A contribuição da IaaS na Gestão da Infraestrutura Empresarial
Não é novidade que, nas últimas décadas, a tecnologia da informação evoluiu de maneira astronômica e contribuiu para a expansão da transformação digital nas mais diversas áreas corporativas.
Nesse cenário, uma das tendências mais significativas é a adoção das soluções IaaS (infraestrutura como serviço) - um formato de computação em nuvem que apresenta recursos virtuais como servidores, armazenamento e redes aos usuários por meio de uma conexão com a internet.
Quer descobrir como essa tecnologia vem transformando a maneira como as organizações gerenciam a sua infraestrutura e quais as principais vantagens oferecidas? Então, está no lugar certo! Siga com a leitura e confira o artigo que nós, da equipe do CodeBlog, preparamos para você!
Afinal, o que é a IaaS?
A IaaS é um recurso disponível especificamente em hardwares atualizados, ou, em outras palavras, na infraestrutura da computação. Na prática, abrange o espaço de servidores, conexões de rede, largura de banda, endereços IP e balanceadores de carga.
A Infraestrutura como Serviço oferece aos usuários a capacidade de abastecer o processamento, o armazenamento e a conectividade da rede de acordo com as suas necessidades. A partir desse modelo de serviço, os clientes podem utilizar os recursos para desenvolverem os seus próprios aplicativos.
Em relação aos outros formatos de hospedagem, a IaaS pode ser utilizada por empresas que desejam implementar soluções de TI escaláveis, nas quais as despesas e as dificuldades implícitas na gestão do hardware são de responsabilidade integral do provedor do serviço.
Dessa forma, caso a empresa se desenvolva e seja necessária a expansão dos serviços, existe a possibilidade para explorar os recursos em nuvem de maneira personalizada, sem que haja a necessidade de fazer a compra, a instalação ou a integração dos hardwares no ambiente físico.
Em outras palavras, a solução reduz custos e contribui para a produtividade da equipe, já que não requer a interrupção dos processos para que seja instalada ou atualizada.
Iaas: Principais vantagens
Escalabilidade e elasticidade
Antes da chegada da computação em nuvem, os negócios precisavam investir em servidores físicos para comporem a sua infraestrutura própria. Além de limitados em relação ao armazenamento, esses equipamentos geram altos custos aos cofres empresariais, com frequentes manutenções e atualizações.
Agora, com a disponibilidade de recursos da IaaS, uma equipe pode ajustar a capacidade de armazenamento sempre que for necessário. Como resultado, os membros se libertam do desperdício, uma vez que só precisam pagar por aquilo que realmente utilizam, e a organização, como um todo, consegue se adaptar, com mais facilidade e elasticidade, às demandas do mercado.
Agilidade nos processos de TI
Outra grande vantagem da IaaS na gestão da infraestrutura empresarial é o aumento da agilidade nos processos de TI. Isso porque, ao contrário dos servidores internos, que demandam instalações físicas, aquisições de hardware e configurações complexas, o cloud computing permite a criação de novas máquinas virtuais e locação de recursos de maneira prática e rápida.
Essa solução contribui significativamente para a aceleração no desenvolvimento de novos produtos e serviços, garantindo que o lançamento de projetos ocorra de forma descomplicada.
Mobilidade
A IaaS oferece aos membros de uma equipe uma infraestrutura móvel, que permite que eles operem sistemas em qualquer hora, em qualquer lugar, por meio de qualquer dispositivo autorizado (computador, tablet, notebook).
Ou seja, não é mais necessário se limitar entre as quatro paredes do escritório para compartilhar informações ou analisar relatórios.
Mesmo longe do local de trabalho, é possível reunir profissionais para reuniões (via teleconferência), imputar dados nos sistemas gerenciais e acelerar o processo de decisão.
Além disso, o monitoramento da performance no ambiente de TI, bem como a disponibilidade dos recursos e o desenvolvimento da operação também se tornam mais práticos e efetivos.
Assim sendo, ao contar com as soluções baseadas na nuvem, as lideranças podem operar de forma remota e acompanhar o desempenho tecnológico dos empreendimentos em diferentes filiais, unidades de negócios etc.
Economia
Diferente da infraestrutura física, a IaaS não demanda investimentos em hardware.
Afinal, nesses casos, o hardware que oferece suporte ao serviço de IaaS é implementado, mantido e atualizado pelo próprio provedor, o que gera uma economia, não só de tempo, mas também de dinheiro.
Além disso, o investimento em infraestrutura de TI para a adoção da ferramenta é consideravelmente baixo, se comparado aos custos operacionais do armazenamento físico.
Os gastos com impressoras, tinta e papel também são consideravelmente reduzidos, já que não existe a necessidade de imprimir as fichas dos pacientes, por exemplo.
Segurança da Informação
Por fim, um bom provedor da Infraestrutura IaaS, como a AWS - disponibilizada pela CodeBit, mantém os dados empresariais 100% seguros e trabalha com métodos e ferramentas aprovadas internacionalmente, além de uma equipe altamente qualificada.
Na prática, essa solução, além de refinar e modernizar a infraestrutura de TI, também segue e disponibiliza as melhores práticas para reforçar a proteção dos softwares e aplicativos contra as possíveis invasões de hackers e cibercriminosos, graças às múltiplas políticas de segurança, governança e proteção de conformidade que são aplicadas.
Se depois de conferir todas essas informações e compreender a transformação gerada pela computação em nuvem, você deseja encontrar formas de aplicá-las na sua empresa ou instituição para descomplicar e desburocratizar os processos relacionados à gestão da Infraestrutura, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e descubra todas as soluções personalizadas disponíveis para atender à sua demanda!
No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post.