Codebit - Programando Soluções

Developer

Front-end e back-end: conceitos, aplicações e diferenças

Front-end e back-end são elementos fundamentais no desenvolvimento de sistemas e aplicativos.

Postado em 19/04/2023

Front-end e back-end: conceitos, aplicações e diferenças

Sem dúvidas, os termos front-end e back-end são alguns dos mais conhecidos e também mais utilizados na área da tecnologia da informação. Entretanto, com a diversidade de siglas e nomenclaturas que, na maior parte das vezes, surgem em outros idiomas, muitos profissionais acabam ficando com dúvidas e se confundem sobre os seus conceitos e funcionalidades.

Para ajudar os estudantes ou especialistas em tecnologia a se informarem sobre os termos, nós, da CodeBit, preparamos um artigo dinâmico e esclarecedor sobre o tema.
Siga com a leitura e descubra quais são os conceitos, as aplicações e as diferenças entre front-end e back-end.

Front-end e back-end: conceitos

Front-end e back-end são elementos fundamentais no desenvolvimento de sistemas e aplicativos. O front-end é conhecido como uma camada de aplicação responsável por apresentar a interface ao usuário. Ou seja, a parte visual e interativa. Para isso, é composto por variadas tecnologias como HTML, CSS e JavaScript - recursos utilizados na criação de páginas web interativas, aplicativos móveis e outros sistemas que podem ser acessados por meio de um navegador web ou dispositivo móvel. Resumidamente, a missão do front-end é proporcionar uma interface amigável ao usuário, possibilitando a sua interação com os sistemas de maneira fácil e intuitiva.
Já o back-end é conhecido com a camada oculta, ou, em outras palavras, a parte que lida com a lógica dos negócios e com o processamento dos dados. É ele quem gerencia as informações, realiza cálculos, promove autenticações de segurança e integra um software ou aplicativo com outros sistemas. Geralmente, o back-end é desenvolvido por meio de linguagens de programação como Java, Python, Ruby, entre outras.
Na prática, front-end e back-end são conceitos que se aplicam nas diferentes camadas de um sistema. Ambos são igualmente importantes para o funcionamento da aplicação e, por isso, devem ser desenvolvidos em conjunto para fornecer uma experiência completa e satisfatória ao usuário.

Front-end: as aplicações

O front-end é também conhecido como “o lado do cliente” e isso não é por acaso. Afinal, esse é o conceito que leva em conta toda a experiência do usuário, por isso, é focado na estrutura, no layout, no conteúdo, no desempenho e na capacidade de resposta de um site ou aplicação.

Além disso, o front-end também é a parte da programação que assegura se um site ou app é responsivo e funciona bem nas mais variadas telas de dispositivos.

Para desenvolver o front-end de um projeto, o programador deve se basear nas seguintes linguagens:

HTML - Hyper Text Markup Language:

Linguagem utilizada na criação da estrutura e do conteúdo das páginas.

CSS - Cascading Style Sheets:

É uma linguagem de formatação de conteúdo que define o visual de um site. Muito utilizada em conjunto com o HTML.

JavaScript

A linguagem responsável por criar dinamicidade nos sites e apps.

Back-end: as aplicações

O Back-end é o conceito que envolve o servidor, o banco de dados e todas as aplicações de um sistema ou aplicativo. Nesse cenário, cabe ao desenvolvedor construir e unificar esses elementos para garantir que todas as informações sejam alinhadas e armazenadas de maneira correta, assegurando o bom funcionamento, a segurança e a disponibilidade da ferramenta.
Por exemplo, quando um usuário acessa um site da web, o servidor da página é quem envia todas as informações necessárias para que ela se torne visível e disponível para o acesso.
Toda essa construção só pode ser elaborada por linguagens específicas que são aplicadas no desenvolvimento interno de um site.
Entre as principais estão:

PHP - Hypertext Preprocessor

Uma linguagem de script utilizada na programação para criar aplicativos web dinâmicos e interativos.

Python

Utilizado para criar aplicações web dinâmicas e complexas por meio de frameworks como o Django e Flask. Também é aplicado em áreas como análise de dados, aprendizado de máquina e ciência de dados, devido à sua grande quantidade de bibliotecas e ferramentas específicas.

Java

Linguagem de programação orientada a objetos e multiplataforma, sendo utilizada para desenvolvimento de software em diversas áreas, incluindo desenvolvimento web, sistemas corporativos e criação de jogos.

JavaScript

Muito versátil, é usado tanto no front-end quanto no back-end.
No back-end, o JavaScript pode ser utilizado para criar aplicações web e APIs (Application Programming Interfaces) escaláveis e de alta performance, capazes de lidar com grande quantidade de tráfego e processamento.

Front-end e back-end: quais as diferenças?

Se você chegou até aqui, provavelmente já entendeu que front-end e back-end são duas áreas distintas da programação que trabalham juntas para criar um sistema de software completo. Para exemplificar a diferença entre elas de maneira simples, podemos fazer uma analogia com um restaurante: o menu, os pratos, a disposição das mesas e todas as partes visíveis são o front-end e a cozinha, os chefes, os ingredientes para preparação dos pratos e equipamentos utilizados são o back-end.
Contudo, é preciso destacar que as funções de um desenvolvedor front-end e back-end não se limitam apenas às linguagens. O cenário é muito mais complexo e envolve também ferramentas de framework, bibliotecas, estruturas e softwares.

Enfim, gostou de descobrir os conceitos, aplicações e diferenças entre front-end e back-end?
Se você está à procura de novas ferramentas para propulsar a inovação e sair na frente da concorrência no universo digital, clique aqui, acesse o site da CodeBit e conheça todas as soluções tecnológicas desenvolvidas por um time de especialistas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.
Um grande abraço e até o próximo post.