/// Tecnologia

Documentos digitais, você já aderiu a essa tendência?

Os documentos digitais são ótimas formas de acompanhar a digitalização e garantir um cotidiano mais descomplicado e inovador. Saiba mais sobre essa tendência!

Data de Publicação: 20/04/2022

Os documentos digitais concentram maneiras mais práticas e sustentáveis de comprovar identificações e têm o mesmo valor jurídico dos físicos, por isso, seu uso pode dispensar a apresentação das versões impressas.

Além disso, essas soluções são ótimas formas de acompanhar a digitalização e garantir um cotidiano mais descomplicado e inovador.

Contudo, cada tipo de documento envolve etapas distintas de autenticação. Além disso, são obtidos a partir de aplicativos próprios (disponíveis na Play Store e App Store) e demandam preenchimento de dados pessoais, reconhecimento facial e envio de fotos dos documentos físicos. Em vista de tal fato, é de extrema importância ter conhecimento das especificidades dos referidos documentos, e é isso que nossa equipe busca oferecer aos interessados.

Portanto, siga com a leitura e confira a seguir, no Blog da CodeBit, os seis documentos digitais que você pode ter no celular e as maneiras de aderir a essa tendência.

 

1. CTPS

A Carteira de Trabalho Digital pode ser rapidamente emitida pelo app “CTPS Digital”. A plataforma integra todas as informações presentes na versão impressa, incluindo o número do PIS/PASEP.

Além disso, também possibilita a solicitação da segunda via da Carteira Física, em caso de perdas, roubos ou extravios.

Para acessar todas as informações do aplicativo, é necessário efetuar um cadastro no site do Governo (a partir da própria plataforma) e selecionar os ícones correspondentes à opção desejada, localizados na parte inferior da tela.

 

2. Título de Eleitor

Com a recente mobilização de artistas e de comunicadores para que os jovens acima de 16 anos tirem o seu título de eleitor, vale reforçar que esse documento, tão importante para a democracia do país, também pode ser emitido de maneira totalmente digital, a partir do app “e-Título”.

Para acessar a plataforma, é preciso responder a algumas questões pessoais e informar dados como CPF e nome da mãe.

O documento também substitui a versão física, por isso, pode ser apresentado em votações eleitorais.

Extremamente completo, além de permitir a emissão do documento, o app ainda emite a certidão de quitação eleitoral, informa os locais de votação e analisa possíveis débitos eleitorais.

 

3. RG

Até o presente momento, a emissão do RG virtual é válida apenas para o Estado de São Paulo e Distrito Federal, regiões onde o documento digital tem o mesmo valor legal do físico.

No Distrito Federal, a emissão é realizada pelo “e-identidade”, aplicativo da Polícia Civil que possibilita o download de carteiras de Identidades expedidas a partir de 2018.

Já no Estado de São Paulo, o RG pode ser emitido pelo aplicativo “RG Digital SP”. Entretanto, para garantir a carteira virtual, é necessário que o documento físico contenha um QR Code – o que só ocorre naqueles emitidos a partir de 2019.

Com a popularização dos documentos digitais, a tendência é que, em breve, outros estados brasileiros também criem plataformas de emissão de RG para facilitar a identificação dos cidadãos.

 

4. CRLV e CNH

Com o aplicativo “Carteira Digital de Trânsito”, é possível obter as versões digitais do Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) e do Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Além de permitir o download dos certificados com o mesmo valor legal dos documentos físicos, a plataforma ainda informa os motoristas sobre as suas infrações.

 

5. CPF

O CPF digital pode ser emitido e consultado por meio do aplicativo oficial da Receita Federal “CPF Digital”. Por lá, o usuário dispõe de um canal de comunicação com o Governo e ainda aproveita vários serviços relacionados ao Cadastro de Pessoa Física, como, por exemplo, a solicitação de uma cópia da CNH.

Para realizar a emissão virtual, é necessário validar a biometria digital e realizar uma Prova de Vida, processo devidamente informado no próprio aplicativo. Vale mencionar que o aplicativo “CPF Digital” só pode ser utilizado por pessoas portadoras de CNH, já que utiliza a biometria digital para autenticação do cadastro.

 

6.Carteirinha SUS

Por fim, o último documento que também pode ser emitido via digital e tem o mesmo valor que o físico é o Cartão Nacional de Saúde, ou a “Carteirinha do SUS”, como é popularmente conhecido.

Por meio do app “Conecte SUS”, o usuário, além de obter a certificação, também consegue acompanhar seu histórico de saúde, visualizar os resultados dos exames de COVID realizados a partir da Rede Nacional de Dados em Saúde e as consultas agendadas.

Outra função importante do aplicativo é a emissão do Certificado Nacional de Vacinação contra a Covid. Depois da aplicação das duas doses na rede RNDS, o usuário consegue emitir o certificado em PDF.

 

Enfim, gostou de descobrir como aderir à tendência dos documentos digitais? Se esse artigo foi interessante para você, compartilhe essas informações em suas redes sociais. Com certeza, elas podem ser muito úteis para pessoas que desejam dispor de mais inovação e praticidade e, ainda, ajudar a promover a sustentabilidade no dia a dia, dispensando o uso de papéis.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

 

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos