Codebit - Programando Soluções

Developer

PHP: saiba mais sobre uma das linguagens de programação utilizadas pela CodeBit!

O PHP oferece diversos benefícios aos desenvolvedores como excelente custo-benefício.

Postado em 17/07/2023

Nós, da CodeBit, somos reconhecidos por construir sites dinâmicos, desenvolver e integrar aplicações, além de tornar os sistemas mais ágeis e otimizados.
Mas, você sabia que essas e várias outras soluções que oferecemos são viabilizadas pelo PHP?

Essa é uma linguagem de programação conhecida mundialmente pela sua fácil execução e alta compatibilidade. Na prática, ela oferece diversos benefícios aos programadores e desenvolvedores como excelente custo-benefício, carregamento rápido e flexibilidade.

Quer saber mais sobre a ferramenta? Então, está no lugar certo! Siga a leitura e acompanhe o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

PHP: saiba mais sobre uma das linguagens de programação utilizadas pela CodeBit!

O que é o PHP e como é o seu funcionamento?

O PHP (ou preprocessador de hipertexto) é uma linguagem criada na década de 90, baseada em scripts entre cliente/servidor e utilizada para o desenvolvimento de sites e aplicações web.


O PHP permite a criação de sites dinâmicos e elaborados, bem como o desenvolvimento de plugins e a otimização de variados softwares e sistemas operacionais.
Um dos principais benefícios da linguagem é a capacidade de ser processada no momento em que é executada e integrada com arquivos em HTML - o que proporciona mais segurança e praticidade aos processos.

#Exemplo: Imagine um cenário em que um programador não queira que terceiros tenham acesso ao seu código-fonte. Com o PHP isso é muito fácil! Basta escrever o código em um arquivo PHP e, posteriormente, integrá-lo ao HTML, garantindo a restrição do acesso ao conteúdo original.

Além disso, o recurso também possibilita que os programadores utilizem o HTML repetidamente.
Ou seja, ao invés de escrever os comandos por diversas vezes, basta inserir o código em um arquivo PHP. Assim, caso a utilização do HTML seja necessária, é preciso apenas implementar o arquivo PHP.

Toda essa facilidade ocorre porque o processamento do PHP funciona do lado do servidor (ou, em termos técnicos, o chamado Back-End).
Assim, qualquer instrução é processada diretamente no servidor em que um site ou app está hospedado. O resultado final é devolvido ao navegador, que carrega todas as informações processadas e apresenta uma página como esta, que você está acessando neste momento.

PHP: as características

De acordo com estudo realizado pela W3Techs, o PHP é a linguagem de programação mais utilizada pelos profissionais e, atualmente, marca presença em 78% dos sites desenvolvidos.
Existem muitas razões que justificam essa popularidade. Confira as principais nos próximos tópicos:

Facilidade

A construção do PHP é muito fácil de entender, já que é bastante parecida com outras presentes no mercado.
A linguagem permite que o desenvolvedor escolha entre diferentes formatos para desenvolver uma aplicação e pode ser integrada com diversas outras metodologias de desenvolvimento a procedural, que utiliza métodos e funções e a orientada a objeto, que usa classes e objetos, como o próprio nome indica.

Outra vantagem do PHP é o seu excelente desempenho, que garante robustez, eficiência e estabilidade aos processos, oferecendo integrações com diferentes bancos de dados e suportando o processamento de grandes volumes de informações, sem que haja o consumo excessivo de recursos do servidor.

Multiplataforma

As aplicações multiplataforma, que podem ser acessadas por meio de dispositivos variados como smartphones, tablets, desktops e notebooks, são essenciais para garantir a ininterrupção dos processos desempenhados por uma equipe. Nesse contexto, as aplicações PHP podem ser desenvolvidas e utilizadas em diferentes sistemas, como Linux, Windows, UNIX e MacOs.
Além disso, elas também podem ser instaladas em plataformas cloud computing e acessadas em variados navegadores com acesso autorizado.

Código aberto

Por ser uma linguagem de código aberto, a licença do PHP permite que a linguagem seja utilizada sem que o usuário precise pagar por ela. É necessário apenas fazer um download para instalá-la no ambiente desejado.
Além disso, devido à sua popularidade, o PHP conta ainda com uma ampla comunidade de desenvolvedores voluntários, presentes em grupos e fóruns, para solucionar dúvidas dos iniciantes, disponibilizar bibliotecas com códigos e oferecer total suporte na jornada dos novatos.

O que desenvolvemos com o PHP?

Agora que você já sabe o quanto a linguagem PHP é versátil, prática e funcional, descubra como ela é utilizada nas soluções oferecidas pela nossa equipe:

Sites dinâmicos

Normalmente, os sites são divididos em duas categorias: estáticos e dinâmicos. As plataformas estáticas não demandam modificações frequentes em suas informações. Dessa forma, sempre que é necessário mudar algum dado, todo o código-fonte da página deve ser alterado.

Em contrapartida, os sites classificados como dinâmicos, como os desenvolvidos pela nossa equipe, permitem que os seus conteúdos sejam alterados constantemente de maneira automática, sem a edição do código-fonte. Nesse contexto, o PHP é fundamental, visto que disponibiliza todos os recursos necessários para desenvolvimento dos gerenciadores de conteúdo.

Criação de plugins

Atualmente, existem diversos CMSs (Content Management Systems) - sistemas que gerenciam conteúdos disponíveis no mercado.
Muitos deles, como WordPress, o Drupal e outros são desenvolvidos usando a linguagem de programação PHP.
Essa solução permite que o nosso time de desenvolvedores crie outros plugins para esses sistemas e disponibilizem, até mesmo, versões mais simples ou mais completas, totalmente de acordo com as demandas dos clientes.

Aplicações para a Internet

Nós, da CodeBit, acreditamos na força do cloud computing para automatização dos sistemas e da competitividade dos negócios.
Para alcançar esses objetivos, utilizamos o PHP, que proporciona todas as condições necessárias para utilizar uma variedade de aplicações por meio da internet, desenvolver sistemas mais complexos e garantir aos nossos clientes ambientes mais digitalizados, processos menos burocráticos e equipes mais produtivas, com acessibilidade, disponibilidade e escalabilidade.

E você, caro (a) leitor (a), gostou de descobrir o que é a linguagem PHP e como ela é utilizada dentro da CodeBit?

Se você deseja reduzir custos e aumentar a flexibilidade e a escalabilidade da sua empresa ou instituição, com processos tecnológicos e sob medida, clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todos os serviços e soluções personalizadas!

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!