é de suma importância incluir, no seu relatório, as fotos e os depoimentos de pessoas que a sua organização ajudou, fotos dos voluntários comprometidos com a sua causa, infográficos que comunicam dados de maneira interessante e gráficos divertidos para apresentar os dados e quebrar blocos de texto.

 

5. Seja complacente

Por fim, mas não menos importante, é necessário entender as necessidades do seu público e as suas limitações.

Por exemplo, se o seu público for mais tradicional, o mais indicado é imprimir o relatório anual e apresentá-lo, no máximo, com 6 páginas.

Caso esteja se comunicando com uma audiência mais moderna, faça toda a rota digital em formato de vídeo, infográfico ou microsite. Se desejar ser inclusivo, o mais indicado é fazer ambos!

 

Inclusive, se você deseja digitalizar os processos da sua empresa, reduzir as burocracias e garantir mais produtividade para a sua equipe, entre em contato com o time de especialistas da Codebit e confira todas as soluções personalizadas para o terceiro setor.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post.

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