A tecnologia tem sido, cada vez mais, incorporada nas instituições educacionais como uma ferramenta de apoio ao ensino e à aprendizagem, tornando mais acessível, interativa e envolvente a maneira como os alunos aprendem e os professores ensinam, tanto em sala de aula, quanto à distância.
Mas, afinal, como a tecnologia é capaz de facilitar o aprendizado e contribuir para uma educação mais qualificada? Quais benefícios ela promove? Como garantir que iniciativas tecnológicas realmente melhorem o desempenho dos estudantes? Siga com a leitura e acompanhe!
A Importância da Tecnologia na Educação
O contato com os recursos digitais está surgindo cada vez mais cedo. Crianças com menos de dois anos já manuseiam smartphones para assistirem a desenhos. Celulares, tablets e games compõem o cotidiano dos chamados “nativos digitais”.
Já, no que se refere ao panorama da educação formal - aquela que acontece no ambiente escolar – sabe-se que não se admite mais a visão tradicional de um ensino alicerçado apenas na suposta transmissão de conteúdos, em que apenas o professor é o protagonista do conhecimento.
Diante desta realidade, é imprescindível às instituições de ensino se moldarem e se adaptarem às técnicas inovadoras. Necessitam, portanto, se reinventarem a fim de atenderem às demandas do novo perfil do estudante, que é mais crítico, dinâmico e, principalmente, conectado.
No cenário educativo, a tecnologia, quando aplicada de maneira correta e responsável, é uma excelente aliada para o desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Afinal, os recursos permitem que os alunos acessem conteúdos relevantes por meio dos mais diversos canais e mantenham maior proximidade com os educadores.
De acordo com pesquisa realizada pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais, mais de 70% dos jovens brasileiros utilizam a internet como auxiliar nos estudos. Esses dados apenas fortalecem o fato de que incentivar o consumo tecnológico nas escolas é muito importante.
Quais os Principais Benefícios da Tecnologia na Educação?
Aproxima os Estudantes do Conteúdo Apresentado
A tecnologia aproxima as pessoas, quebrando as barreiras físicas que, muitas vezes, dificultam o aprendizado.
Com plataformas digitais que disponibilizam textos, vídeos e avaliações, realizadas por meio de um celular ou de um computador, os alunos podem experimentar novos processos de aprendizagem e, consequentemente, aumentarem o seu interesse e engajamento com os conteúdos apresentados.
Atividades Diversas e Envolventes
As milhares de possibilidades oferecidas pela internet e pelos dispositivos tecnológicos abrem novos caminhos para que as instituições de ensino comecem a promover atividades envolventes, imersivas e mais interessantes. É dever da escola, como lugar específico do processo ensino-aprendizagem, oferecer a seus aprendizes acesso a novas metodologias, associando o trabalho docente aos mecanismos digitais.
Deste modo, muito mais do que copiar os conteúdos apresentados na lousa, ou a leitura mecânica de livros didáticos, os alunos poderão usar a criatividade para criarem projetos, realizarem pesquisas aprofundadas, desenvolverem apresentações em vídeos e várias outras atividades.
Assim, além de mudarem seus papéis passivos de meros receptores de conhecimento, eles se transformarão em atores da aprendizagem.
Expansão do Conhecimento
Até pouco tempo, a maneira mais viável de fazer pesquisas era por meio das bibliotecas físicas.
Felizmente, hoje em dia, existem inúmeras bibliotecas digitais que podem ser acessadas por meio da internet ou softwares e plataformas especializadas.
Ao viabilizar esse tipo de solução, as instituições permitem que os alunos acessem conteúdos de maneira mais fácil, ampla e otimizada, contribuindo significativamente para a expansão do conhecimento.
Organização das Demandas
As tecnologias na educação facilitam não apenas o aprendizado dos alunos, como também o trabalho dos professores.
Afinal, com a utilização de equipamentos tecnológicos adequados, os educadores conseguem identificar as necessidades de cada estudante e, então, traçar as estratégias e mudanças necessárias na forma de uso das plataformas, para que elas se tornem adequadas ao ritmo de cada aluno.
Além disso, no setor administrativo, por exemplo, o uso de um Sistema de Gestão Escolar, em conjunto com a computação em nuvem, torna os processos mais rápidos e menos suscetíveis às falhas, contribuindo para redução de prazos e desburocratização de procedimentos administrativos.
Mais Suporte na Preparação para o Vestibular
A tecnologia na educação também é uma grande aliada na fase mais desafiadora da vida escolar: as avaliações dos vestibulares.
Com tantos conteúdos disponíveis no meio on-line, não é tarefa difícil buscar por blogs, vídeos explicativos ou canais de podcasts informativos que possam reforçar as atividades apresentadas em sala de aula e auxiliar os estudantes no estudo e no preparo para as provas.
Conexão Aluno e Professor
Na era tecnológica, a conexão entre alunos e professores não se limita aos ambientes escolares e salas de aulas.
Com e-mails, grupos em aplicativos de mensagens e plataformas integradas, os estudantes podem tirar dúvidas, solicitar materiais e fortalecer o vínculo educacional com muito mais facilidade.
Redução de Custos e Sustentabilidade
A computação em nuvem é uma solução tecnológica capaz de promover uma significativa redução de custos, não só para as escolas e universidades, mas também para os alunos, que podem acessar todos os conteúdos disponibilizados, por meio de dispositivos móveis, sem precisarem se preocupar com impressões, instalações ou manutenções de outros sistemas.
Para as instituições, os serviços, altamente escaláveis, proporcionam uma considerável redução de custos relacionados ao TI. Isso porque permitem o dimensionamento dos recursos de acordo com as condições e a realidade da instituição, enxugando os gastos desnecessários.
Outro ponto que deve ser mencionado é que a nuvem também ajuda a controlar o volume de papel utilizado para impressão e arquivamento de documentos, já que todas as informações podem ser encontradas e acessadas de maneira totalmente on-line.
Como resultado, é possível promover ações mais sustentáveis e diminuir, significativamente, a produção de resíduos sólidos e de carbono.
Se podemos repensar a educação de tantas formas, por que não aliá-la com a tecnologia?
Para descobrir, na prática, como a nuvem pode revolucionar os processos da sua instituição, com confiabilidade e segurança, conte com a CodeBit.
Nosso time de especialistas oferece, junto com a AWS (Amazon Web Services), diversas soluções que garantem o suporte que a sua instituição precisa durante toda a jornada, desde a compreensão do nível de maturidade tecnológica, até a implementação de ambientes cloud com alta eficiência e baixo custo operacional.
Clique aqui, acesse o site e confira todos os serviços oferecidos para dar suporte e auxiliar instituições de ensino nos processos de implementação e manutenção do modelo de nuvem.
Até o próximo post!