Codebit - Programando Soluções

Empresas

Cultura DevOps: 7 motivos para investir

A adoção da cultura DevOps auxilia a identificar lacunas nos processos internos, garantindo melhores resultados e facilitando a governança. Saiba mais!

Postado em 05/09/2022

Nome do Autor

A comunicação é um fator primordial para o sucesso de qualquer equipe de trabalho. Por esse motivo, novas tecnologias têm surgido no contexto empresarial para quebrar barreiras entre os setores, promover a integração de áreas e otimizar a entrega final dos serviços desenvolvidos.

Entre as soluções mais eficazes está a DevOps. Implementada em diversas equipes de TI (Tecnologia da Informação), a metodologia é considerada bimodal, já que alia as técnicas tradicionais e inovadoras. Sua adoção auxilia na identificação de lacunas nos processos internos, garantindo resultados mais satisfatórios e facilitando a governança por parte dos gestores.

Quer saber mais sobre a DevOps e ficar por dentro dos sete motivos para investir? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Afinal, o que é DevOps?

Quem trabalha ou tem familiaridade com o setor de TI, provavelmente, sabe que algumas áreas precisam de maior proximidade para facilitar os processos e entregas, principalmente os profissionais que integram os setores de desenvolvimento e infraestrutura.

A cultura DevOps surgiu exatamente para atender essa necessidade. Tudo começou em 2008, em Toronto, no Canadá, quando o administrador de sistemas e gerente de projetos Patrick Debois propôs uma discussão sobre possíveis soluções para os conflitos entre os times de tecnologia da informação e desenvolvimento de operações. Com isso, a ideia da cultura DevOps ganhou forma e, pouco tempo depois, se espalhou pelo mundo. Afinal, o assunto passou a ser tema de inúmeros eventos e reuniões sobre a evolução dos processos de TI.

A partir daí, o termo DevOps, que envolve a soma entre Desenvolvedores e Profissionais de Infraestrutura, começou a ganhar mais atenção.

 

Qual o objetivo da cultura DevOps?

Sem dúvidas, a DevOps é uma estrutura capaz de alcançar inúmeros objetivos. A nível de informação, logo quando surgiu, a DevOps atuava, primordialmente, na implementação manual de novas versões que sofriam com a frequência de erros por conta da ausência de automação. Atualmente, essa metodologia é vista também como uma cultura de aperfeiçoamento, que proporciona diversas vantagens como simplificação de processos, redução de tempo para entregas, padronização de ambientes, controle na documentação de relatórios, segurança e rapidez no desenvolvimento, auxílio no gerenciamento de versões, maior controle de ambiente por parte do desenvolvedor, maior eficiência nas operações, fluidez de comunicação entre equipes, redução de custos de TI, maior satisfação de clientes e muito mais.

 

Cultura DevOps: 7 motivos para investir

Enfim, agora que você já sabe o quanto a DevOps inspira bons resultados para a empresa, profissionais e para os clientes, confira nos próximos tópicos sete motivos para investir na metodologia.

1. Economia de recursos

Projetos que não progridem, além de não gerarem resultados, ainda impactam negativamente no relacionamento com os clientes, podendo, até mesmo, provocar prejuízos para a empresa.

A implementação da cultura DevOps é uma forma de evitar que isso ocorra, já que o método busca minimizar correções e retrabalho, reduzindo os erros e proporcionando mais qualidade nas entregas.

 

2. Otimização de processos

A DevOps também facilita a compreensão sobre cada etapa do processo, garantindo mais fluidez e produtividade aos envolvidos no projeto. Dessa forma, o gestor consegue visualizar o desempenho da equipe e melhorar a performance da organização a cada nova entrega.

 

3. Melhora a comunicação

Quando uma empresa adota a metodologia DevOps, a melhora na comunicação é visível, afinal, os times passam a utilizar métodos e ferramentas mais assertivas para debates e otimização de processos. Com um resultado positivo, todos os envolvidos, incluindo os clientes, percebem o quanto as metas foram rapidamente alcançadas.

 

4. Mais agilidade na produção

Quando as áreas envolvidas em um projeto estão devidamente integradas, o processo de automatização se torna muito mais simples. Além disso, os riscos de atraso são reduzidos e, devido à velocidade alcançada, as oportunidades de fechar negócios de alta qualidade, sem comprometer o bem-estar dos profissionais, são ampliadas.

 

5. Time motivado

É certo que a rotina de trabalho, o excesso de atividades refeitas, a ausência de comunicação, os atrasos, a falta de reconhecimento e vários outros fatores prejudicam a motivação dos colaboradores.

Por isso, é parte do trabalho das lideranças melhorar o fluxo de processos para evitar que essas situações ocorram e promovam a desmotivação generalizada. Dentro da DevOps, os objetivos também miram um ambiente propício para o desenvolvimento dos profissionais. Para isso, são apresentados feedbacks frequentes, automatização de processos, estímulo à colaboração e liberdade para compartilhamento de conhecimentos e experiência em equipes, resultando em profissionais muito mais engajados.

 

6. Ambiente colaborativo

Não são raras as vezes que os profissionais de desenvolvimento e infraestrutura discordam durante o desenvolvimento de um projeto. Mas, com a cultura DevOps, esses conflitos podem ser reduzidos, já que uma das missões da metodologia é justamente quebrar barreiras e proporcionar maior proximidade entre os envolvidos nos fluxos de entregas.

Essa aproximação, não apenas reduz as chances de falhas, como também contribui para a implementação de ambientes mais criativos, inteligentes e colaborativos.

 

7. Automação de tarefas

A DevOps também atua na desburocratização de processos por meio da automação de testes. Isso porque, a utilização desse tipo de inteligência nos processos permite um ganho de tempo muito importante para as áreas. Reduz ainda os erros que, até então, eram comuns nos processos manuais.

 

Viu só como a DevOps pode impactar positivamente, não apenas na cultura de TI, mas em todos os setores que regem uma organização?

Mesmo quando adotada aos poucos, bons resultados começam a surgir, especialmente no relacionamento entre as áreas e na satisfação dos clientes em relação à entrega.

Esperamos que essas informações possam ter sido úteis para você. Continue de olho no Blog da CodeBit para acompanhar os conteúdos relacionados à tecnologia, instituições do terceiro setor, inclusão digital, tendências do mercado e muito mais!

Um grande abraço e até o próximo post!