/// Developer

Transição de carreira: sempre é tempo de mudar!

Sem dúvidas, a transição de carreira é um grande desafio que convida os profissionais a romperem com o comodismo e a buscarem novos horizontes.

Data de Publicação: 01/05/2023

Sem dúvidas, a transição de carreira é um grande desafio que convida os profissionais a romperem com o comodismo e a buscarem novos horizontes.

Muitos acreditam, equivocadamente, que, conforme o tempo passa e a idade chega, mais difícil a mudança de área se torna.
A boa notícia é que, na prática, essa percepção não condiz com a realidade. Prova disso é o próprio mercado, que nos últimos anos, foi marcado por um crescente número de profissionais se aventurando em busca de novos rumos.

Seja por escolha pessoal, necessidade, ou adaptação às demandas do mercado, o fato é que a transição de carreira tem se tornado uma tendência inspiradora.

Se você está considerando iniciar a sua mudança profissional, mas ainda carrega inseguranças sobre as rupturas que essa decisão pode trazer, acompanhe a seguir a história inspiradora da jornada de transição de Eduardo Pagliaroni, um membro valioso da nossa equipe de desenvolvedores.

Um sonho, outros rumos:

O sonho de Eduardo era se tornar um cientista, mas isso mudou quando iniciou o seu mestrado em Geografia e começou a lidar com um grande volume de dados. Esse foi o primeiro contato de Eduardo com a programação, mais especificamente com a Python - linguagem que utilizava para criar scripts que facilitam seus processos.

Com o passar do tempo, Eduardo foi se interessando pelos códigos e começou a se aprofundar na linguagem de programação para criar jogos, como um hobbie.

A partir daí, percebeu o potencial da área para solucionar problemas complexos e, com isso, passou a considerar a possibilidade de aprender programação para mudar de área.

Um ombro amigo

No momento da decisão sobre a transição, Eduardo pôde contar com o auxílio de um amigo programador, que atuou como um verdadeiro mentor, orientando sobre os tópicos de deveriam ser estudados e apresentando os fundamentos da área, bem como a lógica de dados, os algoritmos, as linguagens, os bancos de dados e muito mais.

Eduardo sabia, desde o início, que deveria ter paciência para aprender. Tinha noção do quanto o processo seria lento, mas pular etapas não era uma opção.

Por isso, começou pelos conceitos básicos e foi, aos poucos, evoluindo, até que iniciou as suas aventuras em frameworks modernos (elementos fundamentais, que facilitam e aceleram o processo de criação de aplicações).

Colocando em prática

Depois de um ano e meio de estudos e desenvolvimento de alguns projetos pessoais, Eduardo decidiu que era hora de procurar uma vaga na área. Apesar de ter receio de não ser contratado devido à idade (que, na época, beirava os 40 anos) resolveu seguir em frente e começou a enviar currículos.
Felizmente, um deles foi aceito e viabilizou o início de sua nova carreira profissional, como estagiário de programação.

É claro que o recomeço foi difícil, principalmente por conta das comparações com outras pessoas da mesma idade, que já tinham uma carreira estável e madura.

Mas, mesmo com dificuldades, Eduardo sentia que estava cumprindo com o seu propósito e migrando para uma área que lhe trazia satisfação.

O estágio foi um grande salto de evolução, que permitiu que ele estudasse para garantir novas certificações e expandir suas habilidades.

Os próximos passos

Após um ano estagiando, Eduardo sentiu que estava estagnado no aprendizado e foi em busca de novos desafios para que pudesse viver outras experiências e desenvolver o seu potencial.

Então, conheceu a CodeBit e, mais do que isso, foi contratado como desenvolvedor Júnior.

Dentro da organização, deparou-se com uma ampla variedade de projetos e tecnologias, bom ambiente de trabalho, times diversos, formados por pessoas de diferentes níveis de experiências, sempre dispostas a contribuir com o desenvolvimento dos profissionais.

Em poucos meses, Eduardo pôde perceber uma grande evolução e se sentiu reconhecido ao ver as ferramentas e as soluções que ajudou a desenvolver, sendo utilizadas - e elogiadas, pelos clientes.

A experiência da transição

Hoje, Eduardo se descreve como um profissional realizado e reconhece que todo o esforço depositado na transição valeu a pena. Por mais que ele tenha sido assombrado, muitas vezes, pelo sentimento de insegurança, essa sensação não falou mais alto do que o seu esforço e empenho para estudar e fazer tudo o que estava ao seu alcance para atingir os objetivos traçados.

Atualmente, concilia os estudos com livros, podcasts, vídeos e diálogos com pessoas mais experientes, para seguir em constante evolução.

Além disso, o profissional se revela extremamente realizado com o seu trabalho, e também muito entusiasmado com as possibilidades futuras. Afinal, sabe que essa é uma área rica em oportunidades, que supriu o seu desejo de ser cientista, e que proporciona novas experiências e múltiplos conhecimentos.

Conclusão

A história do Eduardo é um verdadeiro exemplo de superação e coragem, que nos mostra que nunca é tarde para perseguir nossos sonhos.
Mesmo enfrentando desafios e incertezas, Eduardo se dedicou aos estudos, encontrou apoio em amigos e abraçou as oportunidades que surgiram. Sua jornada é um lembrete inspirador de que podemos conquistar a realização profissional, independentemente da idade.

Portanto, se você está pensando em fazer uma transição de carreira, siga em frente com determinação, confie em si mesmo e esteja aberto para explorar novos horizontes. O futuro está cheio de possibilidades esperando por você!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos