/// Computação em Nuvem

Qual é a diferença entre IaaS, PaaS e SaaS?

IaaS, PaaS e SaaS são formatos de serviços disponibilizados na nuvem. Confira a seguir as particularidades de cada um deles!

Data de Publicação: 24/08/2021

Sem dúvidas, o cloud computing ou a computação em nuvem, vem se popularizando a cada dia graças às vantagens oferecidas as mais diversas empresas e setores do cenário mercadológico. Tida como uma grande estratégia para decolar os negócios, essa solução se divide, basicamente, em três categorias. São elas: IaaS (Infraestrutura como Serviço), PaaS (Plataforma como Serviço) e SaaS (Software como Serviço).

Embora essas nomenclaturas não sejam recentes, muitos usuários ainda ficam confusos com os seus significados. Pensando nisso, a equipe do CodeBlog preparou um artigo esclarecedor para definir cada um dos termos e simplificar o processo para você.

Siga com a gente e confira:

 

Afinal, o que são IaaS, PaaS e SaaS?

Em resumo, IaaS, PaaS e SaaS são formatos de serviços disponibilizados na nuvem, que se difundiram após marcarem presença em plataformas gigantescas de tecnologia, como Amazon Web Services, Google Cloud Platform e Microsoft Azure. Confira a seguir as particularidades de cada um deles.

 

IaaS – Infraestrutura como Serviço

Sobretudo, a IaaS – Infraestrutura como Serviço - é considerada a mais simples de todas as categorias, visto que funciona quase sempre da mesma forma, independente do fornecedor selecionado e disponibiliza uma estrutura de tecnologia escalável e automatizada, capaz de utilizar hospedagem, rede e armazenamento diretamente dos seus próprios servidores globais. Nesse modelo, o usuário paga apenas pelo que consome. Dessa forma, as companhias têm a flexibilidade para alocar os recursos de acordo com a sua demanda, sem a necessidade de garantir licenças de softwares ou servidores próprios.

 

PaaS - Plataforma como Serviço

Ao contrário da IaaS, que é conhecida por sua praticidade, a PaaS - Plataforma como Serviço - é tida como o modelo de definição mais complexo. Esse tipo de solução envolve o fornecimento básico dos conceitos da IaaS, bem como recursos e ferramentas necessárias para o desenvolvimento e gerenciamento de apps de forma segura, sem a preocupação com infraestrutura. Nesse contexto, os servidores que hospedam os websites ilustram os exemplos de PaaS. Geralmente, as empresas que adotam a ferramenta são as gigantes da tecnologia, que detêm ampla capacidade para disponibilizar variados recursos aos usuários em uma única plataforma, como o Google App Engine, Cloud Fondry e Oracle Cloud Platform.

 

SaaS - Software como Serviço

Por fim, o SaaS - Software como Serviço - é um local que hospeda um software de terceiros e pode ser facilmente acessado on-line, a partir de um login. Dentro dessa solução, a companhia negocia um plano de assinatura e, então, passa a utilizar os programas e ferramentas necessárias para os processos. Normalmente, a SaaS é mais utilizada em aplicativos e processos específicos, como os de gestão de relacionamento com o cliente (CRM). Contudo, além das soluções voltadas para o nicho empresarial, qualquer usuário que já tenha tido contato com os apps do Google, como o e-mail do G-mail, o Google Docs ou o Google Drive, já vivenciou parte da experiência oferecida pela SaaS. Entre os principais fornecedores e utilizadores dessa solução estão empresas renomadas como a Microsoft, com o Office 365 e a Salesforce.

 

Qual o melhor modelo?

O melhor modelo, de fato, será aquele capaz de atender às demandas e necessidades da sua empresa, de acordo com o nível de investimento disponível e o período de implementação e adequação da equipe.

Sobretudo, a maior vantagem de uma nuvem disponível nos três modelos é justamente a flexibilidade para oferecer soluções capazes de resolver, desde conflitos pontuais, até uma estrutura completa, com múltiplas aplicações.

Se você deseja saber mais sobre o assunto ou descobrir qual dos formatos é o mais indicado para a sua companhia, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit, será um grande prazer lhe atender.

No mais, continue de olho no CodeBlog, em breve, teremos muitas novidades por aqui. Um grande abraço.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos