Codebit - Programando Soluções

Developer

7 principais linguagens de programação para o desenvolvimento web

Existem diversas linguagens de programação espalhadas pelo mundo e, muitas vezes, a busca pela mais adequada não é uma tarefa fácil. Confira a lista com os códigos mais utilizados!

Postado em 15/07/2022

Se você é um iniciante na área ou deseja seguir carreira como desenvolvedor, precisa saber que o Desenvolvimento Web é dividido, basicamente, em dois grupos: desenvolvimento de front-end e desenvolvimento de back-end. Cada um deles possui suas próprias características e apresentam conjuntos distintos de ferramentas e tecnologias.

Por exemplo, quando mencionamos o desenvolvimento de front-end, o HTML, CSS e Javascript sempre estão relacionados.

Por outro lado, quando se trata de desenvolvimento de Web de back-end, são exigidas algumas linguagens de programação específicas, para possibilitar o funcionamento do site em conjunto com outras ferramentas como banco de dados, estruturas, servidores e muito mais.

O fato é que existem diversas linguagens de programação espalhadas pelo mundo e, muitas vezes, a busca pela mais adequada não é uma tarefa fácil. Mas, para te ajudar nessa missão, a equipe do CodeBlog preparou uma lista com os códigos mais utilizados nos últimos tempos.

Quer descobrir quais são eles? Então, siga com a leitura e confira!

 

7 principais linguagens de programação para o desenvolvimento web

 

JavaScript

Considerada uma das linguagens mais populares do mundo, o JavaScript é muito utilizado no desenvolvimento de aplicações para a web, principalmente na criação de sites interativos, que permitem que o usuário aproxime as imagens ou passe o mouse por cima delas e otimize a sua navegação com o auxílio dos botões clicáveis.

Entre os sites que apostam nessa linguagem, os que mais se destacam são o Google, o YouTube e a Wikipedia.

 

PHP

O PHP permite que os usuários atualizem os conteúdos dos sites com mais rapidez. Para isso, é utilizado junto com outras linguagens de desenvolvimento web e promover diversos tipos de interações de páginas com banco de dados. Facebook, Wikipedia, Tumblr e Yahoo apostam nessa linguagem.

 

HTML

Tipo como um verdadeiro sinônimo de desenvolvimento web, o HTML é uma linguagem de marcação que estrutura as páginas da internet. Sua função faz com que uma webpage possa ser encontrada em toda a rede, desde sites simples até serviços de órgãos nacionais.

 

Pyton

Já o Pyton tem sua utilização totalmente focada no back-end. Em poucas palavras, ele controla conexões entre as páginas e servidores e otimiza os conteúdos, para que eles se apresentem da melhor maneira possível aos usuários. Entre os maiores utilizadores dessa linguagem estão Spotify, Mozilla, Netflix e Reddit.

 

C#

O C# permite que seus desenvolvedores tenham acesso a diversos frameworks e bibliotecas .NET, que garantem mais eficiência e otimização dos aplicativos web. Além disso, outra vantagem da linguagem é a sua compatibilidade de funcionamento com outros códigos, o que faz dela uma ótima escolha para sites com características mais específicas, como o da Microsoft, Ancestry e o da fabricante de computadores Dell.

 

Ruby

Por ser relativamente fácil de aprender e ser utilizada, Ruby é uma linguagem de programação presente em muitas aplicações web e sites, como GitHub, Urban Dictionary, AirBnB e Hulu, principalmente por conta de sua flexibilidade para construção de variadas soluções.

 

Java

Por fim, mas não menos importante, o Java é utilizado há mais de 30 anos em variados setores, incluindo os relacionados ao desenvolvimento web.

Os profissionais da web, normalmente, apostam nessa ferramenta para criar páginas de internet dinâmicas, com interfaces interativas e compatíveis com inúmeros dispositivos como consoles, celulares, tablets ou computadores.

Os sites populares que utilizam Java em sua programação são o LinkedIn, Amazon, Aliexpress e eBay.

 

Conclusão

Mencionamos neste artigo as principais linguagens de programação para o desenvolvimento web. Mas, é preciso lembrar que, cada profissional tem demandas diferentes, por isso, antes de escolher qualquer uma das ferramentas mencionadas, é necessário considerar alguns aspectos individuais como os seus objetivos, requisitos do projeto, curva de aprendizado, etc.

Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no blog da CodeBit e acompanhe todas as dicas, tendências e novidades relacionadas ao universo web.

Um grande abraço e até o próximo post!