Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

Como definir uma estratégia robusta para a nuvem híbrida?

A nuvem híbrida é o match entre a nuvem pública e a privada. Por oferecer soluções de TI escaláveis, flexíveis e seguras, tem sido vista como uma alternativa interessante

Postado em 13/03/2024

A nuvem híbrida é, resumidamente, o match entre a nuvem pública e a privada. Por oferecer soluções de TI escaláveis, flexíveis e seguras a partir da combinação recursos variados, tem sido vista como uma alternativa interessante, capaz de proporcionar aos negócios maior controle sobre seus dados e aplicativos, redução de custos e aumento da eficiência operacional.

Contudo, para que a nuvem híbrida seja adotada de maneira eficaz e proveitosa, é necessário, antes de mais nada, a definição de uma estratégia robusta.
Quer descobrir o que é a nuvem híbrida, quais os seus benefícios e como implementá-la da melhor maneira?
Então, está no lugar certo! Siga com a leitura e confira o artigo que nós, do CodeBlog, preparamos para você.

Por dentro da nuvem híbrida:

Como o próprio nome indica, a Hybrid Cloud, ou nuvem híbrida, é um modelo que combina características da nuvem pública e privada em um mesmo ambiente.

Como resultado, surge uma solução atrativa, com excelente custo benefício, capaz de proporcionar a economia e a robustez da Public Cloud e, ao mesmo tempo, oferecer a segurança e a flexibilidade da Private Cloud.

Geralmente, as organizações que utilizam a nuvem híbrida possuem uma nuvem privada para armazenar informações estratégicas e confidenciais (que demandam maior proteção) e uma nuvem pública para executar tarefas e aplicações mais básicas.

Assim, é possível garantir mais flexibilidade aos processos e otimizar o trabalho como um todo, aumentando, consideravelmente, a produtividade dos colaboradores e voluntários, graças à migração dinâmica da carga de trabalho entre as nuvens, realizada de acordo com as demandas e as necessidades de cada entidade.

A flexibilidade, segurança, mobilidade e redução de custos fazem da nuvem híbrida uma alternativa assertiva para PMEs e Startups, modelos de negócios que, frequentemente, enfrentam desafios relacionados à escassez de recursos e precisam fazer “mais com menos”, mantendo a qualidade e inovação dos serviços prestados.

Benefícios da nuvem híbrida para os negócios:

Segurança

Enquanto os servidores físicos são suscetíveis a problemas de rede, falhas de hardware e desastres ambientais, o armazenamento em nuvem oferece total segurança e proteção aos dados dos clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores.
Afinal, além de aplicar serviços de criptografia, a solução ainda é integrada a firewalls e outras medidas que auxiliam na proteção contra ataques externos, proporcionando um tráfego constantemente filtrado e monitorado.

Acesso simples

Para armazenar, visualizar ou editar qualquer dado ou informação na nuvem, basta ter um dispositivo conectado à internet com acesso autorizado.
Essa facilidade contribui para o modelo de trabalho híbrido ou remoto, permitindo que os funcionários mantenham as suas atividades mesmo longe da estrutura física empresarial.

Redução de custos

Se por um lado, uma estrutura física de TI envolve vários tipos de investimentos com servidores, equipamentos, capital humano, manutenções e atualizações, por outro, o cloud computing, além de dispensar a infraestrutura física, ainda é totalmente customizável.
Em outras palavras, é possível adequar e personalizar a capacidade de armazenamento para que ela se adapte à necessidade de cada negócio.

Flexibilidade

Com a nuvem híbrida, os negócios podem experimentar a flexibilidade e a escalabilidade das nuvens públicas para suprir os picos de demanda e, ao mesmo tempo, manter a sua estrutura local para cargas de trabalho mais críticas.

Com isso, fica mais fácil gerenciar os recursos de TI de maneira assertiva e econômica. Afinal, não são necessários muitos investimentos em estrutura física para que as operações ocorram com fluidez.

Agilidade

Para que um negócio desenvolva soluções como produtos ou serviços de maneira eficaz, contar com agilidade e a disponibilidade é indispensável. Para isso, a nuvem oferece recursos flexíveis e escaláveis, que garantem o dinamismo exigido pelo mercado.
Além disso, com o cloud computing, todas as informações solicitadas são disponibilizadas de maneira imediata, sem a necessidade de esperar pela instalação de hardwares ou atualizações.
Outra vantagem relevante é que a nuvem híbrida permite que as empresas movam suas cargas de trabalho entre as nuvens públicas ou privadas com total eficiência. Assim, fica muito mais fácil se adaptar às mudanças do mercado, manter a competitividade e abraçar as oportunidades de crescimento.

Como definir uma estratégia robusta para a nuvem híbrida?

Agora que você já sabe todas as vantagens da nuvem híbrida, chega o momento de descobrir como implementar a solução de forma efetiva.
Antes de mais nada, é necessário avaliar todas as características apresentadas pelo modelo e, então, avaliar se a solução realmente atende às necessidades e aos objetivos específicos do seu negócio.
Se a resposta for “sim!”, confira abaixo algumas dicas que preparamos para garantir o sucesso na adoção da nuvem híbrida!

Faça um planejamento e uma análise de requisitos:

Antes de redefinir a sua estratégia para a nuvem híbrida, faça um estudo do seu negócio e analise todos os requisitos, bem como as necessidades de conformidade e desempenho.
Assim, fica mais fácil identificar os recursos e a infraestrutura mais apropriada para a implementação.

Selecione os parceiros e provedores:

Busque por parceiros e provedores confiáveis, que ofereçam soluções de nuvem híbrida reconhecidas, personalizáveis e de acordo com as suas demandas de segurança, como a AWS Cloud, desenvolvida para Amazon Web Services e comercializada pela CodeBit.

Os serviços de nuvem híbrida da AWS oferecem uma experiência consistente, que abrange um amplo conjunto de serviços de computação, redes, armazenamento, segurança, identidade, integração de dados, gerenciamento, monitoramento e serviços de operações, para construir arquiteturas híbridas que atendam às necessidades específicas e casos de uso.

Conte com políticas de segurança:

Estabeleça políticas de segurança e governanças claras para administrar e garantir a proteção dos dados e aplicativos armazenados no ambiente da nuvem híbrida.

Monitoramento:

Adote uma política de monitoramento contínuo para assegurar a manutenção da segurança, desempenho e conformidade em toda a infraestrutura da cloud híbrida.
Também é fundamental avaliar regularmente a eficácia das soluções adotadas e identificar quando alguns ajustes serão necessários para efetivar a otimização dos processos e a redução de custos operacionais.

Capacitação:

Por fim, mas não menos importante, estabeleça um período de treinamento e adaptação, para que todo o time possa se acostumar com a tecnologia, dominar as práticas de uso, reduzir a sensação de resistência e ficar devidamente preparado para gerenciar, monitorar e resguardar o ambiente de nuvem híbrida.
Também é fundamental fortalecer a cultura organizacional como um todo, para que a equipe compreenda, de maneira geral, a importância da inovação e da digitalização dos processos, tanto para a melhoria da produtividade, quanto para a redução das falhas.
Uma boa maneira de colocar essa dica em prática é realizar reuniões focadas nos recursos e benefícios da nuvem híbrida e incentivar o uso da tecnologia no cotidiano dos colaboradores.

Quer descobrir na prática tudo o que a nuvem híbrida pode fazer pela sua empresa e como implementar a solução de maneira segura e otimizada?

Então clique aqui e converse com o time de especialistas da CodeBit - uma das poucas empresas brasileiras parceiras Advanced da AWS - Amazon Web Services: a nuvem mais segura e utilizada no mundo.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!