/// Tecnologia

A Importância da Modernização de Aplicações

Com a modernização, as organizações diminuem os custos de manutenção e suporte e aproveitam novas tecnologias e ferramentas

Data de Publicação: 01/07/2024

Sistemas de gestão, softwares de monitoramento, plataformas de reuniões on-line, armazenamento em nuvem, tudo isso mostra como as operações empresariais estão mais digitalizadas do que nunca.

Com o constante avanço e transformação, é inevitável que os recursos tecnológicos se tornem obsoletos com o tempo. Por isso, além de adotar novas tecnologias para acompanhar a revolução digital, é fundamental realizar atualizações e otimizações contínuas.

Diante desse cenário, surge a chamada ‘modernização de aplicações' - uma prática que ajuda a melhorar a performance do time como um todo, garantir entregas mais rápidas e assertivas e ainda contribui para a competitividade de um negócio.

Quer descobrir o que é a modernização de aplicações e por que ela é importante para os processos de uma organização? Então, siga com a leitura!

Modernizando de Aplicações

Desenvolvida para garantir que os negócios se adequem e acompanhem as principais tendências digitais, a modernização de aplicações é uma estratégia de TI capaz de acelerar o crescimento de qualquer organização, independentemente do nicho ou área de atuação.

Na prática, a técnica envolve a otimização da entrega dos softwares utilizados na atual infraestrutura de TI, ao invés de recomeçar do zero, desenvolver ou adquirir licenças e programas totalmente novos, a modernização busca atualizar as aplicações já existentes, enquanto oferece ferramentas e soluções colaborativas, capazes de complementá-las, como, por exemplo, recursos baseados em Inteligência Artificial, Machine Learning, IoT, Big Data, Cloud Computing e muito mais.

Como Modernizar Aplicações

Considerando que cada organização gerencia os seus processos por meio de diferentes softwares e aplicativos, a Modernização de Aplicações é uma técnica customizável, que varia de acordo com as demandas, necessidades e características de cada negócio.

Entretanto, existem alguns caminhos mais comuns. Abaixo, listamos os principais:

Microsserviços

Para tornar a gestão e a manutenção mais flexíveis, muitas organizações estão fragmentando grandes aplicações indivisíveis em partes menores, conhecidas como microsserviços.

Nessa abordagem, cada microsserviço desempenha uma função específica, permitindo a atualização e a manutenção independentes - o que resulta em maior agilidade e eficiência.

Uso de Contêineres

Os contêineres, quando integrados a uma estrutura de TI, atuam como compartimentos isolados nos servidores, executando aplicações distribuídas.

Isso permite que vários sistemas separados se integrem e operem em um único sistema operacional (SO).

Em resumo, os contêineres oferecem uma maneira eficiente de consolidar recursos, melhorar a portabilidade das aplicações e simplificar a gestão de TI.

Cloud Computing

Migrar as tecnologias legadas para plataformas confiáveis em nuvem como a AWS (Amazon Web Services) é um excelente caminho para os negócios experimentarem vantagens competitivas, como redução de custos com equipamentos e infraestrutura, escalabilidade, disponibilidade e flexibilidade, além de acesso a uma ampla variedade de serviços gerenciados.

Para descobrir todos os benefícios proporcionados pela computação em nuvem, clique aqui

Metodologias Ágeis

Podemos definir as metodologias ágeis como uma filosofia focada na mudança de mindset para aprimorar os resultados de uma empresa.

Muito mais do que um método, elas não trabalham com regras, mas sim, com princípios, para que um time possa construir relacionamentos sólidos com os clientes e entregar mais do que produtos ou serviços, como também, soluções com valor agregado.

Para isso, as metodologias ágeis promovem estratégias focadas na integração entre as equipes, priorização de tarefas, melhora da comunicação interna, aumento da eficiência, compreensão dos projetos, identificação de problemas e apresentações de soluções fora do óbvio, sempre com o propósito de aumentar a performance e garantir a satisfação contínua dos clientes.

DevOps

O DevOps é um conceito que, quando incorporado entre os processos e efetivamente executado pelos colaboradores, possibilita a obtenção de uma cultura focada na integração dos desenvolvedores, analistas, engenheiros e planejadores e contribui para que uma equipe consiga executar os projetos com mais eficiência e assertividade.

Pode ser compreendido como um conjunto de estratégias adotadas com o objetivo de reduzir barreiras, otimizar a comunicação, melhorar processos e solucionar problemas, contribuindo para que o desenvolvimento dos projetos seja feito de maneira mais rápida e objetiva.

Por que Investir na Modernização de Aplicações?

Por mais que alguns sistemas legados sejam indispensáveis para a continuidade dos processos das empresas, é importante considerar se o custo das manutenções é viável e, principalmente, compará-lo com os investimentos necessários para a modernização das aplicações.

Além disso, é importante levar em conta todas as vantagens estratégicas que são proporcionadas pelas aplicações modernas, como, por exemplo:

Compatibilidade

A modernização das aplicações legadas torna as empresas mais preparadas, adaptáveis e, consequentemente, compatíveis com as demandas do mercado, permitindo que as organizações integrem suas aplicações de forma completa, atendendo eficientemente às necessidades atuais e futuras.

Importante destacar também que a atualização tecnológica melhora a interoperabilidade, reduz custos operacionais e aumenta a agilidade nos processos, tornando os negócios mais competitivos e resilientes.

Segurança

Sem dúvidas, as aplicações legadas colocam em risco a proteção dos dados e informações empresariais, uma vez que, os sistemas obsoletos, na maior parte das vezes, não são compatíveis com os padrões de segurança e métodos de autenticação mais modernos.

Por outro lado, ao modernizar essas aplicações, as empresas podem reduzir significativamente essas vulnerabilidades, implementando camadas adicionais de segurança, como, por exemplo, a adoção de métodos de autenticação mais seguros.

Produtividade

Quando operam com sistemas mais avançados, os desenvolvedores conseguem trabalhar de maneira mais assertiva, reduzindo as chances de falhas e agilizando o desenvolvimento de novas funcionalidades. 

Além disso, aplicações modernas geralmente oferecem ferramentas e recursos mais eficientes, garantindo maior rapidez e qualidade dos serviços prestados.

Como Implementar a Modernização de Aplicações na sua Empresa?

Confira algumas dicas:

Analise o que é Importante

O primeiro passo para garantir que o processo seja bem-sucedido é avaliar quais sistemas e soluções são imprescindíveis para o funcionamento da empresa, como a defasagem desses softwares pode afetar o desempenho e as entregas e quais são seus impactos no futuro do negócio.

Assim, fica mais fácil garantir que o andamento do empreendimento não seja prejudicado ao longo das atualizações e que os investimentos sejam direcionados de maneira inteligente e estratégica.

Mapeie os Riscos

Assim como ocorre em qualquer processo tecnológico, a modernização de aplicações também envolve riscos de interrupções ou redução do desempenho.

Se não forem mapeadas antecipadamente, essas falhas podem comprometer toda a experiência, tornar os custos mais elevados e provocar uma série de prejuízos, que poderiam ser evitados. 

Por isso, o mais indicado é identificar as possíveis situações conflituosas e, então, traçar ações de prevenção ou contenção, antes mesmo de iniciar o processo.

Considere as Opções Existentes

Os recursos tecnológicos se expandiram consideravelmente nos últimos tempos, por isso, o que não faltam são soluções disponíveis para sanar as mais diversas “dores”.

Use toda essa variedade ao seu favor, pesquise, analise, compare e descubra os prós e os contras de cada uma delas antes de tomar a sua decisão.

Aposte nas APIs para Acelerar a Transformação Digital

A sigla API significa Application Programming Interface (ou, Interface de Programação de Aplicação, em português).

Na prática, esses são mecanismos que possibilitam a comunicação entre dois componentes de software por meio de um conjunto de definições e protocolos. 

Portanto, são importantes ferramentas para modernizar aplicações e acelerar a transformação digital de uma empresa, já que ajudam os gestores a superarem o desafio da dependência da conexão entre os sistemas.

Escolha uma Estratégia Adequada

Na área de TI não existem soluções definitivas, por isso, qualquer decisão deve ser baseada nas necessidades e capacidades de um negócio.  

Mas, ainda assim, alguns fatores podem ajudá-lo a escolher a estratégia mais adequada, são eles:

- Investimento
- Velocidade
- Custos de Manutenção
- Adaptabilidade
- Escalabilidade
- Acessibilidade
- Flexibilidade

Monitore!

A modernização de aplicações é um processo dinâmico e constante, por isso, é necessário que haja o monitoramento frequente dos resultados para garantir a verdadeira evolução digital do negócio.

Conte com as Soluções da Codebit!

Se você possui aplicações antigas, sistemas difíceis de serem mantidos, evoluídos e precisam ser reescritos com outra linguagem mais moderna para garantir mais competitividade ao seu negócio, conte com o CodeNew

Uma solução tecnológica desenvolvida pelo time de especialistas da CodeBit, que moderniza aplicações, realizando a refatoração completa ou modular com uso massivo de serviços de nuvem para otimizar o funcionamento, atualizar funcionalidades, reduzir consumo e garantir maior sobrevida para as aplicações.

Quer saber tudo o que o CodeNew pode fazer pelo seu negócio? Clique aqui e acesse o site.

Até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos