Se até pouco tempo, grande parte das decisões empresariais eram tomadas com base em achismo ou opiniões, agora, com a disseminação dos recursos tecnológicos em todos os nichos, ficou impossível ignorar a importância dos dados, bem como a sua coleta, análise e armazenamento correto para garantir mais assertividade e previsibilidade de futuros cenários.
Diante desse contexto, surge o Data Driven, que envolve uma gestão orientada por dados, capaz de implementar ações, monitorar processos, mensurar o desempenho das equipes e estimar resultados por meio de informações concretas e analisadas.
Quer descobrir o que é o conceito e quais são os principais passos para garantir que a sua empresa seja orientada por dados?
Então, está no lugar certo! Siga com a leitura e confira o artigo que nós, do CodeBlog, preparamos para você.
Afinal, o que é Data Driven?
Data Driven, em português, significa “baseado em dados”.
Na prática, uma empresa Data Driven é aquela que utiliza continuamente o potencial da coleta e da interpretação de dados tangíveis para ampliar a sua competitividade e assegurar uma tomada de decisões mais estratégica.
Dessa forma, todos os setores e colaboradores têm acesso a um grande volume de dados relevantes, que podem ser utilizados para otimizar os processos, para elaborar o planejamento estratégico, para prever cenários positivos e negativos e compreender, mais profundamente, as tendências do mercado, de maneira geral.
Data Driven: por que é importante?
Não é, exatamente, uma novidade, a tamanha relevância dos dados nos processos empresariais. Isso porque, eles permitem a análise de inúmeras oportunidades de crescimento, ajudam as organizações a entenderem melhor seus clientes, e personalizarem produtos e serviços para atenderem às suas demandas e necessidades.
Mas, talvez, a palavra-chave do data driven seja, justamente, a segurança que ele proporciona aos negócios. Afinal, é evidente que, quando uma empresa é orientada por dados, suas decisões são tomadas com base em previsões seguras ou comprovações - que são muito mais confiáveis do que percepções ou suposições.
Com os avanços tecnológicos, a era do achismo, definitivamente, chegou ao fim. E a única maneira evitar tiros no escuro é recorrer à confiabilidade dos dados.
Contudo, no cenário empresarial, ainda há um longo caminho a ser percorrido. Uma recente pesquisa, realizada pela Gartner (empresa de consultoria), revelou o estado - alarmante - de maturidade das empresas em relação à utilização de dados.
De acordo com o estudo, somente 3% dos dados coletados são efetivamente utilizados para alguma ação, estudo ou projeto. Os profissionais perdem, em média, 37% do seu tempo de trabalho buscando por dados que precisam. E, ao mesmo tempo, o gerenciamento dos dados toma, em média, 23% do tempo das equipes.
Como coletar dados com eficiência?
Existem diversas fontes que podem ser utilizadas para garantirem eficiência em uma gestão baseada em dados, desde as mais complexas, como IA, Machine Learning e Big Data, até as mais básicas e fáceis de serem encontradas, como dados de vendas, relatórios e indicadores gerados pelo próprio negócio. Além disso, é importante mencionar que os próprios consumidores digitais também deixam rastros on-line.
Por isso, saber como coletar e utilizar (de maneira legal e transparente) informações de cadastros em site e redes sociais, também é uma excelente maneira de obter informações relacionadas ao comportamento do público, como as principais regiões de acesso, horários de pico, idade e sexo dos usuários e muito mais.
Outra maneira de compreender o comportamento dos potenciais consumidores, identificar o posicionamento da marca e acessar outros dados decisivos para um empreendimento é implementar uma pesquisa de mercado - uma solução que, embora não seja tão inovadora quanto às demais citadas, pode ser bastante eficaz.
Data Driven: como tornar a sua empresa orientada por dados?
Por mais que os processos de coleta, análise e armazenamento de dados, bem como o volume de informações necessárias variem de acordo com cada negócio, a boa notícia é que existem algumas dicas gerais, que podem ajudar todos que desejam ser orientados por dados.
A seguir, listamos as principais. Siga com a leitura e confira.
1. Defina seus objetivos e faça o monitoramento constante.
É importante ter em mente que dados são o caminho, não o destino final.
Por isso, o primeiro passo para implementar o Data Driven na prática é estabelecer metas claras para essa gestão, planejando a maneira como cada estratégia pode contribuir para a otimização dos processos e da competitividade do negócio.
Nesse sentido, é também, muito importante que o mindset Data Driven esteja presente, não apenas no planejamento estratégico da empresa, mas também na sua cultura organizacional.
2. Estimule o uso diário dos dados
Enquanto alguns setores como marketing, TI e business intelligence são mais propensos e adaptáveis à utilização de dados, outras áreas, como comercial, vendas e administrativo precisam ter oportunidade e conhecimento para compreender como integrar o potencial dos dados para simplificar os seus fluxos de trabalho.
Para ser, de fato, uma empresa Data Driven, é preciso que todos os departamentos tenham suas fontes de dados, aplicações próprias e métricas, acompanhadas pelas lideranças e baseadas em informações concretas.
Considerando que qualquer tipo de tecnologia é operada, sobretudo, por pessoas, é fundamental que os colaboradores sejam previamente capacitados para dominarem o uso das ferramentas e conhecerem todas funcionalidades e possibilidades que ela oferece.
Por isso, o mais indicado é estabelecer um período de treinamento e adaptação, para que todo o time possa se acostumar com a tecnologia, reduzindo a sensação de resistência.
3. Aproveite os dados para definir os próximos passos
É importante que os tomadores de decisão de um negócio, bem como os gestores e lideranças tenham acesso aos melhores dados possíveis. Para isso, antes de serem efetivamente tomadas, todas as decisões estratégicas devem ser monitoradas, rastreadas e reavaliadas, como, por exemplo, em um ciclo de feedback.
Assim, fica mais fácil garantir que as decisões sejam informadas e bem fundamentadas, simplificar a identificação dos dados necessários e compreender como eles podem ser utilizados para minimizar os riscos e otimizar os resultados.
4. Invista na coleta de dados
Como mencionado anteriormente, existem múltiplas possibilidades para a geração de dados, desde as mais simples e acessíveis, como pesquisas de satisfação e análise de vendas, até as mais complexas, como monitoramento de acessos e análise preditiva.
Para tomar decisões mais assertivas, procure estudar todas as fontes de dados disponíveis com profundidade e compreender quais são mais relevantes para as necessidades do seu negócio.
5. Aceite que este é um ciclo sem fim
Por último, mas não menos importante, para ter sucesso como uma empresa Data Driven é preciso compreender o cerne do contexto. Esta, definitivamente, não é uma tarefa com início, meio e fim. As análises são cíclicas, múltiplas e inesgotáveis, e o volume de trabalho será sempre maior do que a capacidade de qualquer equipe, independentemente do nível de competência ou número de colaboradores.
Ser Data Driven é gerar dados o tempo inteiro. Na prática, isso significa que o ciclo de coleta, análise, armazenamento e ação a partir dessas informações é eterno.
Além de aceitar essa realidade, é necessário que haja um certo rigor em relação à priorização.
Se o seu negócio conta com uma mentalidade de melhoria contínua, está em constante busca por novas oportunidades e deseja otimizar os processos existentes com o suporte tecnológico, pode comemorar. Já é meio caminho andado para se tornar um Data Driven de verdade!
#Dica Extra: Por que você deveria investir em Cloud Computing
O cloud computing, também conhecido como “computação em nuvem”, é uma solução moderna e segura, que viabiliza que todos os dados e informações de uma empresa sejam mantidos e gerenciados em servidores externos, armazenados em backups e disponibilizados por uma rede.
Dessa forma, ao adotar o cloud computing, uma organização permite que os seus dados sejam arquivados e compartilhados por meio da internet.
Além disso, a tecnologia também conta com configurações de privacidade que integram arquivamentos sigilosos e resguardam todos os dados sensíveis dos usuários.
Por isso, investir na computação em nuvem é uma maneira segura de armazenar os dados e disponibilizá-los, de forma personalizada, evitando, assim, a perda ou extravio de arquivos e documentos importantes.
Caso queira compreender com mais profundidade a transformação gerada pela computação em nuvem e encontrar formas de aplicá-la na sua empresa para descomplicar os processos e torná-los mais seguros, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e descubra todas as soluções personalizadas disponíveis para você.
Esperamos que esse artigo possa ter ajudado você, caro(a) leitor(a), a compreender e evitar os erros de gestão de dados mais cometidos pelas empresas.
Continue de olho no CodeBlog, e não perca as novidades que estão por vir.
Um grande abraço e até o próximo post!