/// Hospitais e Clínicas

Como a tecnologia ajuda os hospitais?

As ferramentas tecnológicas, são capazes de melhorar o estado clínico do paciente, prevenir complicações, contribuir para o diagnóstico precoce e muito mais. Acesse!

Data de Publicação: 23/03/2022

Se até pouco tempo, o investimento em tecnologia era um diferencial, agora, na era pós-pandemia, ele se tornou uma grande necessidade, principalmente nos hospitais, que são instituições que prezam pela saúde e bem-estar das pessoas.

Na era pós-pandemia, essas organizações entenderam que, para proporcionar aos pacientes e familiares um atendimento mais eficiente, não basta apenas ter uma equipe técnica qualificada e contar com infraestrutura adequada. Mais do que isso, é preciso promover a digitalização e a automatização dos processos para garantir maior efetividade e segurança em todos os procedimentos.

Além disso, as ferramentas tecnológicas, quando aplicadas à saúde, são capazes, até mesmo, de melhorar o estado clínico do paciente, prevenir complicações, contribuir para o diagnóstico precoce e muito mais.

Quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar os hospitais? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Otimização do atendimento

De fato, existem vários recursos tecnológicos disponíveis para otimizar o atendimento aos pacientes das clínicas e dos hospitais, desde o momento da recepção até a pós-consulta.

Algumas ferramentas, como a computação em nuvem, podem armazenar os dados dos prontuários médicos e permitir o acesso dos profissionais de maneira prática e remota, em qualquer hora ou lugar.

Além disso, algumas soluções permitem o rastreamento de atividades realizadas junto aos pacientes para melhor acompanhamento do estado clínico. Assim, caso seja apresentada alguma reação indesejável, ela poderá ser sanada com mais rapidez e eficiência.

 

Diagnósticos mais precisos

Levando em conta que a tecnologia não para de avançar na área da saúde, um dos pontos em que a inovação já é uma realidade são os exames por imagem. A tomografia computadorizada e a ressonância magnética, por exemplo, possibilitam a visualização das estruturas internas do corpo em alta definição.

Em vista disso, é possível detectar doenças graves ainda em estágios iniciais e aumentar, significativamente, as chances de sucesso nos tratamentos.

 

Prevenção em foco

A automação na medicina pode contribuir consideravelmente para a prevenção. A Internet das Coisas (IoT), por exemplo, é a responsável pelo desenvolvimento de dispositivos vestíveis, que medem os batimentos cardíacos, a pressão arterial e outras informações biométricas fundamentais para otimização dos cuidados preventivos dos pacientes.

Essa tecnologia também pode ser muito útil no monitoramento dos pacientes tratados em casa a partir da utilização de sensores, que simplificam o acompanhamento médico à distância.

 

Mais assertividade nas técnicas cirúrgicas

Outra grande tendência da tecnologia na área da saúde é o uso de robôs em cirurgias, os quais contribuem para maior precisão e segurança nos procedimentos médicos. Com o auxílio da Inteligência Artificial, os médicos poderão contar com uma visão amplificada da área a ser trabalhada e comandar os equipamentos com movimentos milimétricos – uma funcionalidade de suma importância para intervenções em áreas do corpo com muitos nervos e vasos sanguíneos.

No caso de incisões muito pequenas, a aplicação da robótica nas cirurgias assegura ainda uma recuperação mais rápida aos pacientes.

 

Escalas de trabalho online e em tempo real

Na medicina, as escalas de trabalho são voltadas para a garantia da organização da equipe de profissionais da saúde, de acordo com as necessidades da instituição.

Contudo, a partir de uma plataforma digital para escalas, fica muito mais fácil realizar o dimensionamento das escalas mensais e diárias, considerando as habilidades necessárias e particularidades de cada setor.

Além disso, essa tecnologia poupa o tempo dos gestores e promove maior assertividade no processo, que poderá contar com uma previsibilidade maior em relação ao revezamento de trabalho dos profissionais para flexibilizar os turnos e oferecer mais qualidade de vida aos trabalhadores.

 

Assinaturas digitais

Com a chegada e o avanço da pandemia, os profissionais administrativos precisaram, rapidamente, se adequar ao home office. Porém, especialmente os hospitais, por concentrarem os especialistas que estavam no epicentro da crise, tiveram que acelerar o ritmo de contratações de funcionários e fornecedores – o que causou uma movimentação mais intensa na área. Desde então, esses processos continuam, mas para manter a segurança em tempo de distanciamento social e sem vacinação, todo esse fluxo passou a ser digitalizado. Com isso, a assinatura de documentos e a oficialização de contratos passaram a ser realizadas inteiramente por meio das plataformas digitais.

 

Redução de erros

Por fim, mas não menos importante, é nítido que, a partir de exames com diagnósticos mais precisos, técnicas cirúrgicas mais acuradas, utilização da robótica e aplicação do prontuário eletrônico e outras tecnologias é possível reduzir alguns erros que, como sabemos, podem ter graves consequências quando tratamos de saúde.

Por exemplo, só o fato de eliminar a utilização de papel durante a realização dos procedimentos já reduz as falhas de maneira considerável.

Além disso, a aplicação da inteligência artificial na Medicina também pode operar nesse contexto, alertando o médico, por exemplo, em tempo real, a respeito das mudanças no quadro clínico do paciente – uma solução fundamental para situações de emergência.

 

Conclusão

De fato, a tecnologia na área de saúde não para de avançar e releva resultados extremamente promissores como: maior agilidade nos processos, otimização na rotina dos profissionais e mais eficiência na gestão das clínicas e dos hospitais.

Por esses e tantos outros motivos, é essencial acompanhar as tendências para oferecer aos pacientes maior qualidade no atendimento, promover a redução de custos e proporcionar mais segurança e qualidade de vida àqueles que precisam dos serviços hospitalares.

Se você quer saber mais sobre como a tecnologia pode ajudar nos processos da sua clínica ou hospital, clique aqui, acesse o site da CodeBit e descubra um universo de soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog.

Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos