/// Educação

Como o ensino híbrido contribui para a inovação pedagógica?

O ensino híbrido passou a ser uma grande tendência no cenário pandêmico sendo um ótimo aliado no contexto educacional. Saiba mais!

Data de Publicação: 04/02/2022

Não dá mais para voltar, muito menos para ignorar o impacto da tecnologia na sociedade como um todo. Com a transformação digital cada vez mais intensa, é fato que as discussões sobre o papel das ferramentas tecnológicas no contexto educacional se tornaram ainda mais urgentes, principalmente, levando em conta o perfil dos estudantes atuais que, naturalmente, apresentam certa familiaridade com os dispositivos móveis.

Nesse contexto, para atrair a atenção e facilitar o processo de aprendizado, o ensino híbrido, que passou a ser uma grande tendência no cenário pandêmico, é um ótimo aliado. Siga com a leitura e confira, no artigo que a equipe do Codeblog preparou para você, do que se trata essa abordagem e como ela é capaz de contribuir para a inovação pedagógica.

 

Afinal, o que é ensino híbrido?

Tido como uma das maiores tendências educacionais do século XXI, o ensino híbrido, também conhecido como blended learning, é uma metodologia que visa a integração dos métodos de aprendizado on-line e presencial.

Considerando não apenas o distanciamento social provocado pela pandemia, mas também o fato de que as crianças têm entrado em contato com instrumentos tecnológicos como computadores, tablets e smartphones cada vez mais cedo, é essencial que as instituições de ensino adotem o uso de ferramentas on-line para potencializar o desenvolvimento do ensino.

Contudo, a metodologia não se limita apenas à utilização de computadores e a novas tecnologias. Ao contrário disso, pretende unir o que existe de melhor em cada ambiente para otimizar a experiência educativa. Mas, para isso, requer a constante supervisão de profissionais.

 

As vantagens do ensino híbrido

Além de promover uma integração educativa entre o usuário e a tecnologia, o ensino híbrido ainda oferece inúmeras vantagens, como extensão do contato com os colegas e professores, flexibilidade no aprendizado, mais liberdade, acesso à aprendizagem personalizada etc.

A criação de um ambiente virtual, especialmente projetado para propulsar o desenvolvimento das atividades propostas, é extremamente benéfica para garantir maior controle da rotina de estudos.

Nessa situação, os alunos, quando concentrados em um ambiente presencial como uma sala de aula, passam a atender às propostas educacionais de seus professores. Os novos métodos de ensino oferecem mais autonomia aos estudantes, que podem decidir qual é o local mais adequado para potencializar o aprendizado, coordenar suas tarefas cotidianas e aprimorar a sua habilidade de disciplina.

 

Como aplicar o ensino híbrido

Antes de mais nada, para iniciar a aplicação do ensino híbrido nas escolas, é necessário fazer um bom planejamento das aulas. Para isso, existem inúmeras técnicas que os profissionais das instituições de ensino podem desenvolver com os estudantes para intensificar a absorção dos ensinamentos.

Uma das aplicações mais comuns nesse tipo de ensino é a aprendizagem baseada em problemas, também conhecida como “based learning”.

Dentro desse método, o professor propõe um desafio, e os alunos realizam uma pesquisa em grupo para solucioná-lo.

Dessa forma, a partir de pesquisas guiadas pelo professor, os estudantes tentam decifrar do que se trata o problema na base de tentativa e erro. Algumas ações necessárias para realizar os testes envolvem entrevistas com profissionais e especialistas, leitura de artigos sobre o tema, coleta de materiais etc.

 

O impacto do ensino híbrido na aprendizagem dos alunos

Uma das maiores críticas do sistema de ensino tradicional é, justamente, o fato de muitos alunos não acompanharem o ritmo das aulas. Nesse contexto, a grande influência do ensino híbrido no processo de aprendizagem é a possibilidade de ajuste às limitações e ao nível de aprendizado de cada um - o que, na maioria das vezes, as aulas convencionais não conseguem.

Neste cenário, o ensino híbrido impacta diretamente na potencialização do aprendizado dos alunos, isso porque proporciona maior flexibilidade de horários das programações de estudo e ainda possibilita aos jovens a chance de absorver mais conhecimento e adquirir mais disciplina durante o desenvolvimento das tarefas propostas.

 

Os métodos mais comuns do ensino híbrido

Sala de aula invertida

Este conceito demanda muita disciplina por parte dos estudantes, uma vez que eles deixarão a postura tradicional de alunos passivos, que recebem conhecimentos prontos ministrados pelos professores. Em resumo, consiste no estudo de determinada teoria em casa, no ambiente virtual, para promover dinâmicas e discussões em grupos, dentro do ambiente escolar.

 

Rotação de laboratório

Para aplicação da Rotação de Laboratório, é necessário dividir a sala de aula em dois grupos. Dessa forma, um deles fica encarregado de realizar as tarefas propostas no ambiente virtual, e o outro em um ambiente off-line.

A rotação ocorre durante um intervalo de tempo, até que os grupos se invertam. Para adoção do método, é necessário que a instituição de ensino conte com um laboratório de informática, ciências, salas de aula etc.

 

Rotação individual

A rotação individual integra um roteiro estabelecido pelos professores e direcionado especificamente para cada um dos alunos.

O objetivo do conceito é fazer com que o estudante passe pelos processos mais importantes para atender às suas demandas específicas e suprir as suas necessidades individuais.

Por mais que não seja uma tarefa simples, potencializar o aprendizado é um dos principais propósitos do ensino híbrido.

Vivemos uma realidade em que novas ferramentas surgem todos os dias, e muitas instituições já perceberam que várias delas podem ser aproveitadas na propulsão da educação. As próprias técnicas de rotação individual, por exemplo, são excelentes para extrair o máximo da capacidade de um aluno.

 

Enfim, gostou de saber o que é o ensino híbrido e como ele contribui para a inovação pedagógica? Se esse artigo foi interessante para você, aproveite para compartilhar essas informações nas suas redes sociais.

No mais, continue de olho no Blog da CodeBit. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos