Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

Nuvem privada: como garantir a eficiência?

A nuvem privada é caracterizada, principalmente, por seu nível reforçado de segurança, capaz de aumentar a confiabilidade de todo o sistema.

Postado em 05/04/2024

Nuvem privada: como garantir a eficiência?

Ideal para atender as necessidades de um negócio, a nuvem privada, também conhecida como Private Cloud, apresenta recursos, arquitetura e manutenção totalmente personalizáveis.
Nesse formato, todos os hardwares e softwares são mantidos em uma rede privada e direcionados, integralmente, às demandas e às necessidades da empresa contratante.
Essas características tornam a solução mais customizável e adequada para garantir o controle, a organização e a automação de um negócio.
Além disso, nesse formato, a infraestrutura conta com total suporte e acompanhamento, para reduzir possíveis problemas relacionados à segurança.

Mas, para garantir a eficiência da solução, é preciso atentar-se a alguns fatores.
No blogpost de hoje, nós, da CodeBit, falamos um pouco mais sobre cada um deles. Siga com a leitura e confira.

Nuvem privada: um panorama entre benefícios e desafios

Benefícios da nuvem privada

A nuvem privada é caracterizada, principalmente, por seu nível reforçado de segurança, capaz de aumentar, significativamente, a confiabilidade de todo o sistema.
Por outro lado, a sua flexibilidade permite adaptação ao formato de trabalho da organização, garantindo controle total sobre os servidores e seus recursos internos. Além disso, a nuvem privada permite a alocação de recursos para manutenção ou expansão do ambiente cloud, contando com suporte exclusivo para identificação e correção de falhas.

Desafios da nuvem privada:

Um dos maiores desafios da nuvem privada é, realmente, integrar os diversos sistemas e apps com eficácia. Isso ocorre por conta das próprias estruturas de TI das organizações que, muitas vezes, são complexas e envolvem aplicativos legados, sistemas on-premise e softwares de terceiros - o que requer uma integração assertiva, para evitar conflitos relacionados à interoperabilidade ou ineficiência operacional.
Além disso, a segurança é outro fator preocupante, isso porque, por mais que a nuvem privada ofereça total controle, é essencial adotar estratégias para proteger o ambiente contra ameaças internas e evitar a violação de dados. Portanto, vale a pena investir em práticas como criptografia, gerenciamento de identidade e monitoramento constante.
Por fim, a escalabilidade, por mais interessante que pareça, também pode se tornar desafiadora, tendo-se em vista que, em alguns casos, alocar recursos em excesso pode provocar custos desnecessários.
Por outro lado, recursos insuficientes podem afetar o desempenho de todo o sistema.
Nesse contexto, o mais indicado é identificar como equilibrar a demanda para assegurar a gestão eficiente dos custos e funcionalidades da nuvem privada.

Nuvem privada: como garantir a eficiência

Para aproveitar todos os benefícios, superar os desafios citados acima e garantir total eficiência da nuvem privada, é fundamental adotar uma abordagem estratégica, em conjunto com um mindset prudente e cuidadoso.
A seguir, listamos os principais pontos que devem ser levados em conta.

1. Planejamento:

O planejamento é a base para a implementação assertiva da nuvem privada. Por isso, antes de iniciar a migração das cargas de trabalho para o ambiente cloud, é necessário avaliar todas as demandas e necessidades da organização (atual e futuras).
Isso abrange, por exemplo, o dimensionamento adequado de recursos, a identificação dos sistemas e aplicativos que precisam ser migrados, o estabelecimento de metas objetivas de desempenho e disponibilidade, e a adoção de estratégias de segurança, para preservar o sistema de incidentes ou eventos catastróficos.

2. Automação:

Na nuvem privada, a automação ocorre por meio de ferramentas e processos que permitem a execução de tarefas de forma programada, sem intervenção manual.
Na prática, ao automatizar os recursos, uma equipe ganha muito mais eficiência e produtividade. Afinal, ao automatizar tarefas e processos repetitivos, como balanceamento de carga e escalonamento, os profissionais de TI conseguem se concentrar em atividades mais estratégicas.
Outro ponto positivo é que a automação reduz a necessidade de intervenção manual, reduzindo falhas e aumentando a eficiência operacional.
Além disso, o desligamento automático dos recursos em períodos ociosos também auxilia na otimização do uso e, consequentemente, na redução de custos.

3. Treinamento:

Levando em conta que a tecnologia em nuvem é utilizada, principalmente, pelos colaboradores de um negócio, é fundamental que eles sejam previamente capacitados para que possam dominar o uso da ferramenta e conhecerem todas funcionalidades e possibilidades que ela oferece.
Por isso, o mais indicado é estabelecer um período de treinamento e adaptação, para que todo o time possa se acostumar com a tecnologia, reduzindo a sensação de resistência.
Mas, não para por aí. Também é fundamental a transformação da cultura organizacional como um todo, para que a equipe compreenda, de maneira geral, a importância da inovação e da digitalização dos processos, tanto para a melhoria da produtividade, quanto para a redução das falhas.
Uma boa maneira de colocar essa dica em prática é realizar reuniões focadas nos recursos e nos benefícios do ambiente cloud e incentivar o uso da tecnologia no cotidiano pessoal dos colaboradores.

4. Suporte especializado

Por fim, mas não menos importante, contar com suporte e monitoramento especializados dos provedores de serviços de nuvem privada é indispensável para garantir a eficiência dos sistemas e, para isso, você pode contar com a CodeBit!
Com o nosso time de especialistas, você aproveita todas as vantagens da nuvem mais completa do mercado e ainda conta com suporte nos processos de migração, auxílio em treinamentos e aplicação do AWS Management and Governance, solução que apresenta serviços gerenciados para controlar, escalar e operar ambientes de nuvem de forma acessível.

Todo esse processo é desenvolvido com total respeito ao histórico de investimento em TI de cada organização, para atender prontamente às demandas atuais do mercado, em conformidade com o orçamento programado.

Clique aqui, acesse o site da CodeBit e veja como é fácil migrar para a nuvem AWS agora mesmo!

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!