Codebit - Programando Soluções

Educação

Quais as principais tendências da tecnologia na educação?

Os momentos de aprendizado se estendem ao ambiente escolar e passam a acompanhar os alunos em todos os cenários de suas vidas através da tecnologia. Saiba mais!

Postado em 01/12/2021

Que a digitalização é um caminho sem volta, todo mundo já sabe.

Sem dúvidas, a pandemia acelerou o processo de transformação tecnológica. Desde então, as novas ferramentas se fizeram mais presentes do que nunca e impactaram diretamente nas nossas relações de consumo, comunicação e, até mesmo, aprendizado.

É fato que os instrumentos tecnológicos influenciaram no ensino e atuaram como facilitadores da continuidade do processo de conhecimento estudantil no momento em que as escolas interromperam as suas atividades presenciais. Se até pouco tempo atrás, os recursos digitais eram vistos como favoráveis à desconcentração, atualmente, é quase impossível deixar o aprendizado alheio às tendências digitais.

Com o distanciamento social, os momentos de aprendizado se estenderam ao ambiente escolar e passaram a acompanhar os alunos em todos os cenários de suas vidas em tablets, computadores e smartphones. Pensando nisso, a equipe do CodeBlog listou 5 tendências digitais que contribuem para o âmbito educacional.

Siga com a gente e confira:

 

1. Gamificação

Também conhecida como "Ludificação”, a gamificação é uma ferramenta que envolve algumas técnicas de jogos em atividades rotineiras, para propulsar o interesse, engajar os estudantes e otimizar os resultados obtidos em sala de aula.

Para isso, são adotados elementos como ranking, desafios, missões e tarefas presentes em games para estimular a competitividade saudável.

 

2. Softwares de Acessibilidade

Um dos grandes desafios enfrentados pelas instituições de ensino é oferecer serviços que garantam a inclusão e o conhecimento dos alunos com necessidades especiais. Embora seja essencial, ainda é raro encontrar intérpretes de Libras em escolas, cursos técnicos ou faculdades, por exemplo. Para amenizar essa questão, vários softwares de acessibilidade tem surgido como programas de leitura de telas, dicionários de libra, programas de reconhecimento de voz e editores de audiolivros.

 

3. Ferramentas de leitura

As chamadas ferramentas de leitura incluem sites, apps e aparelhos que oferecem ao usuário uma grande quantidade de textos digitais e permitem o acompanhamento frequente do seu progresso.

Nesse contexto, algumas intuições de ensino possuem convênio com empresas especializadas e proporcionam essa experiência para turmas inteiras.

Por outro lado, os estudantes também podem fazer uma assinatura individual e acessar inúmeros títulos de livros para download, como é o caso do Kindle Unlimited.

O grande benefício das plataformas de leitura é que elas disponibilizam a possibilidade de ler o que quiser, em qualquer lugar, sem a necessidade de carregar os livros físicos.

 

4. Realidade Virtual

Cada vez mais presente no cotidiano da sociedade, a realidade virtual também é uma maneira de impulsionar o aprendizado. Isso porque, quando aplicada de maneira criativa e relevante em salas de aula, a partir de óculos com visão 3D e em 360°, possibilita experiências em primeira pessoa e interação com objetos virtuais dentro da grade de aprendizado e do material didático utilizado.

O maior propósito dessas ferramentas é que a sensação de tempo e espaço, firmada no ambiente virtual, auxilie os estudantes no desenvolvimento das tarefas.

 

5. Educação à distância (EAD)

Por fim, tida como uma das práticas mais comuns entre as citadas neste artigo, o ensino à distância consiste em uma modalidade de cursos voltados à Graduação e pós-graduação.

Dessa forma, as aulas são realizadas on-line, geralmente, por meio de um portal acadêmico que oferece o material didático em formato de videoaulas e conteúdos textuais. O formato é bastante conveniente para quem tem uma agenda cheia ou não pode se deslocar diariamente até uma instituição de ensino.

Embora a modalidade EAD ainda não seja autorizada para os ensinos Fundamental e Médio no Brasil (já que todas as crianças e adolescência são obrigadas a frequentar o ambiente escolar), com o agravamento da pandemia da Covid-19 em território nacional, diversas medidas foram flexibilizadas para que os estudantes dessem continuidade às aulas com a ajuda de ferramentas de suporte remoto e a adoção de novas metodologias, baseadas em tecnologias digitais.

Enfim, curtiu descobrir as principais tendências da tecnologia na educação? Se esse artigo foi interessante para você, continue de olho no Codeblog, em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Ah, e se você busca otimizar os processos educacionais da sua instituição de ensino, entre em contato com o time de especialistas da Codebit e descubra todas as soluções personalizadas relacionadas à computação em nuvem, sistema web, aplicativos mobile etc.

Para saber mais sobre os serviços oferecidos, clique aqui e acesse o site.

Um grande abraço e até o próximo post!