/// Cloud Computing

A importância das soluções de cloud computing na transformação digital

É impossível ignorar o quanto as ferramentas de cloud computing revolucionaram o mercado. Compreenda como ela é capaz de otimizar todos os tipos de organização!

Data de Publicação: 11/10/2021

De fato, os anos recentes do mercado corporativo brasileiro foram marcados pela evolução da transformação digital. De acordo com a última pesquisa encomendada pela TIC empresas, a utilização de tecnologias, incluindo a adoção de soluções de computação em nuvem, cresceu consideravelmente. Os dados, que comparam os anos de 2017 com 2019, apontam o crescimento de armazenamento em banco de dados de 25% para 38%, a ampliação da utilização de software de escritório em nuvem de 20% para 27% e a expansão da capacidade de processamento de 16% para 23%. Segundo relatório elaborado pela Research and Markets, até 2025, estima-se que o mercado global de computação em nuvem cresça US $832,1 bilhões. Com todos os dados, é impossível ignorar o quanto as ferramentas de cloud computing revolucionaram o mercado. Portanto, descobrir o potencial da computação em nuvem e compreender como ela é capaz de otimizar os setores de todos os tipos de organização é um caminho urgente para implementar processos mais modernos e assegurar maior produtividade da sua equipe.

Siga com a leitura e descubra, no artigo preparado pela equipe do Codeblog, a real importância das soluções de cloud computing na transformação digital.

 

Cloud Computing – um panorama geral

No ano passado, o IDC (International Data Corporation) realizou uma pesquisa com 17 organizações da América Latina que migraram para as soluções de cloud e concluiu que, durante o processo, as entidades reduziram seus custos operacionais em 61% e desenvolveram suas equipes de TI em 74%.

É evidente que as soluções permitem que as empresas acessem oportunidades extraordinárias, capazes de transformar os negócios. Afinal, a computação em nuvem contribui para a melhora nas operações e no suporte ao cliente. Além disso, minimiza os custos e disponibiliza aos colaboradores a opção do trabalho remoto, um recurso imprescindível nos tempos de “novo normal”.

Se você ainda não sabe porque as soluções de cloud computing são decisivas para a transformação digital, siga com a leitura e confira 7 exemplos de benefícios da tecnologia capazes de auxiliar qualquer tipo de organização.

 

1. Agilidade

Devido ao atendimento sob demanda para diversos dispositivos, a computação em nuvem é uma excelente solução para organizações que buscam por mais agilidade.

A funcionalidade permite a implantação e o compartilhamento de recursos em tempo real de maneira mais eficaz. Tamanha otimização contribui para a evolução das empresas, que conseguem realizar o desenvolvimento de novos produtos ou serviços de maneira mais rápida.

 

2. Redução de barreiras

Diversas organizações armazenam seus dados em diferentes tipos de formatos e arquivos, dificultando o acesso e a integração dos colaboradores. Com o cloud computing, é possível armazenar um grande volume de informações em um mesmo sistema. Assim, além de facilitar a visualização e a análise dos documentos, a solução também possibilita novas oportunidades de comunicação e colaboração.

 

3. Otimização dos processos

A partir da computação em nuvem, as entidades podem conhecer e explorar novas opções de processos de negócios, levando em conta a forma como as funções de back office são realizadas. Assim, processos relacionados às finanças, contas a receber e aquisição e recursos, por exemplo, podem ser realizados de maneira totalmente automatizadas.

 

4. Dimensionamento dos negócios

Conforme as organizações crescem e evoluem, é necessário expandir ou reduzir certos sistemas. Com a utilização da nuvem, as formas de escalonamento podem ser simplificadas. Afinal, na maior parte dos casos, essas ferramentas são ajustadas automaticamente para atender ao dimensionamento necessário, sem nenhum tipo de intervenção humana. Além disso, o período da implementação da alteração pode ser reduzido de meses ou semanas, para poucas horas.

 

5. Incentivo ao desenvolvimento e aprimoramento do setor de TI

Em muitos casos, as empresas não incentivam os colaboradores de TI a inovar. Sem que haja competição ou alguma forma de propulsão, não há impulso suficiente para que uma equipe busque por novos produtos e soluções. Ao invés de contribuir para resistência à inovação dos funcionários, uma empresa que deseja demonstrar o seu valor em meio a um universo hipercompetitivo, busca, nas soluções da computação em nuvem, o rompimento de barreiras do conhecimento e a redução da necessidade de recursos internos de TI.

 

6. Segurança

Tida como um fator essencial para a sobrevivência das empresas, a segurança é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens oferecidas pela computação em nuvem. Isso porque, ao armazenar informações e acessá-las por um software na nuvem, é possível assegurar toda a proteção necessária.

Isso ocorre porque o cloud computing utiliza protocolos de segurança complexos e de inúmeras camadas, que agem na manutenção dos dados salvos contra ameaças físicas ou virtuais.

Contudo, durante a imigração para cloud computing é importante considerar abordagens de segurança como o cloud secure by design, que possibilita uma mensuração de riscos e a implementação de uma estrutura mais protegida. Entre os maiores recursos da solução estão: cloud: criptografia, segurança de terminal, identificação e controle de acessos.

 

7. Constância dos negócios

Por fim, mas não menos importante, infelizmente, é preciso considerar a realidade atual das empresas e pontuar que todas estão suscetíveis a desastres naturais, roubos ou incidentes que representam grande risco de interrupção ou destruição dos negócios.

A boa notícia é que, com o armazenamento em nuvem, todos os negócios e processos podem ser rapidamente recuperados a partir de backups automatizados. Na maior parte dos casos, todas as funções são restauradas de maneira temporária ou permanente, garantindo a continuidade e constância das operações.

 

Conclusão

É fato que a computação em nuvem disponibiliza total aprimoramento de funcionalidades e oportunidades. A partir da adoção, as organizações podem otimizar a sua eficiência, reduzir despesas, encontrar novas fontes de receitas, capacitar e envolver os funcionários de forma diferente.

Enfim, se depois de descobrir a importância da solução para a transformação digital você deseja saber mais sobre todas as aplicações do cloud computing, entre em contato com o time de especialistas da Codebit e confira a diversidade de serviços personalizados para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos