Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

A importância da nuvem no armazenamento e proteção de dados sensíveis

Por conta da sua alta capacidade de armazenar informações, excelente custo-benefício e acessibilidade, a ferramenta, se estabeleceu como uma das soluções indispensáveis para as rotinas empresariais.

Postado em 18/08/2023

A rotina atual das empresas e instituições é marcada por um grande volume de dados que envolvem arquivos, imagens, vídeos e, até mesmo, sistemas inteiros.
Se até pouco tempo, essas organizações armazenavam todas as informações necessárias para execução dos processos em computadores e servidores internos, hoje em dia, com a modernização, elas podem contar com alternativas mais sustentáveis, econômicas e escaláveis, como a nuvem - um ambiente totalmente on-line, que permite o armazenamento, a edição e o compartilhamento de arquivos, de maneira digital, bastando uma conexão com a internet e a autorização do acesso aos usuários.

Por conta da sua alta capacidade de armazenar informações, excelente custo-benefício e acessibilidade, a ferramenta, também conhecida como cloud computing, se estabeleceu como uma das soluções indispensáveis para as rotinas empresariais.

Mas, assim como qualquer outro recurso tecnológico, ela também demanda alguns cuidados, principalmente, em relação aos dados sensíveis.
Quer descobrir quais são eles? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

O que são dados sensíveis?

Em poucas palavras, os chamados sensíveis são informações que, caso expostas, podem causar prejuízos à privacidade, à segurança ou à reputação das pessoas ou empresas envolvidas.
Na prática, eles incluem números de cartão de crédito, senhas de acesso, informações médicas, financeiras e tantas outras tidas como “confidenciais”.
Por isso, é responsabilidade das organizações manter a proteção desses dados, bem como garantir a conformidade da utilização e do tratamento com as regulamentações de privacidade, para evitar violações e prevenir ameaças à imagem e à credibilidade dos negócios.

Como garantir a proteção de dados sensíveis na nuvem?

O primeiro passo para garantir que as informações sensíveis de clientes ou usuários mantenham-se resguardadas no ambiente cloud é escolher um provedor confiável, como por exemplo, a AWS, desenvolvida pela Amazon Web Services e disponibilizada pela CodeBit, que oferece ampla variedade de serviços e soluções para viabilizar a proteção efetiva dos dados armazenados, como:

Segurança em nível de infraestrutura

A nuvem da AWS oferece uma infraestrutura segura, amparada por firewalls, roteadores e sistemas de detecção de intrusões - ferramentas que atuam diretamente no monitoramento frequente da rede e na proteção dos dados em todas as camadas.

Criptografia

Com os recursos disponíveis na nuvem da AWS, tanto os dados armazenados nos servidores, quanto os que estão em processo de transferência são criptografados, para dificultar qualquer tipo de interceptação ou acesso de indivíduos não autorizados.

Gerenciamento de identidade e acesso

A AWS também oferece serviços de gerenciamento e identidade e acesso, permitindo que as empresas tenham total controle sobre quem acessa quais recursos e com quais permissões.
Dessa forma, fica mais fácil garantir que apenas usuários autorizados possam acessar ou armazenar dados sensíveis. Certificações de segurança: A AWS é certificada por várias normas de segurança e conformidade, como o ISO 27001, o SOC 2 e o HIPAA. Essas certificações reforçam a aderência da nuvem AWS aos mais rigorosos padrões de segurança e proteção de dados.

Backup e recuperação de dados

Por fim, mas não menos importante, a AWS também permite que as empresas e instituições implementem estratégias de backup e recuperação de dados, garantindo a disponibilidade e a integridade a todos os arquivos, sistemas e informações, mesmo em casos de falhas, interrupções ou desastres.

Boas práticas para manter a segurança na nuvem

Por mais que a nuvem AWS seja confiável e segura, manter a segurança do ambiente cloud também é responsabilidade das empresas, que devem alinhar os processos, a cultura organizacional e adotar práticas efetivas para preservar a integridade dos dados armazenados.

Abaixo, listamos algumas dicas que podem ajudar nessa missão:

1. Utilize a autenticação de múltiplo fator

Esse é um recurso que solicita mais de um fator de login para conceder acesso às contas como, por exemplo, o envio de um código para um telefone celular ou e-mail. Essa é uma ótima maneira de criar uma camada extra de proteção e resguardar as informações armazenadas na nuvem. Assim, por mais que um invasor descubra o usuário ou a senha, ele não poderá acessar os arquivos sem a apresentação do código.

2. Crie senhas fortes

Fazer uma boa gestão de senhas é outro passo fundamental para garantir a segurança na nuvem. Para isso, o indicado é definir uma palavra-passe forte e única, que não tenha sido utilizada anteriormente em nenhum outro acesso.
#DicaDaCode: Misture letras, maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais. Acredite, por mais básico que esse processo pareça, ele faz toda a diferença na prevenção de ataques.

3. Criptografe!

Como mencionado anteriormente, a nuvem AWS possui recursos de criptografia e é muito importante que eles sejam aplicados para proteger os dados mais críticos. Afinal, a ferramenta assegura que informações relevantes não sejam acessadas com facilidade, cria diversas barreiras para impedir a ação dos hackers e auxilia na proteção das informações de maneira efetiva.

4. Não ignore a importância das ferramentas antivírus

Ainda que uma empresa utilize um serviço de armazenamento em nuvem confiável, como a AWS, a sua segurança pode ser ameaçada por outros fatores, como, por exemplo, quando o ponto mais frágil da rede se encontra justamente no dispositivo em que o login na conta cloud é realizado.
Por isso, é necessário realizar o monitoramento da estrutura de maneira geral, para prevenir que falhas internas sejam o caminho de entrada para os invasores.
A melhor maneira de proteger os sistemas e impedir a exposição aos temidos malwares é investir em um bom antivírus, capaz de agir preventivamente, identificando os riscos e gargalos que podem impactar na performance do TI.

5. Faça todas as atualizações

Diferente dos servidores físicos, as atualizações da nuvem não causam nenhum tipo de interrupção nos sistemas. Por isso, não há desculpas para não as fazer.
Para evitar vulnerabilidades, mantenha os patches de segurança sempre em dia e certifique-se de que as configurações estejam de acordo com as novas recomendações de proteção (caso existam).

6. Não se esqueça dos backups

A criação de cópias de segurança dos dados digitais em dispositivos não deve, jamais, ser negligenciada.
Essa é uma ação extremamente importante para assegurar que as informações armazenadas possam ser acessadas mesmo quando as originais forem, acidentalmente, perdidas ou corrompidas.
Vale reforçar que a nuvem da AWS, disponibilizada pela CodeBit, fornece backups para prevenir a perda completa de informações e garantir maior confiabilidade à sua estrutura de TI.

Quer saber mais sobre o armazenamento em nuvem e ficar por dentro de todas as vantagens de adotar a ferramenta? O time de especialistas da CodeBit está a postos para ajudá-lo(la)!

Acesse o site, confira todas as soluções disponíveis para atender à sua demanda e descubra, na prática, os serviços e soluções certeiros para otimizar os processos da sua empresa ou instituição.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!