/// Educação

Saiba o que é e como implementar a gamificação no ensino.

Descubra o que é a gamificação e como esse recurso pode auxiliar na aprendizagem de crianças e adolescentes.

Data de Publicação: 28/09/2020

Sem dúvidas, a união do útil ao agradável é uma estratégia que funciona bem em quase todos os processos.

Nesse contexto, em relação à educação de crianças e adolescentes, uma ótima maneira de fazer com que os alunos tenham mais interesse nos conteúdos apresentados em sala de aula é a partir da transformação do processo de ensino. Para isso, apresentar técnicas baseadas nos interesses dos estudantes é fundamental.

Um grande exemplo disso é a gamificação da educação – metodologia que utiliza elementos de jogos digitais para promover criatividade, engajamento e produtividade, de modo a garantir uma aprendizagem mais significativa.

Quer saber mais? Confira abaixo o que é e como implementar a gamificação no ensino!

O que é gamificação?

Derivado do inglês, gamification, o termo consiste na utilização de mecânicas e características de jogos para motivar e facilitar o interesse de pessoas em situações reais.

Dentro do processo pedagógico, a gamificação possibilita a adoção de regras, logística e design de jogos (analógicos ou eletrônicos) para tornar o processo de conhecimento mais atrativo e acolhedor. Afinal, ao utilizar recursos gamers em atividades pedagógicas, o exercício da aprendizagem se torna mais intimista e desafiador. Além disso, esse tipo de estratégia pode instigar os estudantes a desenvolverem comportamentos relacionados à socialização, à competitividade, à concorrência e à cooperação.

Como implementar a gamificação no ensino?

De fato, existem diversas formas de aplicar o conceito de gamificação no ensino.

Sobretudo, o cenário atual, motivado pela pandemia da COVID-19, exige a execução de novas práticas de aprendizagem para prender a atenção de crianças e adolescentes que estão isolados em suas casas, tiveram suas rotinas interrompidas e passaram a conviver com sentimentos e sensações que, até então, eram desconhecidos.

Entre as alternativas aplicáveis, os professores e instituições podem, por exemplo, utilizar recursos tecnológicos como aplicativos para celular ou tablet, para tornarem as aulas mais dinâmicas e interativas.

Além disso, é possível criar gincanas e torneios entre os alunos por meio de plataformas especializadas que viabilizam o uso em massa das ferramentas necessárias. Esse tipo de estratégia é muito útil para facilitar a socialização entre os estudantes, especialmente, no caso dos mais introvertidos.

Também é possível disponibilizar ações gameficadas com a utilização de QR Codes (Código QR) que oferecem aos alunos possibilidades de criar avatares personalizados, resolver problemas matemáticos de maneira dinamizada, decifrar enigmas e completar as missões contidas nos códigos.

Nesse momento delicado de distanciamento social, pensar fora da caixinha e sair da obviedade no processo de ensino é uma excelente forma de promover a capacidade de diálogo e resolução de conflitos entre os estudantes.

Benefícios da gamificação no ambiente de aprendizagem

1. Retenção da atenção

Isolamento social, estudantes em casa, milhares de informações por segundo, dificuldade de concentração, barulhos, etc. Se nem mesmo os adultos conseguem se concentrar em todos os momentos, evidentemente isso é muito mais difícil para as crianças e adolescentes.

Nesse contexto, a gamificação pode ser uma grande aliada do aprendizado, visto que os jogos despertam, naturalmente, a atenção e motivação das pessoas.

2. Conhecimento aprofundado

De fato, tudo aquilo que é aprendido com estímulos positivos é fixado e memorizado de forma mais fácil e duradoura. Por isso, a aplicação da gamificação no ensino auxilia na fixação de conhecimentos importantes para os estudantes e ainda aumenta a bagagem de informações relevantes.

3. Variedade de recursos

Ao utilizar a gamificação tecnológica, além de apresentar novos formatos às atividades educacionais, ainda é possível personalizar os estilos de aprendizagem de acordo com o nível particular de conhecimento de cada aluno.

4. Utilização de dados

Por fim, o modelo eletrônico de gamificação permite a coleta de dados sobre o desempenho dos participantes enquanto eles realizam as atividades propostas, além da geração de relatórios específicos sobre suas performances.

Ou seja, as instituições de ensino podem acompanhar, em tempo real, o desempenho dos estudantes, verificar a evolução do aprendizado e analisar quais conteúdos devem ser reforçados para garantir melhor fixação.

Muito legal tudo isso, não é? Se você quer saber como aplicar a gamificação na prática, entre em contato com a equipe CodeBit e descubra os softwares e aplicativos que podem ajudá-lo a reinventar o formato de aprendizagem.

Continue de olho no CodeBlog! Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos