/// Tecnologia

Como funciona o desenvolvimento de um software?

O desenvolvimento de um software integra um conjunto de procedimentos estratégicos, que garantem um bom funcionamento. Saiba mais!

Data de Publicação: 01/04/2022

É fato que um software, quando bem desenvolvido, oferece inúmeros benefícios e facilidades para os negócios. Afinal, se trata de um produto capaz de apresentar soluções que reduzem custos e automatizam tarefas de diversas áreas e segmentos.

Contudo, para que realmente contribua com as otimizações necessárias, é preciso que a ferramenta siga as melhores práticas possíveis.

Nesse contexto, o desenvolvimento de um software integra um conjunto de procedimentos estratégicos, que têm como foco os processos de arquitetura, implementação, testes e manutenções constantes, para garantia do bom funcionamento.

Se você deseja descobrir como ocorre o desenvolvimento de um software e compreender o processo de forma mais profunda, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do Codeblog preparou para você.

 

Qual a importância do desenvolvimento de um software?

Em resumo, ao desenvolver um software próprio, uma empresa permite que a união entre tecnologia + estratégia traga soluções para diversos problemas.

Considerando que cada software possui finalidades específicas, é válido fazer uma ampla pesquisa antes de identificar qual o mais adequado para o empreendimento. Entre os mais comuns estão aqueles voltados ao aumento de produtividade da equipe, controle dos processos e automatização de tarefas. Afinal, justamente por envolverem vários tipos de análises, manutenções, implementações e testes, os softwares são devidamente personalizados de acordo com as demandas do cliente.

No geral, essas ferramentas são muito eficazes para otimização de tempo, serviços e funções dentro de uma organização. Além disso, também auxiliam na redução de custos a médio e a longo prazo.

 

Como funciona o desenvolvimento de um software?

Bem, agora que você já sabe a importância dessa solução, confira a seguir os processos mais comuns que envolvem o desenvolvimento de um sistema.

 

Análise econômica

Tida como um dos primeiros passos do processo de desenvolvimento de um software, a análise econômica do sistema tem como objetivo atender às condições dos clientes e dos usuários com eficácia, sem que o teto estipulado seja ultrapassado.

Para isso, é necessário fazer uma análise prévia entre o lucro e o custo do sistema e considerar questões como tarefas, recursos, objetivos para realizar um levantamento de gastos efetivo.

 

Análise de requisitos de software

Dentro de um projeto, os requisitos são considerados as especificações de um sistema. Em outras palavras, eles apontam o que o software precisa solucionar, como e quando.

Para isso, existe a análise de requisitos, que identifica quais os benefícios que a ferramenta precisa alcançar, prevê a sua utilidade para o usuário e o retorno atingido.

Vale mencionar que essa é uma etapa fundamental para levantar as melhores abordagens e assegurar um produto final realmente assertivo.

 

Especificações de usuário

Esse é o momento em que as solicitações de um cliente passam a ser formalizadas, para tornar possível a arquitetação do modelo de sistema.

Em poucas palavras, o objetivo dessa etapa é definir as melhores estratégias para solucionar os problemas identificados e esclarecer o que, de fato, deve ser feito. O processo deve ser capaz de permitir uma visualização clara sobre como o sistema vai operar diante dos requisitos exigidos.

 

Arquitetura de software

Esse é o passo em que o desenvolvimento de software possibilita o início do desenho do sistema. Tida como a base de todo o projeto, a arquitetura de software define o funcionamento interno para que todas as especificações sejam atendidas.

O processo, além de envolver a própria estrutura do sistema, também aborda aspectos relacionados à linguagem de programação, ao banco de dados, ao design de interface, entre outras.

 

Implementação

Nessa fase, a codificação começa a ser feita sempre de acordo com as especificações definidas nas etapas anteriores. O sistema passa a ser codificado na linguagem de programação escolhida, que deve gerar o código executável para o desenvolvimento.

Existem inúmeras linguagens que podem ser utilizadas no processo, como Delphi, C++, Java, entre tantas outras.

 

Testes

Extremamente importantes no processo de desenvolvimento de softwares, os testes executam e validam os requisitos dos clientes.

Basicamente, essa etapa procura por possíveis falhas e analisa se as especificações listadas realmente estão sendo atendidas por meio da verificação de requisitos funcionais (especificações de usuários) e não funcionais (metodologia, tecnologia, performance etc.)

 

Documentação

Todo software desenvolvido deve ser devidamente documentado. Na documentação, deve constar o objetivo do sistema e o detalhamento de suas especificações.

 

Suporte

Voltada à prestação de assistência ao cliente, essa etapa prevê a realização de possíveis alterações (também conhecidas como change requests).

 

Manutenção

Tida como a última etapa de um projeto de desenvolvimento de um software, a manutenção garante o bom funcionamento do sistema e pode ser feita de duas formas: corretiva (quando o prazo para entregar o produto é mantido e as alterações são feitas posteriormente) ou evolutiva (em que as alterações são realizadas com o projeto ainda no escopo, com o risco de adiamento do prazo final).

 

Conclusão

Esperamos que esse artigo possa ter ajudado a compreender o processo de desenvolvimento de um software e todas as etapas que ele integra.

Se você deseja automatizar os processos da sua organização, poupar tempo, recursos e garantir mais inovação e competitividade, clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todas as soluções personalizadas voltadas ao desenvolvimento de softwares.

 

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos