Em uma sociedade múltipla, repleta de povos e culturas distintas, é esperado que a diversidade seja uma realidade nos mais variados âmbitos, inclusive, no corporativo. Mas, na prática, ainda é pequeno o número de empresas que buscam a pluralidade e adotam políticas inclusivas.
Levando-se em conta a ausência da diversidade nas profissões atuais, é impossível não se relacionar o conceito com os recursos tecnológicos, já que eles foram responsáveis por uma grande revolução no contexto mundial. Estamos, oficialmente, em uma nova era, repleta de inovações e soluções digitais, entretanto, ainda engatinhamos quando se trata de diversidade, e, seja por questões raciais ou de gênero, a verdade é que muitos profissionais, amplamente capacitados, ainda são excluídos.
O avanço da tecnologia veio como consequência da globalização, o que significa que o seu papel é incluir, e não mais distanciar pessoas e entidades. Por isso, o consumo da tecnologia deve ser acessível a todos.
De acordo com estudo realizado pela Intel, em parceria com a Lenovo, em 2020, a tecnologia tem permitido que pessoas e organizações trabalhem de formas mais dinâmicas e flexíveis, contribuindo para ambientes plurais, tanto no universo digital, quanto dentro dos escritórios.
Por esse motivo, a expectativa é que pautas relacionadas à expansão da acessibilidade e à conexão de pessoas sejam recorrentes nos próximos anos. Saiba mais sobre a importância da diversidade na tecnologia no artigo que a equipe do blog da CodeBit preparou para você.
Diversidade na Tecnologia: quais são as vantagens?
Ao buscar a equidade racial e a de gênero e extinguir os estigmas estruturalmente inseridos na sociedade, uma empresa passa a impulsionar, não só o potencial das pessoas, como também dos seus próprios negócios.
É certo que pessoas diversas pensam e arquitetam de maneiras múltiplas, por isso, as empresas que adotam políticas variadas, principalmente nas áreas voltadas à tecnologia, contam com uma riqueza de ideias que impactam positivamente no potencial criativo. Pessoas têm pontos de vista e vivências diferentes, e, quando elas têm abertura para expor suas opiniões, é possível chegar a uma conclusão que leve em conta todas as singularidades.
Em outras palavras, uma equipe plural consegue refletir, com muito mais facilidade, a diversidade do público ou do serviço que o seu produto pode alcançar. Afinal, dentro dela, cada colaborador atua, também, como uma voz de representatividade.
Além disso, conviver com pessoas diferentes também é muito benéfico para que as lideranças possam pensar de maneira mais ampla, compreendendo as dificuldades e os interesses diversos.
Por outro lado, equipes compostas por pessoas muito parecidas, geralmente, têm dificuldade em desenvolver empatia por clientes com demandas e necessidades diferentes.
O que uma empresa perde por não ter pessoas plurais na tecnologia?
É fato que, dentro das empresas, a tecnologia ainda é uma área predominantemente masculina. Mas, aos poucos este cenário vem se transformando. De acordo com levantamento realizado pela Catho, houve um crescimento de pouco mais de 2% no número de mulheres em cargos de tecnologia, entre janeiro e fevereiro de 2021 e o mesmo período de 2022.
Quando um grupo seleto domina uma área no mercado, as necessidades de pessoas que não fazem parte podem ser esquecidas ou, simplesmente, não identificadas. Afinal, soluções relacionadas aos algoritmos e inteligência artificial são, na maior parte das vezes, desenvolvidas a partir das crenças e vieses dos seus criadores, ou seja, se os desenvolvedores não forem plurais, as tecnologias criadas por eles também podem não ser.
Sem dúvidas, a diversidade passou a ser um dos conceitos prioritários para uma parte das empresas. Uma corporação que foca em aplicar ações voltadas à diversidade pode conseguir maior lucratividade e melhor visibilidade no mercado, pois sairá na frente por ganhar inovação e criatividade, prestando serviços inclusivos, voltados às mais variadas realidades e características.
É nítido que pessoas diferentes criam, pensam e agem de formas diferentes, dentro das organizações e isso reflete diretamente no relacionamento com clientes dos mais diversos grupos.
3 dicas para promover a inclusão
Recrutamento inclusivo
Certamente, a diversidade em uma empresa deve começar na recrutação dos colaboradores. Por isso, é necessário contar com um time de RH inclusivo e totalmente alinhado com a cultura organizacional.
Democratização do uso de tecnologias
Uma organização deve estar preparada para assegurar que todos os seus colaboradores possam desempenhar suas atividades de maneira plena, atingindo seu máximo potencial de desenvolvimento e colaboração. Para isso, além de oferecer treinamentos e capacitações necessárias, é preciso planejar a adoção de tecnologias acessíveis.
Canal de escuta sigiloso
Sem dúvidas, quando inseridos na rotina de trabalho, os colaboradores podem se deparar com dificuldades e imprevistos. Por isso, é importante oferecer um canal de escuta para estimular que os funcionários externem suas dúvidas, sugestões e feedbacks de maneira sigilosa.
E você, gostou de descobrir quais são as principais vantagens da diversidade na tecnologia?
Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no CodeBlog e fique por dentro das maiores tendências voltadas ao universo tecnológico.
Um grande abraço e até o próximo post!