Codebit - Programando Soluções

Computação em Nuvem

Computação em nuvem: entenda o que é e como funciona a AWS

Saiba mais sobre a computação em nuvem e entenda todas as soluções proporcionadas pela AWS.

Postado em 20/07/2022

Nome do Autor

A computação em nuvem chegou para facilitar os processos digitais e garantir mais segurança às pessoas e às organizações.

Não é por acaso que essa solução vem se tornando cada vez mais popular nos últimos anos, isso porque, ela permite o armazenamento de sites e dados no meio digital sem que os usuários desembolsem altas quantias para adquirir servidores e equipamentos locais.

Em poucas palavras, essa tecnologia opera como uma espécie de “memória online”. Para tal, as companhias pagam um valor mensal ou anual para hospedar os seus sistemas.

Hoje em dia, esse serviço é ofertado por gigantes tecnológicas, como a Amazon Web Services (AWS), sendo que, a plataforma da empresa norte-americana tornou- se líder de mercado por conta do oferecimento de mais de 200 serviços de data centers em diversas localidades.

Entre os seus clientes estão instituições públicas e privadas, além de órgãos governamentais, que apostam na sua extensa gama de funcionalidades para descomplicar suas operações.

Se você quer saber mais sobre a computação em nuvem e entender todas as soluções proporcionadas pela AWS, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

AWS: como funciona o serviço da Amazon?

Para fornecer o serviço aos usuários, a Amazon concentra instalações físicas da empresa e equipamentos tecnológicos em diversos locais ao redor do mundo.

Dentro da solução, a empresa “aluga” uma parte da sua capacidade de processos dados e permite que seus clientes mantenham seus negócios apenas no meio digital.

A empresa está em constante desenvolvimento e inovação, por isso, de tempos em tempos, cria e disponibiliza novas funcionalidades para gestão e criação de sistemas dentro da AWS, como o próprio AWS Lambda, que possibilita a execução de códigos sem a necessidade de armazenar dados em seus servidores, tornando a plataforma mais rápida e dinâmica.

Outros serviços que merecem destaque é o chamado Amazon Aurora, que integra um avançado banco de dados comercial e o Amazon Private Cloud, que propicia o controle e a criação de ambientes virtuais.

Além disso, todos os usuários dispõem de um suporte avançado, disponível 24 horas por dia para tirar dúvidas e solucionar possíveis conflitos que podem surgir durante o uso.

 

Tipos de computação em nuvem AWS

A AWS apresenta três principais tipos de computação em nuvem. São eles: infraestrutura como serviço, plataforma como serviço e software como serviço.

Cada um deles oferece níveis distintos de controle, gerenciamento e flexibilidade, para que os clientes escolham o mais adequado para suprir as suas necessidades.

Saiba mais sobre eles nos próximos tópicos:

 

Infraestrutura como serviço (IaaS)

O IaaS apresenta os componentes básicos da nuvem e oferece acesso a recursos de redes, computadores, (virtuais ou em hardware dedicado) e espaço de armazenamento de dados.

Além disso, promove o mais alto nível de flexibilidade e controle de gerenciamento sobre os recursos de TI.

Este é o formato de computação mais parecido com os recursos existentes e conhecidos pelos desenvolvedores de TI.

 

Plataforma como serviço (PaaS)

Ao utilizar o PaaS, não é mais necessário o gerenciamento da infraestrutura subjacente (geralmente, hardware e sistemas operacionais). Assim, fica mais fácil manter o foco na implantação e no gerenciamento de aplicativos.

Esse recurso contribui para a promoção de uma equipe mais eficiente, visto que reduz as preocupações com aquisição de recursos, manutenções, correções ou qualquer outro tipo de trabalho genérico repetitivo que envolve a execução dos aplicativos.

 

Software como serviço (SaaS)

O SaaS é uma solução totalmente completa, executada e gerenciada pelo provedor de serviços.

Na maior parte dos casos, o recurso está relacionado aos aplicativos de usuários finais (como e-mail baseado na web). Ao migrar para o SaaS, não é mais necessário pensar sobre a manutenção do serviço ou o gerenciamento da infraestrutura subjacente.

 

Computação em nuvem: o que acontece em caso de instabilidade?

A ação dos hackers, em conjunto com as falhas e as instabilidades, são comuns na realidade conectada em que vivemos. Extremamente perigosas e inconvenientes, elas fazem com que serviços extremamente importantes fiquem indisponíveis e provocam prejuízos inestimáveis para pessoas e empresas.

Um exemplo disso foi o ataque ao Sistema do Ministério da Saúde, que excluiu os dados de vacinação de milhões de pessoas e impactou diretamente no funcionamento do aplicativo ConecteSUS. Os danos causados levaram semanas para que fossem recuperados, e inúmeras pessoas não conseguiram acessar o seu comprovante de vacinação pela plataforma.

Pouco tempo depois, os noticiários também relataram que os sistemas da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Federal do Paraná (IFPR) também foram alvos de hackers.

Esses casos chamam atenção para a necessidade de uma maior preocupação e maiores investimentos em cibersegurança por organizações e gestores públicos, visto que, muitas vezes, os invasores ultrapassam barreiras tidas como extremamente seguras.

No caso da AWS, que conta com grandes empresas e órgãos governamentais como clientes, a Amazon se responsabiliza pela total garantia da segurança dos seus servidores e reforça o oferecimento de um ambiente estável para que os usuários possam usufruir, com total proteção, de todas as funcionalidades oferecidas.

Quer saber mais sobre como funciona a AWS e ficar por dentro de todas as vantagens de adotar um serviço em nuvem para o seu negócio? O time de especialistas da CodeBit pode ajudá-lo (la)!

Acesse o site, confira todas as soluções disponíveis para atender à sua demanda e descubra na prática as soluções certeiras para otimizar os processos da sua empresa.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!