/// Cloud Computing

Cloud e ONG’s: a importância da digitalização no terceiro setor

A computação em nuvem é uma solução capaz de simplificar a aproximação dos doares e garantir toda a segurança e transparência dos trabalhos desenvolvidos. Saiba mais!

Data de Publicação: 01/09/2021

Extremamente importantes para o desenvolvimento social no Brasil, as ONG’s são entidades privadas, sem fins lucrativos, que atuam na defesa ou na promoção de diversas causas como preservação do meio ambiente, direitos humanos, educação infantil, etc.

Levando em conta a necessidade do alcance dos serviços prestados pelas entidades para acelerar a busca por voluntários e patrocinadores, os processos de digitalização são fundamentais.

Nesse contexto, o cloud computing, ou, a computação em nuvem, por exemplo, é uma solução revolucionária capaz de simplificar a aproximação dos doares e ainda garantir toda a segurança e transparência dos trabalhos desenvolvidos.

Quer saber como e por quê? Então, siga com a gente e confira, no CodeBlog, o artigo que preparamos para você entender, de uma vez por toda, a relação entre Cloud e ONG’s.

 

O cenário filantrópico brasileiro

De acordo com a última edição da pesquisa “As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil” realizada em 2016 e publicada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), existem mais de 230 mil ONG’s em todo o país. Além disso, segundo o último Relatório Global Sobre Tecnologia nas ONGs, divulgado no ano de 2019, só na América Latina, as entidades aumentaram 40% seus investimentos em soluções tecnológicas.

Visto que o maior propósito das Organizações Não Governamentais é assistir e auxiliar cidadãos, animais, ou, até mesmo áreas e regiões inteiras a partir de eventos de caridade, captação de recursos e conscientização social, a adoção do cloud computing é uma excelente maneira de garantir a modernização e a digitalização da gestão das entidades. Afinal, as ferramentas tecnológicas atuais permitem uma infraestrutura de TI totalmente escalável, sem a necessidade do gerenciamento de sistemas físicos.

Outra grande vantagem da computação em nuvem é a ampliação do desempenho na ação das causas defendidas por meio de análise de informações precisas relacionadas à meteorologia, logística, demografia e tantas outras questões.

 

Mas afinal, o que é a computação em nuvem?

Em resumo, a tecnologia da computação em nuvem oferece a possibilidade de usuários e de empresas acessarem arquivos e executarem tarefas distintas a partir de uma conexão com a internet, sem a necessidade de instalar qualquer app em seu computador, já que todas as informações são disponibilizadas em uma rede remota.

Dessa forma, basta conectar-se uma vez ao serviço on-line para dispor de todas as ferramentas e salvar os trabalhos realizados, que podem ser acessados posteriormente de qualquer lugar e, inclusive, por outros usuários (de acordo com as permissões e restrições definidas). Entre os maiores exemplos de serviços que operam com base nessa tecnologia está a AWS (Amazon Web Services).

Embora o momento atual seja absolutamente convidativo para as ONG’s ingressarem na nuvem, a maioria dos gestores ainda não reconhece, de fato, o verdadeiro potencial da solução.

Os próprios gerenciadores de e-mail, por exemplo, são considerados os softwares em nuvem mais acessados no mundo. Porém, além deles, existe uma infinidade de outras ferramentas, gratuitas ou financeiramente acessíveis que podem ser utilizadas para aprimorar o desempenho dos voluntários, colaboradores, patrocinadores, doadores e todos os indivíduos que compõem o trabalho das organizações do terceiro setor de forma geral.

 

Benefícios do cloud nas ONGS

Por fim, considerando a estimativa de que mais de 12 milhões de pessoas estão envolvidas em algum tipo de atividade filantrópica no Brasil, é essencial que as organizações tratem seus dados com transparência, para que possam despertar mais credibilidade e confiança.

A partir da computação em nuvem, é possível rastrear e, até mesmo, compartilhar com o público para onde e como as doações são destinadas. Além disso, a tecnologia pode impactar positivamente a gestão e os processos das entidades, já que a sua implementação pode reduzir custos (de licenças e manutenções de softwares), otimizar o fluxo de comunicação, modernizar o sistema de contabilidade e facilitar o gerenciamento de recursos.

 

Enfim, curtiu descobrir como o cloud computing pode revolucionar a atuação da sua organização? Se você deseja saber mais sobre o tema ou descobrir como implementar a solução de forma prática e descomplicada, clique aqui e entre em contato com o time de especialistas da Codebit. Será um grande prazer apresentar todos os diferenciais que a tecnologia pode disponibilizar para as entidades do terceiro setor.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos