/// Computação em Nuvem

Futuro do trabalho e cloud computing

O Impacto Transformador da Computação em Nuvem nas Empresas Modernas

Data de Publicação: 07/02/2024

Ainda no século XVIII, a Revolução Industrial evidenciou a tamanha contribuição da automatização para a produtividade.
De lá para cá, muita coisa mudou, principalmente com a chegada da internet, que revolucionou os processos corporativos com planilhas, gestão de dados, sistemas de pontos, e-mails, softwares de reuniões on-line e muito mais.
Atualmente, existem inúmeras ferramentas para otimizar o trabalho e permitir que as tarefas sejam cumpridas, mesmo quando os colaboradores não se encontram simultaneamente presentes em um ambiente, como, por exemplo, a computação em nuvem, que chegou, não só para ficar, mas também para descomplicar, transformar e moldar uma grande parcela de tudo o que esperamos para o futuro do trabalho.

Quer saber como essa tecnologia promete protagonizar (ainda mais) o cenário profissional nos próximos anos? Então, siga com a leitura e confira o artigo que nós, da equipe do CodeBlog, preparamos para você.

Flexibilidade e mobilidade

Existem duas palavras-chaves capazes de definir o futuro do trabalho: flexibilidade e mobilidade. Coincidentemente, ou não, essas também são as maiores características da computação em nuvem.
Na prática, a ferramenta permite que as empresas personalizem espaços e funcionalidades de forma descomplicada, otimizando processos e acompanhando as mudanças e tendências do mercado.

Trabalho remoto

Futuro do trabalho e trabalho remoto, atualmente, são indissociáveis. Se durante o período pandêmico essa foi a única maneira de manter as operações corporativas e a saúde física dos trabalhadores, agora, o que era uma “alternativa temporária'' se mostrou um modelo de trabalho eficaz, capaz de ajudar tanto na motivação dos colaboradores quanto no nível de sustentabilidade das organizações.
Contudo, para garantir que a produtividade e a eficiência da equipe não sejam prejudicadas, é fundamental promover um acesso remoto eficaz, capaz de permitir que os membros continuem trabalhando em qualquer momento, sem barreiras ou restrições físicas.
Com a nuvem, os colaboradores podem acessar arquivos, sistemas e plataformas, mesmo fora do ambiente corporativo, bastando apenas uma conexão on-line.
Essa acessibilidade abre portas para um novo patamar de flexibilidade e produtividade.

Eficiência operacional

O mercado ainda sente os efeitos dos desafios econômicos provocados pela pandemia, e a única forma de superá-los é por meio da eficiência operacional, uma pauta que é prioridade no presente e, muito provavelmente, irá manter a sua relevância no futuro.
A boa notícia é que, com a nuvem, fica muito mais fácil garantir operações mais eficientes, automatizadas e assertivas.
Afinal, a tecnologia, além de automatizar tarefas burocráticas e repetitivas, ainda gerencia os recursos de forma inteligente.
Com isso, os times ganham mais liberdade para focar em estratégias de marketing ou ações inovadoras, enquanto as máquinas desempenham a maior parte das ações operacionais.

Escalabilidade

Por mais que a gente tente prever e, até mesmo, antecipar as tendências futuras, a verdade é que os próximos dias, meses e anos são… incertos. E a única maneira de lidar com situações imprevisíveis e momentos de incerteza é apostando na escalabilidade - uma das maiores vantagens oferecidas pela nuvem.
Ao investir na gestão em nuvem, as empresas, dos mais diversos tamanhos, pagam apenas pelos recursos que utilizam.
Com isso, experimentam uma capacidade maior de elasticidade e caminham, com passos largos, rumo ao crescimento contínuo e sustentável.

Segurança

Desde agosto de 2020, período em que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) entrou oficialmente em vigor, os empreendedores brasileiros passaram, obrigatoriamente, a se preocupar com a proteção dos dados pessoais dos usuários.
Isso porque, a indústria ilegal de venda de dados, incluindo os sensíveis, têm crescido exponencialmente e escancarado a urgência da segurança da informação deixar de ser vista como um custo e passar a ser considerada um investimento.
Vale destacar que as empresas podem enfrentar prejuízos gigantescos caso os dados sensíveis de consumidores, fornecedores, colaboradores ou parceiros sejam acessados por pessoas mal intencionadas.
Para prevenir invasões e manter a proteção do ambiente digital, investir no cloud computing é uma alternativa interessante. Afinal, com essa solução, a segurança é intensificada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança organizadas em camadas.
Além disso, ao migrar para a nuvem, a vigilância e o monitoramento dos dados são encargos dos provedores de serviços, que contam com equipes especializadas em segurança cibernética para proteger os usuários contra ameaças virtuais.

Sustentabilidade

Se o futuro é verde, a inovação também deve ser!
Por não exigir a utilização de muitos equipamentos próprios, o cloud computing também promove mais sustentabilidade às empresas, que experimentam economia de espaço físico, energia, menos necessidade de sistemas de refrigeração, redução na emissão de dióxido de carbono, redução do uso de papel e muito mais.
A partir do momento em que os grandes servidores ficam centralizados e utilizam as melhores tecnologias disponíveis no mercado, é possível otimizar o consumo de recursos e, consequentemente, minimizar os impactos causados no planeta.

E a sua empresa, já está preparada para o futuro do trabalho e para colher os frutos de todos esses benefícios?

Se você quer descobrir como a computação em nuvem pode ajudar na decolagem do seu negócio, clique aqui, acesse o site da CodeBit, conheça nossos serviços, nosso time de especialistas e descubra as soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos