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7 fatores que devem ser considerados na criação de um aplicativo móvel

Se você, está em busca de uma solução prática e quer descobrir como criar um app com boa navegabilidade e grandes chances de sucesso, acesse e saiba mais sobre o tema!

Postado em 25/03/2022

Além de um bom faturamento, uma equipe engajada e uma reputação satisfatória, toda empresa preza pela proximidade e satisfação dos seus clientes.

Cada organização recorre a diferentes meios digitais para estreitar os laços com seus consumidores. Algumas apostam na comunicação omnichannel, enquanto outras marcam forte presença nas redes sociais. E há também aquelas que investem na criação e na manutenção de apps, que proporcionam mais facilidade e comodidade aos consumidores, os quais podem usufruir dos produtos e serviços oferecidos diretamente dos seus dispositivos móveis.

Se você, líder ou gestor, está em busca de uma solução prática e quer descobrir como criar um app com boa navegabilidade e grandes chances de sucesso, siga com a leitura e confira, no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você, os 7 fatores que devem ser considerados na criação de um aplicativo móvel.

 

1. Qual problema o seu app poderá resolver?

Sem dúvidas, não existe nada mais decepcionante para um usuário do que baixar um app e depois descobrir que ele não resolve os seus problemas.

Por isso, antes de iniciar a criação de um app, é necessário saber se as suas funcionalidades realmente geram interesse. A melhor forma de fazer isso é estabelecendo hipóteses e realizando testes, a partir de pesquisas quantitativas e qualitativas.

Também é muito importante fazer um brainstorm com os colaboradores da sua empresa para analisar todas as demandas, definir o propósito (vendas, prestação de serviço, comunicação, interatividade etc.), listar todos os requisitos e esclarecer as dores e os problemas que a ferramenta poderá resolver.

 

2. Às vezes, menos é mais

Ao invés de lançar um aplicativo cheio de funcionalidades com carregamento lento e navegabilidade comprometida, procure oferecer um app capaz de oferecer os recursos centrais com eficiência.

Muitas vezes, pensar em coisas muito complexas ou elaboradas, logo na primeira versão do aplicativo, pode gerar atrasos e outros inconvenientes.

O ideal é que o seu app nunca pare de evoluir e que todos os processos futuros sejam definidos previamente, para assegurar o progresso das próximas etapas.

 

3. Um bom design é essencial!

Assim como no universo físico, no mundo digital, a primeira impressão também é a que fica! Por isso, é fundamental se preocupar com o visual do seu app, que, obrigatoriamente, deverá integrar alguns pontos específicos como identidade digital, arquitetura da informação, padrões de navegação, transições de tela e várias outras aplicações para tornar a experiência do usuário mais agradável.

Aposte em um design simples, moderno e arrojado para reduzir as chances de rejeição e entregar, realmente, aquilo que o seu app promete.

 

4. Cuidado com as métricas

Antes de lançar um app, é importante descobrir como verificar e monitorar a forma como o seu usuário poderá utilizar a tecnologia e, então, apostar em um funil de ativação e conversão nos buscadores. Depois disso, também é necessário descobrir como atribuir e otimizar as ações de marketing e sempre observar a performance do aplicativo. Para isso, existem inúmeras ferramentas gratuitas de medição de qualidade. Você pode escolher entre estudá-las por conta própria ou, então, recorrer a um profissional especializado para auxiliá-lo (a) nessa missão.

 

5. Considere o marketing mobile

Assim como qualquer outro produto digital, ao lançar um aplicativo, pensar no marketing mobile é imprescindível.

Para isso, faça um planejamento focado em auxiliar os usuários a conhecerem e a se familiarizarem com o app. Aproveite a força das redes sociais. Apresente as funcionalidades da solução em seu site e anuncie em vídeos do YouTube ou, até mesmo, em outros apps.

Ah, e não se esqueça de incentivar a avaliação de outros usuários para atrair mais pessoas.

 

6. Não se esqueça de documentar!

Toda boa ideia precisa ser documentada para evitar plágios e cópias. Portanto, lembre-se de documentar o seu app logo de início e registrar cada passo da evolução.

Existem vários softwares direcionados para ajudá-lo(a) durante o processo.

 

7. Não deixe nenhum usuário de fora

Por fim, é preciso considerar que, hoje em dia, existem inúmeras lojas de aplicativos disponíveis no mercado, como App Store, Google Play Store, entre outras.

É fundamental se adaptar a todas ou, pelo menos, à maioria para aumentar o campo de alcance do seu app.

 

#VocêSabia? Nós, da CodeBit, desenvolvemos soluções personalizadas de apps, softwares e computação em nuvem para oferecer à sua empresa processos mais criativos e inovadores, capazes de adicionar valor, estreitar os laços com os seus clientes e otimizar as tarefas desempenhadas pela sua equipe por meio da digitalização.

Quer saber mais sobre a criação de um app? A gente o (a) ajuda! Clique aqui, acesse o site da CodeBit e saiba mais sobre todas as soluções oferecidas por um time de especialistas, pronto para atendê-lo(a).

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post.