O 5G já é uma realidade em algumas cidades brasileiras e, por mais que a estimativa para a cobertura total de todas as áreas do país (incluindo as rurais) gire em torno de 07 anos, é inegável que a tecnologia será responsável por uma mudança radical.
Afinal, a conectividade do 5G é uma chave que abre múltiplos caminhos, tais como: torna a educação mais acessível com os audiolivros; oferece mais oportunidade e inclusão a todos; contribui para a preservação nas práticas sustentáveis por meio dos sensores (que ajudam no controle e na redução das emissões de carbono) e impacta, até mesmo, na área da saúde, oferecendo dados mais precisos sobre o organismo para auxiliar os profissionais a prevenir doenças ou acidentes.
No cenário econômico, as expectativas também são otimistas. De acordo com especialistas, no Brasil, a chegada do 5G pode aumentar a produtividade em 1% ao ano até 2035 (o equivalente a 13.2 trilhões de dólares).
Se ainda não sabe tudo o que o 5G pode fazer por você e como ele é capaz de mudar a sua vida, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou!
A revolução do 5G
Em poucas palavras, a transformação social provocada pela quinta geração de internet será parecida à causada pela chegada de empresas como a Uber e Airbnb. Ou seja, a conectividade será maior e os preços pagos pelos serviços serão menores. De acordo com os dados divulgados pela Algar Telecom, até 2025 o mundo terá 25 bilhões de conexões por IoT, o que corresponde a 50% dos dados gerados.
Isso ocorre porque, diferentemente do 2G, 3G 3 4G, o 5G é focado na abrangência e conectividade para uma série de dispositivos, podendo, por isso, ser aplicado em áreas distintas para viabilizar:
- Jogos online;
- Veículos autônomos;
- Drones e robôs telecomandados;
- Novos meios de pagamentos;
- Tecnologias vestíveis e muito mais.
O 5G nos permite imaginar um futuro em que os moradores se contactem com suas casas inteligentes de tal forma que, quando estiverem dormindo, os próprios sistemas interajam com eles e iluminem o ambiente de acordo com o organismo, para que possam despertar de forma conduzida, por meio de sensores instalados na cama ou, até mesmo, nas roupas de dormir.
O 5G integrado à rotina irá permitir que as pessoas desfrutem de muito mais facilidade no trabalho, durante as atividades físicas, nas interações sociais, nos cuidados com a saúde e muito mais.
Confira, a seguir, algumas das tantas novidades prometidas pela quinta geração de internet móvel.
Velocidade
Um dos maiores diferenciais do 5G é que ele pode chegar a ser 100 vezes mais rápido do que o 4G (que, em boas condições, atinge 100MBps).
Na prática, essa conexão veloz permite que mais dados sejam levantados a partir de uma operação com ondas menores, garantindo download e uploads mais eficazes e otimizando a experiência dos usuários que utilizam plataformas de streaming para assistir a séries e filmes.
Transmissão em tempo real
Por conta da alta velocidade oferecida, as transmissões ao vivo têm bem menos chance de travar ou falhar. Além disso, o conhecido delay (muito presente nas chamadas de vídeo) também não será mais um problema, já que o previsto é que o 5G chegue à latência entre 5 e 20 milissegundos.
Veículos autônomos
Os carros autônomos, que funcionam sem a necessidade de um motorista já são uma realidade. Contudo, a tecnologia 5G promete torná-los ainda mais confiáveis. Afinal, graças à conectividade da quinta geração de internet, os veículos poderão se comunicar e informar todos os procedimentos necessários para uma condução tranquila, de acordo com as condições climáticas e das vias em geral.
Dados na nuvem
A computação em nuvem, também conhecida como Cloud Computing, é outro serviço presente no cotidiano pessoal e corporativo de muitas pessoas que será beneficiado pelo aumento da velocidade e capacidade da transmissão de dados geradas pelo 5G.
Todos os processos realizados na nuvem poderão se tornar mais ágeis, desde as ferramentas colaborativas, até o desenvolvimento de aplicações.
Além disso, também será possível apostar nas tecnologias vestíveis, como pulseiras e relógios conectados, para desenvolver tarefas mais complexas.
Conexão 360
Por fim, mas não menos importante, o 5G irá permitir que diversos dispositivos se conectem simultaneamente. Ou seja, dentro de casa, será possível conectar aparelhos eletrônicos como TV, geladeira e lâmpadas inteligentes.
Somados a isso, serviços como transporte de aplicativos e instituições de Ensino à Distância também poderão oferecer novas funcionalidades, graças à ampliação da Internet das Coisas, que será consagrada pelo 5G.
E você? Já sabia de todos os superpoderes do 5G? Quem mais está ansioso pela implementação da tecnologia?
Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no blog da CodeBit e acompanhe todos os conteúdos voltados à inovação, à conectividade, ao mercado corporativo, ao terceiro setor e muito mais.
Um grande abraço e até o próximo post!