As arquiteturas serverless estão redefinindo o desenvolvimento e a gestão de aplicações. Mais do que um avanço, esse tipo de arquitetura desafia estratégias de monitoramento e observabilidade, afinal, manter a estabilidade de soluções exige um olhar atento e meticuloso sobre os indicadores vitais das aplicações.
Entretanto, embora o modelo serveless ofereça inúmeras vantagens competitivas, não podemos esquecer que ele também envolve alguns desafios, como, por exemplo, o monitoramento constante, para garantir que as aplicações funcionem de maneira eficiente, segura e econômica.
A boa notícia é que a AWS, também oferece serviços de monitoramento serveless, que podem auxiliar a sua organização.
Quer saber quais são as melhores práticas e ferramentas oferecidas pela AWS para monitorar as suas aplicações, garantindo uma visão detalhada e informativa? Então, siga com a leitura!
O que o termo “Serveless” significa?
Como o próprio nome indica, serveless (ou, livre de servidor, em português) é um modelo de computação onde o próprio provedor cloud gerencia, de maneira automática, a alocação, provisionamento, manutenção e escala dos recursos.
Muito vantajoso para os negócios, dentro dessa estrutura os desenvolvedores precisam apenas empacotar o código em containers para fazer a implementação.
Além disso, pagam apenas pelo tempo de execução do código, dispensando a necessidade de provisionar e gerenciar os servidores constantemente.
Como funciona o monitoramento serveless?
Na prática, as soluções de monitoramento serverless integram dados e informações de toda a estrutura da aplicação, fornecendo estatísticas detalhadas sobre o uso dos recursos para gerar logs e métricas.
Essas soluções permitem que gestores e desenvolvedores visualizem as atividades das funções serverless, acompanhem o uso das funcionalidades e configurem alertas automatizados para obter insights críticos.
Por meio dos dashboards de monitoramento, é possível eliminar pontos cegos, garantir a visibilidade completa da aplicação e evitar áreas não monitoradas que possam ocultar problemas.
Outra vantagem é que esses dashboards possibilitam a mensuração da integridade das funções, avaliando a performance e identificando falhas e comportamentos anômalos.
A utilização de memória também é monitorada de perto, permitindo o acompanhamento do consumo para garantir que as funções operem dentro dos limites alocados, evitando impactos negativos na performance e disponibilidade da aplicação.
Com essas ferramentas, é possível identificar gargalos, realizar ajustes e otimizações constantes para melhorar a eficiência e o desempenho geral da arquitetura serverless.
Por que é importante monitorar arquiteturas serveless?
Nas arquiteturas serveless, o monitoramento é indispensável. Isso porque, além de permitir a detecção precoce de problemas capazes de impactar a performance e a disponibilidade da aplicação, a prática também detecta questões como tempo de resposta elevado, falhas de execução e consumo excessivo de recursos.
Outra vantagem é que o monitoramento contribui efetivamente para a redução de custos. Considerando que as arquiteturas servless cobram com base na utilização de recursos, é fato que uma aplicação mal configurada ou ineficiente pode gerar gastos desnecessários.
Para evitar desperdícios de tempo e recursos, as ferramentas de monitoramento auxiliam na identificação de oportunidades para otimização do desempenho, ajudando a viabilizar uma operação mais econômica e eficaz.
Por fim, mas não menos importante, o monitoramento é fundamental para a segurança. Afinal, ao monitorar métricas e logs, é possível observar, com mais agilidade, atividades suspeitas ou incomuns, garantindo a proteção redobrada contra ameaças potenciais.
Amazon CloudWatch: O melhor aliado para observar aplicações na AWS
O Amazon CloudWatch é um serviço completo de monitoramento que fornece dados e insights sobre a performance de aplicações e recursos na AWS.
Uma ferramenta de coleta de dados em tempo real, de ampla variedade de fontes, que garante aos gestores de TI, uma visão abrangente e detalhada da saúde operacional de toda a infraestrutura.
Confira abaixo as principais funcionalidades do Amazon CloudWatch:
Visibilidade e Monitoramento:
O CloudWatch monitora aplicações, responde às mudanças de desempenho, otimiza o uso de recursos e fornece insights valiosos sobre a integridade operacional.
Além disso, coleta dados de todos os recursos da AWS e oferece uma visão consolidada do desempenho de todo o sistema.
Com ele, os usuários podem definir alarmes e experimentar as ações automatizadas para obter uma visão unificada da integridade operacional.
Coleta e Análise de Dados
O CloudWatch facilita a coleta, acesso e análise de dados de recursos e aplicações. Ao utilizar as suas ferramentas de visualização, os gestores podem analisar métricas e logs para identificar tanto tendências quanto problemas.
Assim, fica muito mais fácil garantir uma tomada de decisões informada e implementar melhorias contínuas.
Automação e Otimização de Performance
Com o CloudWatch, os gestores podem configurar alarmes e ações automatizadas que são ativadas quando determinados limites são alcançados.
Esta automação melhora a eficiência operacional e garante que as aplicações mantenham um excelente desempenho, minimizando o tempo de inatividade, antecipando e evitando problemas, antes que eles se tornem críticos.
Integração e Escalabilidade
O CloudWatch se integra facilmente com mais de 70 serviços da AWS, proporcionando um monitoramento simplificado e uma escalabilidade eficiente.
Essa integração permite que os usuários gerenciem todos os seus recursos a partir de uma única plataforma, facilitando a supervisão e o controle de toda a infraestrutura.
Principais Benefícios do Amazon CloudWatch
Observabilidade de Ponta a Ponta
O CloudWatch oferece uma observabilidade completa, permitindo que os gestores visualizem e analisem seus dados em tempo real.
Na prática, a solução facilita a identificação e resolução rápida de problemas, garantindo que as aplicações funcionem de maneira muito mais eficiente.
Ferramentas de Visualização
Com o CloudWatch, os usuários têm acesso a ferramentas avançadas de visualização que facilitam a análise de dados.
Os painéis personalizáveis permitem que os gestores criem visualizações detalhadas das métricas e logs, oferecendo insights valiosos que podem ser utilizados para otimizar a performance das aplicações.
Automação
A capacidade de configurar alarmes e ações automatizadas é um dos grandes diferenciais do CloudWatch.
Com essa funcionalidade, os gestores podem automatizar respostas a problemas de desempenho, reduzindo a necessidade de intervenção manual e garantindo que as aplicações mantenham um alto nível de disponibilidade e performance.
Integração Rápida e Fácil
O CloudWatch se integra de maneira simples e rápida com outros serviços da AWS. Essa integração simplificada permite que os usuários monitorem e gerenciem todos os seus recursos com eficiência.
Como resultado, é possível observar uma melhora significativa na visibilidade e no controle de toda a infraestrutura.
Mais do que um aliado para manter o controle da infraestrutura, o Amazon CloudWatch auxilia os negócios a maximizarem a sua eficiência operacional, otimizar o desempenho das aplicações e assegurar uma experiência positiva para a sua equipe, que é diretamente refletida na qualidade dos produtos e serviços oferecidos aos clientes.
Se você quer saber mais e descobrir como experimentar todos esses benefícios da AWS, clique aqui, e fale agora com um dos especialistas da CodeBit.
Até o próximo post!



