/// Segurança da Informação

Criptografia: Você sabe o que é?

Você já ouviu falar sobre criptografia? Será que você sabe quais são as suas aplicações e funcionalidades? Acesse e descubra!

Data de Publicação: 17/12/2021

Provavelmente, se você tem alguma familiaridade com a segurança de dados, já ouviu falar sobre criptografia. Mas, será que você sabe quais são as suas aplicações e funcionalidades?

Na maior parte das vezes, as pessoas relacionam criptografia com livros digitais.

Contudo, essa técnica já era utilizada pelo Império Romano para confundir os seus inimigos.

Entretanto, a maneira de criptografar naquela época era totalmente diferente da que conhecemos hoje, mas, o objetivo partia do mesmo princípio: manter mensagens em segurança.

Além disso, a criptografia também era muito presente nas guerras, como uma estratégia dos soldados para que os inimigos não pudessem ler as suas mensagens.

Atualmente, devido aos avanços tecnológicos, a criptografia está mais vinculada à segurança das informações na internet. Afinal, no universo digital, transmitir e acessar os arquivos de maneira segura é fundamental.

Siga com a leitura e saiba mais cobre a técnica no artigo que a equipe do Codeblog preparou para você.

 

O que é a criptografia de dados e para que serve?

O termo “criptografia” é a união de duas palavras de origem grega: “Kryptos” que significa “oculto” e “Gráphein” que significa “escrever”. Em resumo, o ato de criptografar consiste em um conjunto de técnicas que codificam uma informação, de modo que a apenas o emissor e o receptor possam compreender os dados.

Logicamente, com o passar dos anos, as práticas foram otimizadas para aumentar a segurança.

Na computação, os usuários utilizam as chamadas chaves criptográficas, que são um conjunto de bits, organizados em um algoritmo capaz de codificar e descodificar os dados.

Dessa forma, se o receptor da mensagem usar uma chave diferente do emissor, não conseguirá compreender a informação.

Cada chave criptográfica revela um número secreto, que altera um algoritmo de encriptação.

O processo ocorre basicamente como uma fechadura, que tem vários pinos e, cada um deles possui diversas posições possíveis. Assim, no momento em que a chave é inserida na fechadura, cada pino se move para uma direção específica e, se as posições vindas da chave não forem compatíveis umas com as outras, a porta não será aberta.

 

Quais as funções da criptografia?

Em resumo, a criptografia tem duas funções básicas. A primeira é impossibilitar que os dados armazenados e transmitidos sejam lidos por usuários sem autorização. A segunda é permitir que as informações sejam propagadas de forma preservada, a partir de um meio seguro, para manter a confidencialidade e integridade das informações.

 

Quais tipos de mensagens podem ser criptografadas?

Levando em conta que os computadores têm a capacidade de armazenar, processar e enviar as informações em bits (sigla proveniente das palavras dígito binário, ou “Binary Digit, que representa qualquer tipo de dado), qualquer tipo de informação pode passar pela criptografia. Entre as mais criptografadas estão, mensagens de e-mails, vídeos, áudios, arquivos salvos no computador, mensagens transmitidas por aplicativos móveis e repassadas por 4G ou Wi-Fi, etc.

 

A criptografia garante 100% a segurança dos dados?

Antes de mais nada, vale destacar que existe uma diferença entre criptografia e segurança. Por isso, nem sempre as informações criptografadas são totalmente seguras e protegê-las com essa técnica não impede possíveis ataques hackers. Ainda assim, é uma forma eficaz de impossibilitar que alguns usuários acessem determinados arquivos.

Enfim, gostou de saber mais sobre a criptografia? Esperamos que essas informações possam ter ampliado os seus conhecimentos sobre a técnica.

Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no blog da CodeBit e acompanhe diversos artigos sobre o universo tecnológico.

Um grande abraço e até o próximo post.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos