/// Educação

EdTech: o que é e quais são os principais benefícios?

EdTech integra as startups que utilizam a tecnologia como uma ferramenta para criar soluções inovadoras e disruptivas na área de educação. Saiba mais!

Data de Publicação: 16/05/2022

É fato que a tecnologia transformou todos os comportamentos e os processos da sociedade, inclusive, aqueles relacionados à aprendizagem.

Nesse cenário cada dia mais digital e transformador, surgiram as edtechs, que, em resumo, são startups focadas em reinventar os formatos de ensino, a partir da aplicação de tecnologia para tornar a troca de informações mais dinâmica e democrática.

Quer saber mais sobre elas e como podem contribuir com a educação? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do Codeblog preparou para você.

 

O que é uma Edtech?

O termo edtech provém da junção entre as abreviações “Ed” - de education e “Tech” - de technology.

Na prática, ele integra as startups que utilizam a tecnologia como uma ferramenta para criar soluções inovadoras e disruptivas na área de educação, que pode se estender desde o ensino básico até as capacitações corporativas.

Para isso, apostam em sistemas computacionais personalizados, apps, gamificação, realidade aumentada e virtual e várias outras tecnologias capazes de tornar o processo de aprendizado mais eficiente e acessível.

Nesse contexto, uma edtech deve ser baseada em três pilares. São eles:

1. Acessibilidade:

Para garantir o acesso a conteúdo de qualidade a todos os interessados

 

2. Engajamento:

Para tornar a troca de informações e o conhecimento mais empolgante

 

3. Personalização:

Para oferecer uma experiência personalizada a cada aluno a partir de sistemas inteligentes que realizam coleta de dados.

 

Como as edtechs podem contribuir no processo educacional?

Bem, agora que você já sabe o que é uma edtech, chegou a hora de descobrir como o formato beneficia o contexto educacional por meio da tecnologia.

Descubra a seguir as maiores vantagens promovidas pelas startups:

Aprendizagem imersiva

Os recursos tecnológicos proporcionados pelas edtechs, como a gamificação e a realidade virtual, por exemplo, podem enriquecer o processo de aprendizado e envolver os estudantes em um nível mais profundo e imersivo em relação aos temas propostos. Afinal, as experiências interativas fogem do comum e facilitam a compreensão e a exemplificação de muitos assuntos.

 

Personalização

No ensino tradicional, um único professor precisa preparar suas aulas para diferentes pessoas com habilidades e dificuldades totalmente distintas. É certo que enquanto alguns absorvem todo o conteúdo, outros não compreenderam nem a metade de tudo aquilo que foi apresentado.

Em paralelo a isso, as edtechs levam em conta a diversidade de estilo e níveis de aprendizado, permitindo que os profissionais da educação acompanhem o progresso de cada aluno de maneira individual em tempo real. Assim, fica muito mais fácil monitorar o desenvolvimento e auxiliar nos desafios encontrados por cada estudante durante o processo.

 

Acessibilidade

Qualquer tipo de pesquisa se tornou mais prático com a chegada da internet. Tanto é que, definitivamente, nos acostumamos a buscar por informações on-line sempre que precisamos resolver um problema ou aprender algo novo.

Ao fazer isso, passamos a interagir com mecanismos de pesquisas, e-books, vídeos educacionais e muito mais.

Graças às edtechs, essas tecnologias facilitadoras também podem marcar presença em sala de aula para intensificar a familiaridade dos alunos com elas.

 

Diversão

Por mais interessante que seja um conteúdo, a verdade é que, por vezes, os alunos se sentem entediados no modelo tradicional de educação, que exige leituras, interpretações, dissertações, resenhas e cópias dos conteúdos apresentados na lousa.

Mas, com as edtechs, o aprendizado se torna muito mais divertido. Isso porque, essas startups utilizam várias ferramentas digitais, como chats, apps, redes sociais etc. para permitir que os educadores gerem mais engajamento e despertem maior interesse dos alunos.

 

Aumento da colaboração

Levando em conta que as novas tecnologias impulsionaram a conectividade de diversas maneiras, por meio das chamadas de vídeo e da possibilidade de reunir diferentes indivíduos de forma on-line e simultânea, é certo que, com as edtechs, projetos e tarefas em grupos podem ser realizados com mais facilidade, graças aos recursos e às ferramentas disponíveis.

 

Quer saber mais sobre os benefícios proporcionados pelas edtechs e como as ferramentas AWS podem garantir mais eficácia, performance, confiabilidade, segurança e economia nas operações?

Então, clique aqui, se inscreva em nossa newsletter e fique por dentro dos benefícios das ferramentas da AWS, além de outras novidades do setor tecnologico e educacional.

No mais, continue de olho no blog da CodeBit. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos