/// Meio Ambiente

Como a tecnologia pode influenciar no meio ambiente?

Descobra de quais formas a tecnologia pode ajudar na preservação do meio ambiente. Acesse e saiba mais!

Data de Publicação: 18/02/2022

Ano após ano, as notícias sobre a degradação do meio ambiente aumentam, em conjunto com o consumo desenfreado da sociedade, descarte incorreto dos entulhos e outras práticas que não contribuem para a preservação do planeta.

Paralelamente a esse fato, surgiram inúmeros projetos com o objetivo de otimizar a conservação do ecossistema.

Além disso, os avanços tecnológicos têm alcançado níveis jamais esperados e proporcionado novas ferramentas, capazes, não só, de melhorar a vida do ser humano, como também de impulsionar os cuidados voltados às questões ambientais.

Quer descobrir de quais formas a tecnologia pode ajudar na preservação do meio ambiente? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do Codeblog preparou para você.

 

A tecnologia e o meio ambiente

Embora muitas pessoas ainda associem os avanços tecnológicos com a degradação do meio ambiente, na prática, não é bem assim que funciona.

Por mais que algumas tecnologias, de fato, estimulem o consumo desenfreado, a grande produção de lixo e a exploração de recursos finitos, existem muitas empresas dispostas a fazer o contrário e, assim, reduzir os impactos ambientais, praticar a sustentabilidade e estender o seu compromisso com o Planeta.

Para isso, existem inúmeras práticas. Confira algumas delas nos próximos tópicos.

 

Criação de novas soluções ambientais

Existe uma lista infinita de soluções criadas pela tecnologia para auxiliar na preservação do meio ambiente, como os sistemas de reutilização de água, os acessórios inteligentes e a criação de fontes de energia renováveis, como a solar e a eólica. Por mais que essas fontes ainda não tenham se popularizado, devido ao alto valor de implementação, elas têm se destacado bastante nos últimos anos, e a tendência é que, em um período próximo, elas se tornem mais acessíveis.

 

Práticas sustentáveis nas empresas

As grandes empresas já compreenderam a importância da adoção de práticas sustentáveis para otimizar a sua performance, reduzir custos e oferecer os melhores produtos e serviços aos clientes.

As tecnologias presentes permitem que as empresas ajustem alguns detalhes em suas operações e desenvolvam processos mais enxutos e eficientes.

Nesse contexto, a internet é uma grande aliada das organizações que utilizam a conexão instantânea. Afinal, as redes proporcionam maior alcance publicitário e ainda ajudam na redução de custos e impactos ambientais.

 

Entre os caminhos mais comuns para utilizar a digitalização em prol do meio ambiente, estão:

  • Intensificação da presença digital

A presença digital vai além da criação de um site atraente e intuitivo. Mais do que isso, é necessário digitalizar também os processos internos, intensificar os processos de vendas on-line, adotar o armazenamento de arquivos em nuvem, criar conteúdo para redes sociais e ampliar o oferecimento de soluções digitais aos clientes.

 

  • Adoção de home office (integral ou parcial)

Será mesmo necessário que todos os colaboradores de uma empresa estejam reunidos em um local para que ela funcione com sucesso?

Em muitos casos, é mais vantajoso colocar uma equipe para trabalhar de casa. Assim, os funcionários economizam no transporte e na alimentação e a organização reduz os custos relacionados à estrutura local.

O home office, bem como o modelo de trabalho híbrido, além de causar impacto direto no meio ambiente, ainda diminui os gastos com o espaço físico, melhora a saúde do colaborador e, em muitos casos, favorece o aumento da produtividade.

 

  • Utilização de novas ferramentas tecnológicas

Para estabelecer um modelo de home-office ou trabalho híbrido bem-sucedido é preciso, antes de tudo, criar uma estrutura capaz de concentrar todas as informações necessárias para garantir uma excelente comunicação e integração on-line.

Para isso, uma boa aposta é investir em um workplace – uma plataforma que atua como uma “rede social para empresas” e facilita a organização dos projetos e o diálogo entre os colaboradores.

 

Utilização de ferramentas tecnológicas

Atualmente, existe uma série de ferramentas tecnológicas feitas para otimizar a maneira como uma empresa encara o seu mercado de atuação. Inclusive, muitas delas são encontradas até mesmo em lojas de apps dos smartphones.

Entre as mais comuns estão:

  • espaço de trabalho e moradia compartilhada;
  • apps de transporte;
  • streaming de música, séries, filmes e livros;
  • deliveries online.

 

Provavelmente você já conhece muitas dessas soluções, mas o fato é que, além de tornar o cotidiano das pessoas mais prático, elas também ajudaram muito no contexto corporativo e participaram ativamente na melhora da performance das empresas, no fornecimento de produtos e serviços inovadores e, certamente, na preservação do meio ambiente.

Quer um exemplo simples? Já parou para pensar quantos CDs, DVDs e livros deixaram de ser comercializados fisicamente para dar lugar ao streaming? Isso revela um grande impacto tecnológico, que contribuiu para redução de menos lixo e ainda proporcionou serviços muito mais completos aos consumidores.

 

Gostou de saber mais sobre como a tecnologia pode influenciar no meio ambiente? Se você quer descobrir como os avanços tecnológicos podem contribuir para o posicionamento e à otimização dos processos da sua empresa, clique aqui, acesse o site da Codebit e confira todas as soluções personalizadas, preparadas por um time de especialistas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos