Presente no ecossistema corporativo, o termo CRM é teoricamente popular. Mas, na prática, muitos ainda não sabem como essa estratégia pode transformar a gestão de entidades privadas e do terceiro setor.
De fato, a tecnologia focada no cliente proporciona uma série de vantagens e auxilia na memorização e na fidelização do público-alvo.
Siga com a gente e descubra o que é e quais são os benefícios oferecidos pelo CRM no artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.
Afinal, o que é CRM?
A sigla indica “Customer Relationship Management”, ou, em português, “Gestão de relacionamento com o cliente”, e envolve um conjunto de estratégias com foco na obtenção de dados detalhados sobre os hábitos e preferências dos consumidores em potencial.
Pautado no gerenciamento de estratégias para otimizar o relacionamento com a marca, o CRM parte do princípio de que é muito mais eficaz reter um cliente que já conhece a sua empresa do que buscar e fidelizar um novo.
Por esse motivo, os maiores esforços de uma equipe devem ser direcionados aos padrões de qualidade no atendimento.
Aplicações do CRM
Visto que o CRM é uma estratégia de gestão, é nítido que a ferramenta é uma ótima aliada na orientação do planejamento e na definição dos processos de uma empresa.
Embora muitos empresários acreditem que o CRM é semelhante ao software de CRM, é importante destacar que as duas ferramentas são distintas.
Afinal, enquanto o CRM trata das estratégias de gestão e envolve diretrizes que auxiliam na tomada de decisão e no planejamento estratégico empresarial, o software de CRM integra uma plataforma, onde os dados necessários para colocar as estratégias em prática são coletados e armazenados.
De forma geral, as ferramentas CRM são aplicadas na viabilização, na automação e na segmentação das comunicações da empresa com o cliente, com foco na redução do número de atividades repetitivas da equipe, sem que haja a perda da identidade e da personalização.
Por que adotar?
É fato que as técnicas de gestão evoluíram nos últimos anos para acompanhar o comportamento do mercado e dos consumidores.
Por isso, apenas oferecer serviços de qualidade não é o bastante para obter destaque, afinal, a competitividade é uma realidade e a sua empresa precisa de algo a mais.
Em outras palavras, para atingir o sucesso, é necessário priorizar o bom relacionamento com o cliente. Para isso, as estratégias de CRM envolvem excelentes investimentos, já que permitem uma compreensão mais aprofundada sobre as necessidades do público e garantem um relacionamento mais próximo e duradouro.
Vantagens do CRM
1. Auxilia na otimização do relacionamento com os clientes ativos
Sem dúvidas, os clientes ativos são verdadeiras preciosidades de uma empresa, isso porque são eles que asseguram a saúde financeira do negócio e têm potencial para se tornarem os verdadeiros promotores da sua marca. Portanto, é necessário investir para solidificar a relação.
Nesse desafio, o CRM é um ótimo aliado, visto que auxilia uma empresa a compreender melhor as necessidades, os hábitos e as preferências do seu público-alvo.
2. Aprimora a comunicação da equipe comercial
Para que qualquer estratégia funcione de maneira adequada, é necessário ter um time integrado em uma comunicação clara e precisa. Para isso, todos devem ter acesso aos dados vitais.
Nesse contexto, o CRM auxilia na centralização de informações em um único lugar, evitando ruídos e desencontros.
3. Possibilita a integração entre os times de marketing e vendas
Com certeza, para conquistar resultados satisfatórios, o primeiro passo é integrar as equipes e garantir que elas operem em conjunto, principalmente, os colaboradores de marketing e vendas.
Para possibilitar que os funcionários trabalhem de maneira alinhada, é essencial investir em uma plataforma capaz de concentrar e de disponibilizar, em tempo real, os dados mais importantes dos clientes.
Dessa forma, o CRM permite que a sua equipe de marketing elabore formatos de comunicação segmentados e notifique a equipe de vendas assim que o cliente estiver pronto para receber uma proposta.
4. Simplifica o armazenamento de informações
Buscar por informações de contatos anteriores e dados básico dos clientes requer muito tempo. Com um CRM, é possível otimizar essas atividades e direcionar a sua equipe para desenvolver outras ações.
Isso porque, com a adoção de um sistema completo, é possível manter todas as informações em um único lugar e acessá-las em tempo real.
5. Auxilia na organização da sua empresa e na satisfação do cliente
Como mencionado anteriormente, o foco do CRM é a satisfação do cliente. Na prática, isso só pode ser alcançado com uma equipe organizada e com ações previamente planejadas.
Além de auxiliar na organização dos contatos, o CRM também automatiza várias tarefas relacionadas ao marketing, como envio de e-mails e campanhas promocionais.
6. Possibilita o acompanhamento de resultados
Por fim, para se certificar que o seu negócio está tomando o rumo certo, é necessário acompanhar as estratégias com objetividade. Com o auxílio do CRM, além de armazenar todos os dados em um único local, também é possível coletar informações importantes sobre o fluxo da sua empresa. Isso porque a ferramenta disponibiliza relatórios em tempo real e torna o processo de tomada de decisão muito mais dinâmico.
Assim, o gestor identifica potenciais problemas de forma muito mais rápida e ganha tempo para implementar soluções eficientes.
Enfim, gostou de descobrir sobre como o CRM pode ajudar na otimização dos processos internos e externos do seu negócio? Se depois de ler este artigo, você deseja saber mais sobre a solução, clique aqui, acesse o site da Codebit e entre em contato com um time de especialistas pronto para oferecer as melhores ferramentas para decolar a sua empresa ou entidade.
No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post!