Conhecido por um conjunto de atividades desenvolvidas para garantir a manutenção da comunidade cristã, o setor eclesiástico tem como propósito fortalecer projetos e planejamentos para garantir resultados às igrejas.
Assim como todos os demais, ele também foi positivamente impactado pela tecnologia. Contudo, diferente dos outros, essa evolução não é recente, muito pelo contrário, afinal, foi a tecnologia que permitiu a aceleração da tradução da Bíblia para diversos idiomas e simplificou o acesso ao Livro Sagrado com a distribuição de exemplares digitais.
Não se pode mais negar que, a partir da Internet, a igreja pode se comunicar com o mundo todo de forma quase instantânea.
Contudo, ainda assim, as igrejas engatinham na inclusão digital, principalmente por conta da resistência dos líderes em relação à tecnologia.
Por isso, o maior desafio é, realmente, evidenciar que o uso de instrumentos tecnológicos não desvia o caráter comunitário dessas instituições e, inclusive, eles podem beneficiar a evangelização.
Ou seja, neste período pós-pandemia, é necessário que as igrejas se capacitem para compartilhar a fé, otimizar a comunicação e ampliar a participação da comunidade a partir da adoção das novas tendências digitais.
Se você ainda tem dúvidas sobre como a tecnologia está impactando o setor eclesiástico, então, siga com a gente e descubra, no post do Codeblog, como as ferramentas tecnológicas podem aprimorar e facilitar os processos religiosos.
1. O poder da comunicação
Para que os propósitos desejados sejam atingidos, a comunicação é tida como a força vital de uma instituição religiosa.
Nesse contexto, a tecnologia atua como um canal facilitador. Isso porque, a partir dela, as mensagens podem ser enviadas aos fiéis mesmo à distância. Em outras palavras, os pastores, os padres,os líderes,os membros e os visitantes das instituições podem se comunicar de maneira prática e instantânea para divulgarem boletins informativos, murais digitais, eventos, etc.
Além disso, a tecnologia também pode auxiliar as igrejas na interação com seus seguidores. Afinal, em um mundo totalmente conectado, onde as pessoas estão constantemente com os seus celulares em mãos, a comunicação eletrônica é um instrumento essencial.
2. Intensificação da interatividade
Por mais que a tecnologia ainda seja pouco explorada nas igrejas brasileiras, a maioria dos grandes países do mundo já adota as soluções tecnológicas para aprimorar a qualidade e promover a interatividade em seus cultos e celebrações.
Se até pouco tempo atrás o rádio e a TV eram os principais canais para a propagação da palavra de Deus à distância, atualmente, com a disseminação da internet, as alternativas para as igrejas evangelizarem foram multiplicadas.
Afinal, a tecnologia não apenas descomplica a comunicação de longa distância e a comunicação massiva, como permite, também, a transmissão do evangelho de maneira dinâmica e eficaz a partir de e-mails, blogs, redes sociais, apps, sites, podcasts, etc.
Grande propulsora do engajamento, a tecnologia promove o diálogo a outro patamar e possibilita às igrejas oferecerem uma experiência multissensorial, mesmo quando as pessoas não estão fisicamente presentes.
3. Desenvolvimento frequente
Uma igreja em constante crescimento não é aquela que concentra um grande número de pessoas, mas sim uma instituição capaz de despertar a confiança e a fé dos cristãos.
E para muitos líderes, intensificar o alcance dos propósitos religiosos é um dos maiores desafios. Mais uma vez, a tecnologia pode ser uma facilitadora para essa questão.
Isso porque, os instrumentos tecnológicos são capazes de conectar e construir relacionamentos.
Assim, as igrejas que apostam nessas soluções garantem maior visibilidade e conquistam mais apelo com o público (principalmente entre os mais jovens).
Ao adotar ferramentas digitais, as igrejas podem não só interagir com os cristãos como estimular a participação do público, promover o aprendizado e o compartilhamento dos valores apresentados.
Além disso, a tecnologia proporciona meios que ajudam as organizações a ampliarem o alcance e a expandirem o ministério.
Ou seja, em vez de esperar que os fiéis venham ao seu encontro, uma igreja presente no mundo digital envolve-se de maneira concreta na vida das pessoas.
4. Garantia de eficiência
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela sociedade moderna é a questão da gestão do tempo, uma vez que muitas pessoas não conseguem organizar uma agenda de compromissos e cumpri-la de maneira integral.
Nesse contexto, é inegável que os avanços tecnológicos tornaram o dia a dia mais eficiente e facilitaram a rotina de muita gente. Inclusive, um dos maiores benefícios dessas ferramentas é a capacidade de otimizar o desenvolvimento das tarefas.
Isso porque, por meio da tecnologia, é possível recorrer a softwares que centralizam as informações, unificam base de dados e realizam o acompanhamento das atividades.
Considerando que uma igreja é uma organização que, como qualquer outra, precisa de gestão, à medida que a instituição cresce, precisa de auxílio para administrar a sua equipe, processos financeiros, cursos e eventos.
Por isso, ao optar por uma plataforma de gestão e um sistema de armazenamento em nuvem, por exemplo, uma igreja consegue automatizar os processos de maneira segura e eficiente, poupando, assim, o tempo dos seus líderes.
A modernização dessas organizações é um processo que irá ocorrer naturalmente, principalmente, por conta dos avanços e das mudanças na forma como a sociedade se organiza e se relaciona.
Enfim, gostou de saber como tecnologia está impactando o setor eclesiástico?
Se você deseja descomplicar os processos da sua instituição, otimizar as tarefas e intensificar o alcance dos seus projetos, entre em contato com o time de especialistas da Codebit e descubra diversas soluções personalizadas para atender à sua demanda.
No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!