/// Terceiro Setor

5 dicas para decolar a sua ONG em 2021

Quer descobrir como otimizar os serviços e decolar a sua ONG em 2021? Então, confira as dicas que a equipe do CodeBlog preparou para você!

Data de Publicação: 11/01/2021

Ano novo, vida nova!

Sem dúvidas, se você deseja otimizar os serviços prestados, trilhar novos caminhos, captar mais recursos e reinventar a trajetória da sua ONG, esse é o melhor momento.

Afinal, além de todo o gás de um ano que acabou de chegar, os primeiros meses também trazem consigo diversas oportunidades de bons negócios.

Embora não exista uma fórmula secreta para potencializar a sua ONG em 2021, com certeza, algumas dicas podem nortear o seu percurso para garantir uma instituição filantrópica notável e bem-sucedida. Siga com a gente e confira, no post do CodeBlog, as 5 dicas para decolar a sua ONG em 2021!

1. Mostre o valor da sua instituição para o mundo!

Já ouviu falar que “quem não é visto, não é lembrado”? Pois bem, isso vale para pessoas, para empresas e, até mesmo, para organizações filantrópicas.

Portanto, independentemente se os seus planos para 2021 incluam atrair mais voluntários, mais recursos ou mais patrocinadores, o caminho é um só: aparecer!

Embora seja possível mostrar o trabalho e os bastidores da instituição de várias maneiras, a mais econômica e efetiva ainda é por meio das redes sociais. Crie uma FanPage ou um perfil específico para a organização, organize álbuns, reúna relatos de parceiros e mostre aos usuários todo o impacto social gerado pela sua organização. Invista em postagens com vídeos, imagens, e textos.

Além disso, você também ir além e oferecer mais do que o “tradicional”. Que tal investir em um podcast com informações da sua área de atuação ou, até mesmo, um canal no YouTube para debater temas relacionados? De fato, a inovação dessa proposta pode atrair muitos interessados em contribuir com os projetos da sua ONG.

2. Não tenha medo do novo

Assim como nas empresas, a inovação também é um fator determinante no campo social.

Por isso, se você deseja que a sua ONG tenha mais destaque em 2021, esteja atento às novidades do mercado, pesquise sobre as tendências, invista em novas tecnologias para promover as mídias ou facilitar a captação de recursos e inspire-se nas organizações mais modernas para garantir melhorias na administração da instituição. Inclusive, é de suma importância ficar de olho no que as demais organizações estão preparando e planejando para sobreviver e dar prosseguimento às ações, principalmente as que compartilham os mesmos ideais.

3. Invista em capacitação

De fato, o primeiro passo para formar uma brilhante equipe de voluntários é selecionar os profissionais que a integrarão. Contudo, além de fazer uma boa seleção, é necessário extrair o melhor de cada uma dessas pessoas. Para isso, é fundamental manter o seu time motivado, integrado e constantemente informado.

É muito importante oferecer aos seus colaboradores oportunidades de crescimento e desenvolvimento.

Além disso, para garantir que a sua equipe esteja por dentro de todas as novidades do mercado, é imprescindível proporcionar aos voluntários o contato com cursos, treinamentos, consultorias e capacitações. Assim, você conquistará uma equipe extremamente eficiente e totalmente satisfeita.

4. Mude o discurso

Pode até não parecer, mas a forma como uma organização se porta e se comunica com o seu público diz muito sobre ela.

Algumas ONG’s, de tanto passarem dificuldades para manterem suas operações, entraram no piloto automático e só sabem discursar sobre como tudo está difícil e enfatizar que somente as doações podem contribuir para a permanência das atividades. Adotar esse tom desesperador, além de não convencer o ouvinte, ainda transmite uma sensação pessimista que, definitivamente, não combina com as ações desempenhadas por uma ONG.

Portanto, repense a sua abordagem com uma narrativa vitoriosa. Ao invés de reclamar e se queixar, conte os problemas sociais que a sua organização já resolveu ou amenizou, levante os números reais, divulgue casos de sucesso e sempre apresente a sua instituição como uma solução, nunca como um problema.

Dessa forma, você conseguirá convidar o seu público para fazer parte de uma mudança e não mais para ouvir queixas e lamentações.

5. Conte com a tecnologia

Por fim, é válido destacar que a tecnologia é uma excelente aliada de quem precisa de um empurrãozinho para otimizar os serviços de uma ONG.

Atualmente, existem diversas ferramentas incríveis que oferecem fluxo contínuo de informações e facilitam o controle das receitas, despesas e orçamentos.

Também é possível adotar a computação em nuvem – ferramenta que possibilita o acesso a arquivos por meio da internet e simplifica, consideravelmente, a organização e coordenação das atividades do terceiro setor.

Além disso, existem os chamados softwares de gestão – sistemas que oferecem suporte às tarefas administrativas e permitem aos gestores o domínio total do caixa da instituição, bem como os dados de entrada e de saída, que facilitam os processos de prestação de contas e ainda geram relatórios sobre todos os gastos e atividades desempenhadas.

Sem dúvidas, com essas informações em mãos, fica muito mais fácil identificar as necessidades da instituição e definir o que é necessário para manter os projetos em funcionamento.

Enfim, gostou de descobrir as 5 dicas para decolar a sua ONG em 2021? Conte para nós em nossas redes sociais e, caso precise de qualquer solução tecnológica para otimizar os serviços prestados pela sua ONG, já sabe, não é? Pode contar com a CodeBit!

A Equipe do CodeBlog deseja a todos um excelente 2021!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos