/// Terceiro Setor

Dúvidas frequentes: O que é o terceiro setor e quais tipos de entidades são abrangidas por ele

Confira as principais dúvidas relacionadas ao terceiro setor e saiba de tudo sobre o tema. Acesse!

Data de Publicação: 05/11/2021

A sociedade brasileira atua em três setores distintos. São eles: o primeiro, composto pelas instituições públicas e os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário; o segundo, que engloba as empresas privadas; e o terceiro, que é o tema deste artigo e, em poucas palavras, envolve entidades comprometidas com problemas sociais como redução da fome, preservação do meio ambiente, garantia dos direitos infantis, etc.

Dessa forma, as pessoas que enxergam o sofrimento dos marginalizados encontram nas organizações do terceiro setor uma forma de aliviar esse incômodo e de oferecer mais oportunidades para que as situações de desigualdade, pobreza e violação da dignidade possam ser revertidas.

Geralmente, as entidades do terceiro setor contam com apoio financeiro de empresas, doadores individuais e voluntários que desejam impulsionar o trabalho realizado.

De fato, essa ação, motivada pela compaixão daqueles que se propõem a ajudar, faz toda a diferença e pode transformar histórias trágicas em exemplos de desenvolvimento e de superação de desafios.

Enfim, agora que você já sabe o que é o terceiro setor, siga com a gente e confira no CodeBlog quais tipos de entidades são abrangidas por ele.

 

Os tipos de entidade do terceiro setor

Embora existam diversos tipos de entidades no terceiro setor, quase todas precisam de apoiadores para concretizar os propósitos estabelecidos, garantir a aplicação dos recursos necessários para assegurar a realização das atividades a que se dedicam e, assim, conseguir ajudar aqueles que realmente necessitam. Saiba mais sobre cada uma delas a seguir:

Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP)

Basicamente, toda ONG pode ser uma OSCIP, desde que garanta a certificação necessária junto ao Ministério da Justiça. Para isso, é necessário atender a alguns requisitos, e você pode saber mais sobre eles clicando aqui.

As OCIPs são organizações voltadas a variadas causas e atuam em níveis estadual e federal em diferentes frentes como empreendedorismo, práticas de esportes, inclusão social, digital, etc.

Entidade beneficente

As entidades beneficentes são aquelas que exercem trabalho direto de filantropia como, por exemplo, os abrigos (para crianças ou idosos).

Em geral, essas organizações contribuem sem quaisquer custos aos variados setores da sociedade, já que exercem atividades que geram lucro e conseguem se suprir.

Institutos

Os institutos são entidades focadas, principalmente, na pesquisa científica para a qualificação tecnológica da população ou na filantropia. Considerando que a educação é a maior propulsora de um destino igualitário para as crianças e adolescentes, os institutos podem ser considerados organizações permanentes com objetivos específicos e definidos.

Fundações

As fundações são instituições que atuam na busca de recursos para financiamento de projetos. Geralmente, elas voltam suas atividades para as áreas científica, social ou cultural e possibilitam a sustentabilidade de projetos de longo prazo, para que os usuários que iniciaram as atividades não precisem interromper o processo. Dessa forma, as organizações garantem ações bem estruturadas, que impactam positivamente no desenvolvimento infantil.

Organizações não governamentais (ONG)

As organizações não governamentais são entidades que não visam lucro e são as principais referências do terceiro setor, sendo as grandes responsáveis pelo atendimento dos mais necessitados. Essas organizações atuam em diversas frentes e oferecem melhores condições às pessoas nas áreas relacionadas à saúde, educação, cidadania, vida em comunidade, etc.

Como descobrir se uma organização é confiável?

Por mais que o trabalho desenvolvido pelas intuições seja extremamente nobre, muitos se aproveitam das ações para aplicar golpes e lesar aqueles que pensam estar contribuindo para uma causa verídica. A notícia boa é que existem alguns truques para descobrir se uma organização é, de fato, séria e confiável. Confira a seguir:

História

Embora não seja uma regra, a verdade é que a maior parte das entidades tem uma trajetória sólida, baseada em trabalhos sérios que se mantêm ao longo de décadas e são tão específicos quanto às necessidades sociais pelas quais atuam. Além disso, as instituições de longa data costumam apresentar os testemunhos dos atendidos e doadores para enfatizar o quanto os projetos realizados impactam positivamente na vida dos assistidos.

Transparência

De fato, as instituições sérias atuam com transparência, principalmente em relação à prestação de contas e aos resultados das ações praticadas, justamente para estabelecer um relacionamento de confiança.

Ou seja, as entidades realmente comprometidas com uma causa se responsabilizam em praticar e divulgar todas as exigências legais das certificações listadas, como relatórios financeiros que detalham suas atividades, para que os próprios números demonstrem o impacto das suas boas ações.

Trabalho

Outro fator essencial para descobrir a seriedade de uma instituição é conhecer os projetos e as campanhas em andamento e em projeção para descobrir como eles aconteceram e o impacto que geram. A pesquisa pode ser feita totalmente on-line, a partir das redes sociais, por exemplo.

Segurança ao doador

Sem dúvidas, quando há dinheiro envolvido, manter a segurança dos doadores é uma obrigação. As organizações sérias também pensam nisso e oferecem um processo prático e confiável para que as doações possam ser concretizadas a partir dos canais digitais.

Portanto, caso opte por realizar uma doação por meio de uma página on-line, é importante verificar:

- as etapas para efetivação da doação (elas devem ser práticas e objetivas);

- o esclarecimento geral do destino dos recursos;

- os dados da instituição (CNPJ e demais registros oficiais);

- divulgação de canais para contribuir e tirar dúvidas.

Esses são os fatores decisivos para verificar a idoneidade de uma entidade e de garantir que o seu trabalho é realmente transparente.

Ao analisar cada um deles com cautela, fica muito mais fácil garantir que o seu dinheiro será realmente aplicado na realização de projetos bem estruturados e no comprometimento de quem está fazendo sua parte para melhorar a sociedade.

Enfim, gostou de descobrir o que é o terceiro setor e quais tipos de entidades são abrangidas por ele? Se esse artigo foi útil para você, continue de olho no blog da Codebit e não perca nenhuma atualização sobre o universo filantrópico.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos