Quem nunca deu uns tapinhas no controle, no smartphone ou no notebook esperando que os eletrônicos voltassem a funcionar, como em um passe de mágica?
Por mais que esse hábito não seja recomendado, é fato que, em muitos casos, eles ajudam os aparelhos nas panes.
Isso porque, ao provocar um leve impacto físico, promove-se uma manutenção percussiva, o que pode fazer com que um mau contato, ou uma peça fora do lugar se ajustem novamente.
Contudo, essa não será uma solução permanente e, muito provavelmente, os problemas voltarão a ocorrer.
Além disso, se os impactos forem frequentes, existem grandes riscos de danificar os equipamentos.
Outro ponto que merece ser destacado é que a manutenção percussiva costuma ser mais assertiva quando realizada em equipamentos com peças móveis, como engrenagens, por isso, ela não resolve problemas em smartphones, por exemplo.
Além disso, em casos de dispositivos alimentados com pilha ou bateria, o mais seguro é alterar a sua posição, retirando-os e colocando-os novamente dentro do aparelho para verificar se eles voltam a funcionar.
O que fazer para o meu eletrônico voltar a funcionar?
A alternativa mais assertiva é um tanto quanto óbvia: buscar por uma assistência técnica especializada!
Mas, no geral, quando se trata de eletrônicos, cada caso é um caso, e as soluções costumam depender, principalmente, da intensidade do impacto, da natureza do problema e do objeto em questão.
Afinal, quanto maior a complexidade do sistema do eletrônico, mais importante é realizar uma manutenção adequada, até porque, cada fábrica cria um projeto único para um equipamento, que conta com sistemas, esquemas e consertos particulares. Por isso, o conjunto elétrico muda de acordo com o produto, e o que funciona para um, pode prejudicar o outro.
Muitas vezes, tentar solucionar um problema sozinho só faz com que ele se agrave mais e, levando em conta o atual custo dos aparelhos eletrônicos, ninguém deseja causar danos irreversíveis ou arcar com grandes prejuízos.
Por isso, sempre que se deparar com uma falha na execução de um equipamento, o mais indicado é procurar por profissionais qualificados e devidamente habilitados para o conserto.
Enfim, gostou do #CodebitResponde da semana?
Esperamos que esse artigo tenha esclarecido suas dúvidas a respeito das “táticas caseiras” para o conserto de eletrônicos.
Se você gostou deste conteúdo, continue de olho no Blog da CodeBit e acompanhe todas as dicas, notícias e atualizações do universo tecnológico.
Um grande abraço e até o próximo post!