/// Developer

Você sabe o que é o Sistema Web?

Acontece que, na prática, a automatização não é tão simples quanto parece, afinal, o desenvolvimento de softwares envolve métodos complexos

Data de Publicação: 05/05/2023

Que o mercado está cada vez mais conectado e digitalizado não é novidade para ninguém. Nesse contexto, as empresas que desejam manter a sua competitividade têm buscado formas de evoluir digitalmente. Para isso, contam com a tecnologia de diversos softwares e sistemas, desenvolvidos para otimizar os processos internos e aumentar a produtividade das equipes, garantindo assim, maior agilidade na entrega de produtos e serviços e, consequentemente, maior satisfação e fidelização do público-alvo.

Acontece que, na prática, a automatização não é tão simples quanto parece. Afinal, o desenvolvimento de softwares envolve métodos complexos e exige investimentos significativos - e é aí que entram os sistemas web - soluções interessantes para os empreendedores que desejam garantir mais eficiência e ainda reduzir custos.
Quer saber mais sobre eles? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do Codeblog preparou para você!

Afinal, o que é um Sistema Web?

Em poucas palavras, um sistema web nada mais é do que um software hospedado na internet.
Simples e intuitivo, a maior vantagem desse tipo de software é que ele pode ser acessado por meio de qualquer dispositivo autorizado, que tenha um navegador e esteja conectado a uma rede móvel a um Wi-Fi.

Na prática, ao adotar um sistema web, as organizações conseguem otimizar as tarefas cotidianas com mais praticidade, até porque, não precisam se preocupar com nenhum tipo de instalação, download, manutenções ou atualizações.

Como funciona um sistema Web?

Para garantir o funcionamento do sistema web, ele deve ser hospedado por um servidor - que é responsável pela execução, processamento e consulta ao banco de dados, a partir de linguagens de programação.

Essa configuração permite que os usuários cadastrados acessem o software de maneira remota para visualizar, armazenar, compartilhar ou, até mesmo editar os dados processados.

Geralmente, os softwares são desenvolvidos em linguagens web, como, por exemplo, o JavaScript, hospedados em servidores que possibilitam o acesso por meio de navegadores em diferentes dispositivos como desktops, notebooks, tablets e smartphones.

Justamente por conta dessa praticidade, os sistemas web são vistos como excelentes escolhas para atender às demandas de gestão de processos de empresas dos mais diversos segmentos do mercado.

Por que utilizar um sistema web?

Economia

Mais acessíveis e econômicos do que os softwares instalados em desktops, os sistemas web têm excelente custo-benefício e são ótimas alternativas para os pequenos e médios negócios, que entendem a necessidade de investir em tecnologia, mas nem sempre contam com recursos suficientes para isso.
Além disso, essas soluções não demandam instalações físicas ou compra de máquinas e equipamentos mais robustos para que possam ser executadas.

Produtividade

Como mencionado anteriormente, um sistema web pode ser utilizado por meio de qualquer dispositivo conectado, em qualquer lugar ou horário.
Essa vantagem elimina barreiras geográficas, impulsiona o trabalho remoto, intensifica a produtividade do time e facilita a resolução de problemas urgentes, permitindo que todos os colaboradores tenham acesso às informações, de maneira prática e rápida.

Atualizações constantes

Outra grande vantagem de um sistema web é a escalabilidade.
Conforme uma organização cresce, suas demandas aumentam e upgrades são necessários. Se isso é sinônimo de dor de cabeça para quem tem softwares físicos, com um sistema web, não é nenhum problema.
Afinal, a solução possibilita que atualizações e melhorias como aumento da capacidade de armazenamento sejam rapidamente implementadas, sem a necessidade de obtenção de novos recursos ou substituição de componentes, tudo isso sem instalações locais ou atualizações por download.

Integração

Para que os processos funcionem, as empresas precisam lidar com diferentes sistemas, por isso, a integração entre eles é extremamente importante.
A boa notícia é que, com o sistema web, os aplicativos, os documentos e os dados de múltiplos programas podem ser hospedados em um único servidor, garantindo mais acessibilidade e eficiência nas tarefas cotidianas.

Segurança

A segurança é outro diferencial do sistema web, já que essa ferramenta realiza backups automáticos e regulares, para evitar a perda de dados em caso de imprevistos.
Além disso, outras medidas de proteção são implementadas, como a restrição de usuários e permissões concedidas de acordo com as preferências do gestor.

Personalização

Um sistema web pode ser facilmente personalizado e ajustado para atender às demandas específicas de cada empresa. Para isso, na fase de planejamento do projeto, é realizado um levantamento de requisitos e funcionalidades que o software deverá apresentar. Assim, é possível assegurar que o produto final realmente atenda às expectativas do cliente.

Conclusão:

Esperamos que esse artigo tenha ajudado na sua compreensão do que é um software web e porque ele é uma ótima solução para os empreendedores que buscam por personalização, escalabilidade e redução de custos.

Se você pretende acompanhar as tendências do mercado e busca por soluções digitais desenvolvidas sob demanda, a CodeBit está pronta para ajudá-lo (a).

Acesse o site, confira todas as soluções disponíveis para atender às suas necessidades e descubra na prática os serviços ideais para otimizar os processos da sua empresa.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos