Codebit - Programando Soluções

Educação

Edtechs: o que são e quais são as principais tendências

As práticas de ensino permaneceram inalteradas por muito tempo, mas, a tecnologia fez com que esse cenário mudasse drasticamente. Saiba as tendências para as Edtechs!

Postado em 20/05/2022

As práticas de ensino permaneceram inalteradas durante muitos séculos, mas, a chegada e a disseminação da tecnologia fez com que esse cenário mudasse drasticamente.

Atualmente, os avanços tecnológicos têm se unido às práticas educacionais para aprimorar os métodos de ensino, simplificar os encargos administrativos e oferecer técnicas inovadoras para engajar os estudantes e fortalecer a troca de conhecimento.

Nesse cenário, as edtechs são peças fundamentais. Quer saber mais sobre elas e descobrir quais são as principais tendências? Então, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você!

 

Afinal, o que são as edtechs?

Da mesma forma que estamos vivenciando uma revolução digital no contexto corporativo e comercial, as Edtechs chegaram para romper barreiras e revolucionar o ensino tradicional.

O termo, que reúne as palavras Ed (de education) e Tech (de tecnologia), abrange qualquer formato de aprendizado digital, promovido por apps, plataformas on-line, softwares ou dispositivos.

Além disso, é importante destacar que o conceito de Edtech é muito mais amplo do que o Ensino a Distância. Na verdade, ele envolve todos os campos da educação que permitem a adição de instrumentos tecnológicos, como a Realidade Virtual e a Gamificação, que, juntas, estão criando um ambiente de aprendizado totalmente novo. Além disso, elas têm como missão tornar o processo de ensino mais envolvente, personalizado e inclusivo.

 

Agora que você já sabe o que são as EdTechs, confira a seguir as principais tendências que permeiam esse cenário:

1. Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Se antes as redes sociais eram tidas como vilãs do aprendizado por conta das distrações que provocavam entre os alunos em sala de aula, hoje, elas são tidas como parte do processo de aprendizagem.

Afinal, é fato que elas facilitam a comunicação e a interação entre as pessoas, por isso, muitas instituições de ensino estão apostando nessas plataformas para proporcionar experiências imersivas de aprendizagem e assegurar melhor acompanhamento da evolução dos alunos nos cursos.

 

2. Gamificação

A Gamificação consiste na aplicação de elementos de jogos em atividades não relacionadas a eles. O objetivo da técnica é criar experiências parecidas com a dos games e motivar os estudantes. Para isso, são utilizados elementos de jogos populares, como pontos, tabuleiros e rankings de classificação.

Como forma de exemplificar casos de maneira lúdica e simplificar o aprendizado, essa tendência vem se popularizando no contexto educacional.

 

3. Realidade aumentada

Algumas tecnologias, como a AR (realidade aumentada) e a VR (realidade virtual) têm transformado o setor educacional a partir da possibilidade de experiências de aprendizado imersivas.

Elas são constantemente integradas como forma de combinar informações digitais com informações do mundo físico e tornar o processo de aprendizado mais simples. Um grande exemplo disso é o metaverso, que oferece uma experiência imersiva em ambientes simulados.

 

4. Coleta de dados

Outra tendência relevante das EdTechs é tornar a avaliação e a coleta de dados muito mais simples, rápidas e eficientes. Na prática, a partir dessa tecnologia, provas e testes são realizados de maneira digital, e podem ser avaliados e registrados automaticamente.

 

5. Aprendizado Remoto

De fato, uma das maiores vantagens das Edtechs é a disseminação do ensino à distância. Afinal, elas permitem que os estudantes aprendam em qualquer lugar que estejam, sem qualquer tipo de restrição para mantê-los juntos aos seus professores em sala de aula.

 

6. Aprendizado personalizado

O aprendizado personalizado é mais uma das grandes tendências do mercado das edtechs. Para isso, existem as plataformas de eLearning, que fornecem um ambiente de aprendizado eficiente e flexível, que possibilita aos alunos aprenderem dentro da sua própria velocidade e em total acordo com as suas dificuldades e habilidades.

Além de outras facilidades, por meio de testes adaptativos, os professores conseguem descobrir quais são os maiores desafios que cada aluno enfrenta e, então, focar em pontos específicos para solucioná-los.

 

7. Bibliotecas virtuais

Por fim, mas não menos importante, os livros digitais, além de serem eco-friendly, também ajudam a manter o aprendizado em movimento. Isso porque, durante a leitura de um livro digital, é possível destacar determinado trecho e pesquisar instantaneamente os principais termos, tirar dúvidas, ouvir traduções de áudio e muito mais.

 

Conclusão

Listamos aqui as principais tendências relacionadas às edtechs.

É fato que algumas já são realidade, enquanto outras ainda deverão percorrer um longo caminho para se tornarem presentes no aprendizado, principalmente quando tratamos do ensino público.

Portanto, é inegável que as Edtechs são figuras essenciais nesse contexto. Afinal, elas não apenas contribuem para a acessibilidade e a conveniência da educação, como também impactam positivamente nos comportamentos de aprendizagem e no interesse dos alunos.

 

No mais, continue de olho no blog da CodeBit. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!