/// Meio Ambiente

É possível minimizar a pegada de carbono nas operações de TI?

Por mais que a digitalização traga inúmeras vantagens para o cenário corporativo, é inegável que ela também carrega consigo alguns desafios.

Data de Publicação: 19/04/2024

É possível minimizar a pegada de carbono nas operações de TI?

Por mais que a digitalização traga inúmeras vantagens para o cenário corporativo, é inegável que ela também carrega consigo alguns desafios, principalmente em relação às questões ambientais.
Por isso, é muito importante que os negócios aliem seus avanços operacionais com a responsabilidade sustentável.

Nesse contexto, compreender como minimizar os impactos causados ao meio ambiente e adotar propostas para reduzir a pegada de carbono nas operações tornou-se uma responsabilidade urgente para organizações em todo mundo.

A boa notícia é que isso é possível! Quer saber como?
Então, está no lugar certo! Siga com a leitura e confira o artigo que nós, da equipe do CodeBlog, preparamos para você.

Qual é a pegada de carbono da TI de uma empresa?

A pegada de carbono nas operações de TI é uma medida que avalia o impacto ambiental das tecnologias da informação.

Ela não se limita apenas ao consumo de energia dos servidores, mas considera toda a energia utilizada ao longo do ciclo de vida dos equipamentos, desde a produção até o descarte.

Para contextualizar, um único data center pode consumir energia equivalente à de milhares de residências. Além disso, muitos data centers ainda dependem de fontes de energia não renováveis, o que aumenta significativamente a pegada de carbono das operações de TI.

Mas, como é possível reduzir esse impacto? O caminho é longo, porém o primeiro passo é priorizar a adoção de fontes de energia renováveis e mais eficientes.

Cloud computing: uma alternativa interessante para otimização da eficiência energética:

O cloud computing, também conhecido como computação em nuvem, é uma solução interessante para promover a redução da pegada de carbono nas operações de TI.
Descubra os motivos nos próximos tópicos:

Consumo de energia

Como mencionado anteriormente, um dos principais indicadores do impacto ambiental provocado pelas empresas é o consumo de energia. Afinal, para que funcionem, os provedores consomem enormes quantidades de energia elétrica.
Contudo, ao contrário dos data centers locais, os provedores em nuvem reduzem o gasto de energia, por meio de técnicas avançadas, como a gestão inteligente dos recursos e das cargas de trabalho, contribuindo para uma redução considerável na conta de energia elétrica.

Carbono

Além da economia de espaço físico e energia elétrica, a nuvem também promove a redução na emissão de dióxido de carbono nas operações de TI.
Isso porque, ao centralizar os grandes servidores e utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado, é possível otimizar o consumo de recursos e, consequentemente, minimizar os impactos ambientais.

Escalabilidade

A escalabilidade é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios do cloud computing para as operações de TI.
Afinal, ela permite que downloads e upgrades sejam realizados de forma simples.
Outra vantagem é que os servidores sempre podem ser atualizados para se adequarem ao cenário dinâmico que envolve os negócios.
Como resultado, todos recursos podem ser dimensionados de acordo com a demanda, eliminando a necessidade de manter data centers locais que, além de ociosos, ainda consomem energia para acomodar seus picos de carga.

Trabalho remoto

Durante o distanciamento social, provocado pela pandemia, o trabalho remoto ou home office passou a ser adotado por muitas empresas.
Surpreendentemente, o que era uma “alternativa temporária'' se mostrou um modelo de trabalho eficaz, capaz de reduzir custos relacionados à estrutura física, à locomoção dos colaboradores e incentivar práticas mais sustentáveis nas organizações.
Mas, para que seja implementado com sucesso, é necessário, antes de mais nada, garantir um acesso remoto eficaz, capaz de permitir que as equipes continuem trabalhando em qualquer momento, sem barreiras ou restrições físicas.
Com a nuvem, os colaboradores podem acessar arquivos, sistemas e plataformas, mesmo fora do ambiente corporativo, bastando apenas uma conexão on-line.
Essa acessibilidade abre portas para um novo patamar de flexibilidade, produtividade e sustentabilidade.

Diminuição dos resíduos eletrônicos

A evolução tecnológica muitas vezes torna os hardwares de TI obsoletos rapidamente, obrigando as empresas a trocarem seus equipamentos e, consequentemente, produzirem mais lixo eletrônico.
Com o cloud computing, as organizações podem reduzir a necessidade de atualizações constantes em seus hardwares, diminuindo a produção de resíduos eletrônicos e o descarte inadequado de máquinas e equipamentos.

E você, está pronto(a) para descobrir, na prática, como o cloud computing pode minimizar a pegada de carbono nas operações de TI?

Chegou a hora de reduzir custos e aumentar a flexibilidade e a escalabilidade da sua empresa.

A CodeBit é referência no oferecimento de soluções personalizadas para ONGs, empresas privadas e startups que buscam crescer e inovar.
Com um time especializado em cloud computing, ajudamos o seu negócio a se destacar no mercado, com soluções flexíveis, escaláveis e seguras. Não perca tempo! Acesse o site da CodeBit e conheça os serviços e as soluções personalizadas.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve teremos mais novidades para ajudar a sua startup a decolar.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos