/// Educação

Educação 5.0. Você sabe o que é isso?

A Educação 4.0 era abordada como algo inovador. Mas, como a evolução mundial vem ocorrendo em grande velocidade, é natural que aconteçam aprimoramentos. Saiba mais sobre a Educação 5.0!

Data de Publicação: 08/12/2021

Pautada, essencialmente, na aplicação de tecnologias em sala de aula, a Educação 5.0 chega com a proposta de revolucionar o processo de ensino.

Até pouco tempo atrás, a Educação 4.0 era abordada como um conceito inovador, devido aos seus pilares, como a valorização do bem-estar social. No entanto, como a evolução mundial vem ocorrendo em uma velocidade impressionante, graças ao universo extremamente conectado em que vivemos, é natural que aconteçam sempre aprimoramentos.

Nesse contexto, o sistema de aprendizado deve acompanhar esse desenvolvimento e capacitar os estudantes para aproveitarem os recursos tecnológicos de maneira sustentável, consciente e responsável. Se você deseja saber mais sobre a Educação 5.0, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você.

 

Qual a diferença da educação 5.0 para a 4.0?

Na verdade, a Educação 5.0 não chegou para ultrapassar a 4.0, mas sim, para dar continuidade às propostas apresentadas por ela.

Vale destacar que, dentro da educação 4.0, a tecnologia tem papel de destaque não só dentro, como também fora da sala de aula. Nesse sentido, o conceito defende que o aluno deve estar preparado para desenvolver as atividades que uma máquina não é capaz de fazer, com foco em conhecimento digitais, lógicos e matemáticos.

Na Educação 5.0, todos esses elementos se mantêm, porém outros são adicionados. Com isso, os alunos podem adquirir habilidades para garantirem sua inserção no mercado de trabalho e também para desenvolverem tarefas realmente relevantes, capazes de gerar soluções que otimizem a vida das pessoas e que possam contribuir para o bem-estar social.

 

Como a Educação 5.0 está alinhada com a sociedade 5.0

As transformações que ocorrem no âmbito educacional sempre refletem o comportamento atual da sociedade. Por isso, assim como a Educação 4.0 estava conectada com a Indústria 4.0, a Educação 5.0 está em sintonia com a Sociedade 5.0 - conceito que surgiu no Japão, ainda em 2016, com foco na utilização da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas.

Em geral, a proposta visa à integração de recursos ultra tecnológicos, como a robótica e a IA nas atividades humanas, para que o digital e o físico possam se complementar e tornar a vida das pessoas mais prática, segura e menos estressante.

 

Educação 5.0 na prática

No contexto prático, a aplicação da Educação 5.0, nas escolas e nos ambientes educacionais, reforça todos os pilares da Educação 4.0 e vai além, a partir da inserção de tecnologias educacionais, do aprendizado ativo e colaborativo, do aluno como protagonista e o professor como mediador, em conjunto com o pensamento empreendedor.

Outro ponto muito importante dentro da Educação 5.0 é o desenvolvimento das chamadas soft skills, que, em suma, incluem algumas habilidades comportamentais muito buscadas no mercado de trabalho atual como: criatividade, relacionamento interpessoal, empatia, comunicação, colaboração, adaptabilidade, persuasão, inteligência emocional, gerenciamento de conflitos, etc.

 

Como uma escola pode adotar a Educação 5.0?

Para possibilitar o desenvolvimento e a aplicação da Educação 5.0, uma escola deve, antes de mais nada, visualizar o ecossistema onde está inserida, como a comunidade ao redor e as ONGs da região, que podem ser o foco de muitos projetos desenvolvidos pelos alunos. Esse tipo de exercício, inclusive, é uma oportunidade para que os estudantes identifiquem problemas reais, ajudem na busca por soluções e desenvolvam as suas soft-skills.

Além disso, a 5.0 evidencia a força do envolvimento familiar no processo educacional. Por isso, no ambiente estudantil, é fundamental fomentar a participação dos familiares no aprendizado das crianças, principalmente durante a descoberta (e o aprimoramento) das competências socioemocionais.

O mais indicado é que a escola adote ferramentas tecnológicas para aproximar a relação entre o estudante e a família, mantendo este grupo sempre informado sobre as atividades desenvolvidas e unindo forças em prol do conhecimento.

Enfim, gostou de saber mais sobre os conceitos e as aplicações da Educação 5.0? Se você tem uma instituição de ensino e quer saber como os recursos tecnológicos podem aprimorar o desempenho dos alunos, entre em contato com o time de especialistas da Codebit e confira todas as soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos