/// Segurança da Informação

Autenticação de dois fatores: o que é e por que utilizar?

Ter apenas uma senha para proteger suas contas de aplicativos de bancos, e-mails e redes sociais não é suficiente para manter a segurança. Saiba mais sobre autenticação de dois fatores!

Data de Publicação: 28/09/2022

Infelizmente, a ação dos hackers cresceu na mesma proporção que os avanços tecnológicos. Com o aumento de ferramentas de acesso, recursos e soluções, a ação dos invasores, que roubam dados e praticam cibercrimes, também foi intensificada.

Por isso, ter apenas uma senha para proteger as contas de aplicativos de bancos, e-mails e redes sociais já não é o suficiente para manter a segurança dos usuários.

Nesse contexto, surge a autenticação de dois fatores, que age como uma barreira extra de proteção para dificultar os acessos não autorizados.

Quer saber mais sobre a funcionalidade e descobrir por que adotá-la para evitar tentativas de golpes? Siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

O que é autenticação de dois fatores?

Também conhecida como verificação em duas etapas, a autenticação de dois fatores é um recurso de segurança, utilizado em serviços on-line, que adiciona uma camada extra de segurança ao processo de login.

Na prática, o recurso acrescenta uma camada adicional de segurança, exigindo que o usuário forneça duas formas de autenticação.

A primeira, na maior parte das vezes, é a senha.

Já a segunda, varia de acordo com o serviço, mas, geralmente, é um SMS ou código enviado por e-mail. Dessa forma, ao efetuar o login, é preciso saber não só a senha, mas também o código enviado para comprovar a sua identidade.

Assim, se uma delas for perdida, roubada, extraviada ou utilizada de maneira incorreta, a outra ainda estará lá para proteger a sua conta e evitar uma possível invasão. Em poucas palavras, a autenticação de dois fatores recebe esse nome, justamente, porque usa duas camadas de segurança no login.

 

Para que serve a autenticação de dois fatores?

Basicamente, a autenticação de dois fatores serve para tornar as contas pessoais e corporativas (como e-mails, conta bancária, redes sociais, etc.) mais seguras e fortalecer a proteção contra invasões e roubo de informações.

Isso porque, a partir do momento em que são exigidos dois fatores (um que você sabe e outro que possui), fica mais difícil que outra pessoa use a sua identidade e acesse as suas contas.

Mesmo que a sua senha vaze e esteja propensa a ataques, dificilmente os criminosos conseguirão acessar a sua conta caso haja mais de uma etapa de verificação, seja por meio de um código enviado no celular, um token ou uma chave-extra.

 

A importância da autenticação de dois fatores

A autenticação de dois fatores é fundamental para proteger os dados pessoais e reduzir as ocorrência de cibercrimes, levando-se em conta que o roubo e o vazamento de senhas estão se tornando, cada dia, mais comuns na internet e que a maior parte dos usuários não conta com conhecimento nem recursos para lidar com as ciberameaças.

De acordo com pesquisa da Kaspersky Lab (empresa tecnológica russa especializada na produção de softwares de segurança à Internet), realizada em todo o mundo, mais da metade das pessoas utilizam métodos não confiáveis para se lembrar das suas senhas. Segundo o estudo, 22% dos usuários anotam suas senhas no bloco de notas do computador, e 11% em um papel, geralmente guardado em gavetas.

Outro dado preocupante é que 72% das pessoas acessam suas contas, fazem compras on-line e transações bancárias em redes Wi-Fi públicas - comportamento de alto risco na internet.

A pesquisa ainda concluiu que as contas mais atacadas por hackers são as de e-mail (44%), redes sociais (42%), contas de lojas on-line (24%) e contas bancárias (22%). Os dados evidenciam o quanto a autenticação de dois fatores é indispensável e, por mais que não seja 100% à prova de falhas (como nenhum outro método), é capaz de evitar vários golpes, invasões de contas e fraudes na internet.

 

Como funciona a autenticação de dois fatores?

A boa notícia é que a autenticação de dois fatores opera de forma bem simples. Em poucas palavras, basta preencher uma segunda informação após digitar os dados do seu login e da sua senha para acessar o site ou app no qual foi habilitada.

Como mencionado anteriormente, essa informação pode integrar um código numérico enviado no celular, por meio de um SMS ou ligação nos sistemas mais comuns e autenticação baseada em voz, biometria ou reconhecimento facial, nos softwares mais avançados.

Um exemplo clássico de verificação dupla é o caixa eletrônico dos bancos, que solicita o cartão (algo que você possui) e a senha (algo que você sabe) para realização das operações.

 

Onde usar a autenticação em duas etapas

O ideal é utilizar a autenticação em duas etapas em qualquer conta que apresente essa função. Entre as principais, estão:

 

E-mail

Tido como o campeão de tentativas de invasão, o e-mail concentra grande parte das suas informações pessoais, por isso, é fundamental habilitar a autenticação de dois fatores.

 

Conta bancária

Geralmente, os bancos, bancos digitais e fintechs exigem a autenticação de dois fatores para que os usuários possam acessar suas contas e realizar transações.

Assim, essas instituições conseguem evitar qualquer acesso não autorizado e prevenir invasões e possíveis prejuízos financeiros.

 

Redes sociais

As redes sociais abrangem diversos dados sigilosos como contatos, conversas no chat, informações de endereço, localização e muito mais.

Por esse motivo, essas contas são constantemente invadidas pelos hackers que, além de praticar crimes, muitas vezes, ainda exigem dinheiro para não apagar ou alterar as informações.

Por isso, é extremamente importante aplicar a autenticação de dois fatores em contas do Facebook, Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, etc.

 

Apps de mensagens

WhatsApp, Instagram e outros apps de mensagens instantâneas também são alvos de invasões.

Em um dos golpes mais conhecidos, os criminosos se passam pelo titular da conta para pedir dinheiro a amigos e familiares, alegando uma urgência. Por isso, é importante ativar a autenticação de dois fatores em qualquer aplicativo utilizado para se comunicar com pessoas no dia a dia.

 

Lojas online

Se você tem contas em muitas lojas on-line e ainda costuma utilizar senhas parecidas para acessá-las, é melhor tomar cuidado. Isso porque, se alguém invadir qualquer uma das suas contas de lojas on-line, poderá, facilmente, fazer compras em seu nome.

Na dúvida, ative a autenticação sempre que possível.

 

Conclusão

Esperamos que essas informações possam ajudar a manter os seus acessos mais seguros.

Se esse artigo foi interessante para você, aproveite para conferir os 6 passos simples para manter as suas senhas mais seguras. E não deixe de acessar nosso site para conhecer mais sobre a CodeBit.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos