Sem dúvidas, um dos maiores desafios das instituições do terceiro setor consiste em transformar os seus doares eventuais em doadores habituais.
Isso porque, de acordo com uma pesquisa realizada pela Network for Good, um doador recorrente contribui até 42% a mais durante um ano, em comparação com um doador ocasional.
Em contrapartida, 70% dos doadores contribuem uma única vez.
Diante desses dados, fica evidente a necessidade de capturar a lealdade das pessoas e mantê-las engajadas na sua causa.
Afinal, contar com uma base de doadores frequentes é uma ótima forma de garantir uma renda mensal sólida e se distanciar da insegurança que assombra a maioria das entidades.
Embora não seja uma tarefa simples, de fato, é possível encontrar maneiras de fazer com que os doadores ocasionais se comprometam com a sua Instituição.
Siga com a gente e confira algumas dicas a seguir:
1. Invista no marketing de relacionamento:
Muito utilizado pelas empresas de modo geral, o marketing de relacionamento pode ser muito eficaz para o terceiro setor, já que ajuda a criar e manter uma conexão positiva com o público que tem interesse pelos projetos desenvolvidos.
O principal objetivo dessa estratégia é agregar valor para o produto ou serviço oferecido por uma instituição para encantar e fidelizar o público-alvo. Essa ferramenta poderosa se desenvolve a partir de três pilares:
1.1 Utilização dos canais corretos
Para garantir que a estratégia seja bem-sucedida, o primeiro passo é identificar em quais canais o seu público está inserido: redes sociais, e-mails, telefone. Para isso, faça uma pesquisa prévia e descubra onde encontrar os seus doadores potenciais.
1.2. Adoção de processos eficazes
Pesquise os processos que possam otimizar e encurtar os caminhos para a obtenção das suas metas. Dessa forma, será possível reduzir as chances de erros e garantir soluções adequadas.
1.3. Saiba mais sobre o seu doador
Estamos na era da informação, por isso, quanto mais dados tivermos sobre um tema, melhor. Com o público-alvo não é diferente. Para aplicar o marketing de conteúdo de forma assertiva, é preciso conhecer bem os doadores e personalizar a comunicação de acordo com os seus desejos e necessidades.
2. Faça da tecnologia a sua grande aliada
Dentro da comunicação em geral, mas, principalmente para a aplicação do marketing de relacionamento, as ferramentas tecnológicas são verdadeiras facilitadoras de processos.
Atualmente, é possível encontrar plataformas que auxiliam na captação de dados, facilitam o monitoramento, potencializam o gerenciamento do relacionamento e aprimoram a comunicação como um todo. Por isso, vale a pena pesquisar por elas e descobrir qual é a mais adequada para a sua Instituição.
3. Apresente a Instituição para o público
Embora muitas ONG’s apostem no envio massivo de e-mails para o mailing de doares, para garantir maior engajamento e doações recorrentes, é preciso sair um pouco da caixinha e ir além.
Para isso, vale apostar na divisão de público (doares recorrentes e doadores ocasionais) e na criação de e-mails e/ou mensagens personalizadas. Afinal, os públicos são diferentes e, por isso, devem ser tratados de maneiras distintas.
No caso dos contribuintes eventuais, uma boa maneira de engajá-los é a partir da apresentação da instituição. Portanto, desenvolva conteúdos focados em contar a história por trás da criação da ONG, os projetos desenvolvidos, o número de pessoas que já foram assistidas, etc.
Além disso, também é muito interessante focar em um personagem. Entre em contato com pessoas que tiveram suas vidas transformadas pela organização e peça a elas alguns depoimentos. Com certeza, uma comunicação desse tipo, se for elaborada de forma orgânica, natural e livre de apelações, irá emocionar e sensibilizar o leitor.
4. Agradeça todas as doações dentro de 48 horas
Sempre que receber uma doação, responda com uma carta de agradecimento. Pode ser escrita à mão, por meio de uma notinha, e-mail ou telefonema. Essa é uma ação simples e muito eficaz para manter os seus doadores ativos.
Aproveite para informar o contribuinte sobre a importância da sua doação, explique quem será diretamente assistido, quais os projetos para o futuro e destaque o quanto ele é fundamental para manter a causa ativa.
Sem dúvidas, saber ouvir e responder aos seus doadores faz com que eles se sintam apreciados e doem mais.
5. Cuide da imagem da sua instituição
É imprescindível que a sua ONG seja vista como uma Instituição de valor, tanto para os doadores quanto para os voluntários do projeto. Por isso, utilize as redes sociais para apresentar a equipe, a forma de trabalho, o ambiente amigável, os processos cotidianos, as ações realizadas e muito mais.
Além disso, priorize um atendimento de qualidade e comunique aos usuários como as ações da instituição têm valor para a comunidade.
6. Tenha dedicação e paciência
Por fim, é preciso mencionar que a transformação de doadores ocasionais em recorrentes é um processo. Os resultados não surgem de um dia para o outro. Por isso, dedicação e paciência são fatores decisivos.
Dê início às estratégias citadas acima e apresente, pouco a pouco, os seus maiores objetivos, para que os contribuintes eventuais percebam o quanto a ajuda deles pode fazer a diferença.
No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.