Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

Nuvem no setor público: o caminho para a transformação digital

Grande parte das entidades ainda enfrenta desafios na aplicação dessas tecnologias, especialmente, em relação à nuvem.

Postado em 30/01/2023

Nos últimos anos, ficou nítido o quanto os órgãos do setor público têm buscado formas de digitalizar os seus serviços para torná-los mais acessíveis aos usuários e promover a transformação digital.
Atualmente, há vários serviços on-line disponíveis que proporcionam uma série de facilidades ao público, como emissão de documentos, agendamentos de consultas médicas, análise da situação fiscal, pagamento de impostos e diversas outras possibilidades que, até pouco tempo, eram inimagináveis.

Mas, ainda assim, existe um longo caminho a percorrer.
Recentemente, vários especialistas em tecnologia evidenciaram a importância do setor público migrar para a computação em nuvem. Porém, será que você sabe por que essa solução ainda não é uma realidade na maioria das instituições?

Siga a leitura e confira o artigo que a equipe do Codeblog preparou para você.

Os desafios para a implementação da computação em nuvem no setor público

Por mais que inúmeras organizações governamentais venham adotando medidas voltadas à transformação digital, grande parte das entidades ainda enfrenta desafios na aplicação dessas tecnologias, especialmente, em relação à nuvem.
O primeiro deles é que, muitos governos não contam, sequer, com uma estratégia digital. Diante deste fato, estabelecer metas e traçar caminhos para atingir os objetivos é primordial para saber onde chegar e, principalmente, como chegar.
Para isso, é necessário analisar as necessidades, o orçamento, a demanda da sociedade e então, elaborar um esquema viável para a migração da tecnologia digital.


Outro empecilho é que, para aplicar essa tecnologia e superar o problema de déficit de produtividade, é fundamental que todas as partes interessadas colaborem ativamente no gerenciamento das operações. Contudo, para que isso ocorra, é necessário promover treinamentos e capacitações para certificar a plena educação dos líderes, dos ministérios, dos departamentos etc a respeito da solução. Além da resistência à tecnologia, muito comum nas equipes, muitos órgãos não contam com recursos para garantir essas capacitações.

Por último, mas não menos preocupante, é preciso destacar que as organizações do setor público têm uma base de clientes muito mais ampla e diversificada em comparação com as organizações que atendem ao setor privado. Afinal, elas atendem empresas, cidadãos e inúmeros departamentos. Ou seja, as operações das entidades públicas integram articulações complexas entre as diferentes organizações governamentais, o que torna os processos muito mais burocráticos, bem como a implementação de mudanças.

A boa notícia é que todas essas barreiras podem ser quebradas com boas doses de liderança, conhecimento e organização financeira.

Benefícios econômicos da computação em nuvem para o setor público

Agora que você já conhece os maiores desafios da adoção dessa tecnologia, é chegada a hora de ficar por dentro dos benefícios da implementação da computação em nuvem, uma solução capaz de contribuir para a produtividade, competitividade e visibilidade das instituições:

1. Redução de custos

Ao migrar para a computação em nuvem, as organizações governamentais percebem, rapidamente, o aumento da eficiência e a redução de custos nas operações. Isso porque, além de não exigir a compra de hardwares e não demandar custos elevados de manutenção, (visto que todas as atualizações são realizadas automaticamente pela equipe provedora do serviço), os encargos da tecnologia são baseados em requisitos operacionais e proporcionam total escalabilidade. Dessa forma, a solução é incorporada em total acordo com as necessidades da equipe e pode ser totalmente ajustada conforme a demanda por serviços.

2. Recursos de segurança

Adotar a tecnologia em nuvem é também uma excelente maneira de otimizar os recursos de recuperação de desastres e garantir um ambiente mais seguro.
Afinal, na computação em nuvem, a segurança é intensificada pelo uso de firewalls, grupos e zonas de segurança que são organizadas em camadas. Além disso, a vigilância e o monitoramento dos dados se tornam encargos dos fornecedores de cloud computing. Os melhores servidores de nuvem, como o AWS, da Amazon, fornecido pela Codebit, disponibilizam uma série de recursos para manter os centros de dados livres de vulnerabilidades, aplicam metodologias internacionalmente reconhecidas para evitar o violamento de informações e concentram profissionais altamente capacitados para lidar com essas questões.

3. Mais agilidade nas mudanças tecnológicas

Quando uma instituição pública que tem servidores armazenados em um data center próprio e geridos por uma equipe de TI decide fazer uma mudança (seja ela física ou on-line), sabe que esse processo será extremamente complexo, demandará muito tempo e, além disso, estará suscetível a falhas.
Por outro lado, qualquer mudança, quando realizada na nuvem, é feita com muito mais rapidez, praticidade e eficiência, já que os técnicos dos provedores de serviços podem realizar as configurações remotamente e garantir que as atualizações passem a funcionar em pouco tempo.

Conclusão

É notável o quanto as vantagens da adoção da tecnologia em nuvem para o setor público superam os desafios encontrados no caminho. Levando em conta que é responsabilidade das instituições governamentais prezar pela saúde, educação e apoio ao cidadão, certamente, promover a migração para essa tecnologia é uma maneira assertiva de aliviar os esforços operacionais e fornecer à população serviços mais rápidos e integrados.

Se você quer entender como a computação em nuvem pode ser uma grande aliada do dia a dia da sua instituição, clique aqui, acesse o site da Codebit, conheça nossos serviços, nosso time de especialistas e descubra as soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!