/// Computação em Nuvem

7 Vantagens Competitivas da Nuvem para a sua Organização

Com um alto nível de versatilidade e flexibilidade, a nuvem é a melhor escolha para quem pretende cortar custos e colocar a TI no centro do negócio

Data de Publicação: 10/07/2024

A computação em nuvem, também conhecida como cloud computing, se estabeleceu como uma grande aliada dos mais diversos tipos de empresas, desde as gigantescas multinacionais, até as pequenas e médias. 

E isso não é por acaso, uma vez que essa tecnologia proporciona um conjunto completo e integrado de soluções móveis acessíveis, escaláveis e disponíveis, capazes de gerar benefícios sólidos que aceleram a vantagem competitiva dos negócios.

Principais Vantagens Competitivas Proporcionadas pela Nuvem

O uso de um software na nuvem pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Confira os 7 principais abaixo.

1. Agilidade nas Mudanças

A rápida adaptação é um fator decisivo para a competitividade de qualquer negócio. Nesse cenário, quando uma empresa que tem seus servidores armazenados em um data center próprio e geridos por uma equipe de TI decide fazer uma mudança (seja ela física ou on-line), sabe que esse processo será extremamente complexo, demandará muito tempo e, além disso, estará suscetível a falhas.

Por outro lado, qualquer mudança, quando feita na nuvem, é muito mais rápida e prática. Afinal, os técnicos podem realizar as configurações remotamente e garantirem que as atualizações passam a funcionar em pouco tempo.

Além disso, o time da empresa não precisa se preocupar com todo o upgrade tecnológico do hardware, já que o prestador de serviço se responsabiliza em dispor o melhor ambiente possível para atender às demandas dos clientes.

2. Escalabilidade

Conforme uma empresa cresce, surge a necessidade de expandir sua infraestrutura tecnológica. 

Para isso, uma escolha inteligente é recorrer à escalabilidade inigualável da nuvem, que permite que os recursos sejam aumentados ou diminuídos conforme a demanda, evitando problemas associados ao investimento em hardwares adicionais que, além de caros, também são demorados.

Uma empresa que experimenta um pico de demanda sazonal, por exemplo, pode rapidamente aumentar seus recursos cloud, para atender a esse aumento, sem a necessidade de investir em servidores adicionais - que podem ficar ociosos durante os períodos de menor demanda.

Com isso, além de reduzir os custos, também é possível garantir o oferecimento de um serviço de alta qualidade, independentemente das flutuações na demanda.

Na prática, com a alta capacidade de escalabilidade da nuvem, as organizações  podem garantir que seus sistemas estejam sempre operando de forma otimizada, sem interrupções ou lentidão. 

Como resultado, os membros conseguem operar de maneira mais produtiva, enquanto a organização se prepara para um crescimento ágil e, ao mesmo tempo, sustentável.

3. Redução de Custos

De fato, a manutenção de servidores, data centers e mão de obra humana, a fim de cuidar da operação e da estrutura de TI, envolve um alto custo para a empresa.

Por mais que essas funções sejam essenciais, a verdade é que elas poderiam, facilmente, ser revertidas em investimentos na atividade principal da organização.

A boa notícia, porém, é que, ao migrar para a nuvem, quase todos os equipamentos que ocupam tempo e espaço se tornam dispensáveis.

Dessa forma, os cuidados com a infraestrutura podem ser totalmente direcionados para os provedores do serviço, e os colaboradores podem assumir novas funções, em busca de inovação ou melhorias para o empreendimento.

Outro ponto positivo é que a essa solução possibilita que o contratante configure seus servidores de acordo com a demanda, pagando apenas pelos recursos utilizados.

4. Disponibilidade

A disponibilidade dos sistemas é um fator decisivo para o sucesso de qualquer negócio, e apostar nos recursos do cloud computing é uma excelente maneira de fortalecê-la. Afinal, essa tecnologia integra uma série de medidas de proteção, como redes robustas e backups frequentes, capazes de minimizar as falhas operacionais e, consequentemente, a indisponibilidade dos sistemas.

Ao garantir que os sistemas internos de um negócio operem sem interrupções, é possível aumentar significativamente a vantagem competitiva da empresa, principalmente no mercado atual - caracterizado por seu dinamismo e alta competitividade, em que qualquer tempo de inatividade pode resultar em perda de receita e clientes.

5. Sustentabilidade

A computação em nuvem pode ser um atalho para que as empresas promovam processos mais sustentáveis. 

Isso porque, essa solução, quando bem aplicada, reduz a necessidade de equipamentos físicos, economizando espaço e energia.

Além disso, a centralização dos servidores em grandes data centers permite uma utilização mais eficiente dos recursos e uma redução significativa das emissões de dióxido de carbono, contribuindo, assim, com a preservação do meio ambiente.

Negócios que adotam a nuvem têm mais chances de se posicionarem como líderes em sustentabilidade e reforçar uma imagem positiva junto aos clientes e investidores. Ademais, a eficiência energética da nuvem contribui para a redução de custos operacionais, proporcionando uma vantagem competitiva adicional.

6. Segurança

Qualquer empresa que não age preventivamente para manter a segurança das suas informações está sujeita a prejuízos colossais, caso elas sejam acessadas por pessoas mal intencionadas.

Por esse motivo, investir no cloud computing também pode ser uma alternativa interessante,
até porque, na computação em nuvem, a segurança é intensificada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança que são organizadas em camadas. 

Somando a esses fatos, a vigilância e o monitoramento dos dados se tornam encargos dos fornecedores de cloud computing.

7. Compatibilidade

Como os softwares na nuvem são executados remotamente, é muito mais fácil integrar a ferramenta ao dia a dia dos profissionais. Basta ter um navegador moderno para começar a utilizar a aplicação, sem a necessidade de instalações ou adaptações na infraestrutura interna.

Isso é um grande diferencial para empresas que necessitam modificar a sua infraestrutura rapidamente sem gastar muito. O software na nuvem é integrado ao dia a dia do negócio com alguns passos, independentemente dos computadores utilizados pelos usuários.

A economia atual trouxe uma série de desafios para as empresas. Um ambiente com maior nível de globalização exige que negócios tenham processos ágeis e flexíveis.

Para garantir a qualidade dos serviços, o investimento em novas tecnologias deve fazer parte do conjunto de estratégias da companhia. Soluções como o software na nuvem serão cruciais, nos próximos anos, para garantir uma prestação de serviços com elevado nível de qualidade. Assim, o negócio pode atingir melhores resultados sem comprometer custos ou ter dificuldades para atender às demandas externas.

Os melhores servidores de nuvem, como os da AWS, Amazon Web Services, oferecidos pela CodeBit, disponibilizam uma série de recursos para manter seus centros de dados livres de vulnerabilidades, aplicam metodologias internacionalmente reconhecidas para evitar o violamento de informações e concentram profissionais altamente capacitados para lidarem com esse tema.

Se você quer descobrir como a computação em nuvem pode ajudar na decolagem do seu negócio, clique aqui, acesse o site da CodeBit, conheça nossos serviços, nosso time de especialistas e descubra  as soluções personalizadas para atenderem à sua demanda.

Até o próximo post!

 

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos