/// NPO

Case de sucesso: CENPEC

Ensino à distância de alta disponibilidade, escalabilidade e baixo custo para uma ONG brasileira. Saiba mais!

Data de Publicação: 28/05/2021

O CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) é uma organização sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento de projetos, de pesquisas e de metodologias que possam melhorar a qualidade da educação pública no Brasil.

Essa organização atua como parceira em escolas, em ambientes públicos de educação e em iniciativas que visam a erradicar as diferenças sociais existentes. Ela desenvolve ações que buscam contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e de adolescentes, além da capacitação profissional de pessoas que trabalham com educação, ampliando, assim, a diversificação e fortalecendo a gestão de ensino.

DESAFIO:

O cliente presta serviços para todo o país, principalmente cursos, que não podem ficar indisponíveis, já que muitas pessoas realizam o acesso diariamente. Sendo o principal desafio manter os níveis de disponibilidade em 99%, uma vez que estavam com menos de 95%, sendo este um grande desafio e o ponto mais importante a ser resolvido.

Também, deveríamos atender as necessidades com o menor custo possível, já que o CENPEC é uma ONG e possui um limite de recursos para ser investido.

A SOLUÇÃO:

Usamos instâncias do AWS EC2 Auto Scaling, junto com balanceadores de carga e um banco de dados RDS. Deixamos 1 instância em execução para economizar dinheiro. Quando necessário, ele aumentará ou diminuirá automaticamente, para que o cliente tenha suas demandas atendidas e a economia de que precisa.

RESULTADOS:

Com a solução proposta, a CodeBit conseguiu aumentar em 4% a disponibilidade do site do CENPEC. E também, reduziu os custos ao usar apenas 1 instância com a capacidade justa, em vez de uma maior com desperdício de recursos.

Com isso, houve diversos benefícios como:

  • Maior tolerância a falhas: A Amazon EC2 Auto Scaling pode detectar quando uma instância não está funcionando corretamente, encerrá-la e iniciar uma nova para substituí-la.
  • Maior disponibilidade: A Amazon EC2 Auto Scaling ajuda a garantir que seu aplicativo sempre tenha a quantidade certa de capacidade para lidar com a demanda de tráfego atual.
  • Melhor gerenciamento de custos: A Amazon EC2 Auto Scaling pode aumentar e diminuir dinamicamente a capacidade conforme necessário. Ou seja, você paga pelas instâncias que utiliza. Assim, garante maior economia, já que se iniciam instâncias apenas quando são necessárias e as encerram quando não são.
Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos