Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

On Premises Vs Cloud: quais são as maiores diferenças?

Se você também têm dúvidas sobre as formas de aplicação dos ambientes Cloud e On-premises e ainda não sabe quais as principais diferenças entre eles, siga com a leitura.

Postado em 21/04/2023

A digitalização deixou de ser um diferencial e se tornou praticamente uma obrigação das empresas que desejam manter a sua competitividade. Afinal, a evolução dos recursos tecnológicos mudou a forma como as pessoas se comunicam, consomem produtos e, até mesmo, realizam negócios.
Nesse cenário, empresas e instituições dos mais variados tamanhos e segmentos têm buscado formas de adaptar seus processos para permanecerem relevantes diante dessa realidade.
Para isso, existem inúmeras soluções disponíveis no mercado e a missão das empresas é justamente encontrar a que mais se encaixa no dia a dia da instituição para ajudar a reduzir custos e aumentar a eficiência.
A recente transformação proporcionada pela Cloud Computing fez com que muitos negócios direcionassem o foco dos modelos de entrega local para a nuvem, mas, ainda assim, muitas empresas preferem manter uma infraestrutura de armazenamento On-premise. Praticamente, a dúvida é sempre a mesma: “qual solução pode funcionar melhor para o meu empreendimento?”.

Se você também têm dúvidas sobre as formas de aplicação dos ambientes Cloud e On-premises e ainda não sabe quais as principais diferenças entre eles, siga com a leitura e confira o post que a equipe do CodeBlog preparou para você.

On-premise versus Cloud computing

On-premise: definição

Algumas empresas, principalmente as que atuam em setores altamente regulamentados, desejam manter seus dados e informações “dentro de casa”, para isso, alocam os arquivos em servidores internos, nos modelos On-premise.
Entretanto, por mais que esse ambiente pareça mais seguro, a verdade é que os custos relacionados ao gerenciamento e manutenção da estrutura são exponencialmente maiores em relação à nuvem.
Afinal, uma configuração local demanda hardware de servidor interno, licenças de software e mão de obra para oferecer o suporte necessário e gerenciar possíveis conflitos gerados por instabilidades. Isso, sem considerar as frequentes manutenções que a equipe de TI deve realizar quando algum equipamento quebra ou começa a apresentar falhas.

Cloud computing: definição

Ao contrário dos modelos comuns, a nuvem integra uma série de servidores que representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados e permitem total elasticidade em todos os recursos fornecidos.
Dessa forma, é possível alocar os recursos dos servidores interligados para sua utilização e personalizar a capacidade de processamento de acordo com a demanda, com a segurança adequada e sem a necessidade de instalações ou manutenções frequentes.
Além disso, a nuvem é altamente disponível e permite que os seus usuários acessem informações e se conectem com clientes ou fornecedores em qualquer lugar do mundo, com o mínimo de esforço.
Outras vantagens são os backups frequentes que garantem a disponibilidade dos dados, mesmo em situações adversas, e ainda o provisionamento quase instantâneo que assegura que qualquer novo software integrado ao ambiente esteja pronto para uso quase imediatamente após a conclusão da assinatura.

On-premise X Cloud computing: as maiores diferenças

Implementação

Em geral, a implementação da nuvem é muito simples. Basta acessar o sistema por meio de um site ou plataforma do fornecedor. Finalizado o processo de cadastro, é necessário apenas um simples login para acessar todas as funcionalidades da ferramenta. Contudo, o ambiente requer o abastecimento do sistema com as informações da empresa, além de possíveis personalizações, que variam de acordo com cada negócio.
Por outro lado, o sistema On-premise demanda uma instalação física de servidores, programas e computadores da organização, por isso, requer um suporte maior da estrutura de TI.
Além disso, o processo de implantação On-premise é mais demorado e trabalhoso. Demanda um tempo maior para configurar todo o sistema e incluir os módulos nos equipamentos. Em contrapartida, proporciona maior possibilidade de personalização.

Valores e formas de pagamento

Como o ambiente em Cloud não integra um programa ou software fixo, mas somente o acesso ao provedor, ele oferece meios de pagamentos mais flexíveis e escaláveis. O serviço pode ser pago por meio de pacotes mensais, trimestrais e anuais, dependendo do formato de assinatura escolhido.
Já o ambiente On-premise pode ter um investimento inicial mais alto, justamente pelos requisitos e processos de implantação complexos. Além disso, também pode ser necessário adquirir novas máquinas, equipamentos e licenças de sistemas para garantir a execução das operações e manutenções dos hardwares.

Acessibilidade

Como mencionado anteriormente, o ambiente Cloud pode ser acessado em qualquer local e a qualquer momento, basta ter em mãos as credenciais para o acesso e um dispositivo conectado à internet.
Já no caso do On-premise, o acesso é definido de acordo com as preferências do proprietário, já que a estrutura é integrada à empresa sob controle do TI.

Capacidade

No Cloud Computing, a capacidade de armazenamento é quase ilimitada. Vai depender da necessidade e do que o cliente contratar. De outra forma, as instalações On-premise vão trabalhar de acordo com a capacidade de armazenamento definida na hora da montagem de estrutura de TI.

Como escolher o melhor ambiente para o seu negócio?

Não existe uma fórmula mágica para escolher a melhor alternativa. Afinal, elas variam de acordo com o tamanho do negócio, a rotina de operações e as possibilidades de adoção de novas tecnologias. Entretanto, é inegável que a capacidade de escalabilidade, agilidade e disponibilidade do Cloud computing tem atraído inúmeros empreendimentos que buscam por ferramentas flexíveis e automatizadas.

Como a CodeBit pode ajudar o seu negócio com o ambiente Cloud?

Agora que você já sabe quais são as principais diferenças entre os ambientes On-premises e Cloud, vale analisar a estrutura do seu negócio, observar as suas necessidades, para avaliar a melhor opção.
Depois disso, procure fornecedores que compreendam as suas demandas e atendam aos seus requisitos. Nós, da CodeBit, oferecemos juntos com a AWS (Amazon Web Services) diversas soluções que garantem o suporte que a sua empresa precisa durante toda a jornada, desde a compreensão do nível de maturidade tecnológica até a implementação de ambientes Cloud com alta eficiência e baixo custo operacional.

Quer saber mais? Acesse o site da CodeBit e confira todos os serviços disponíveis.

Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no CodeBlog e acompanhe todas as notícias e atualizações sobre o universo tecnológico.

Um grande abraço e até o próximo post.