/// Inteligência artificial

Inteligência artificial e filantropia: como a tecnologia ajuda os projetos sociais?

Muitos não sabem o que é a inteligência artificial e como ela vem sendo usada. Descubra e relação entre a IA e a filantropia!

Data de Publicação: 15/09/2021

Que a tecnologia chegou para ficar, todos nós já percebemos. Afinal, dia após dia, grandes empresas como Facebook, Apple, Microsoft e Tesla lançam inovações que revolucionam a forma como nos relacionamos, comunicamos e conduzimos nossas vidas.

Entretanto, por mais que todos esses recursos sejam definitivos para o futuro da vida em sociedade, muitas pessoas ainda não sabem o que é a inteligência artificial e como ela vem sendo usada atualmente por pessoas, por empresas e, até mesmo, por entidades filantrópicas.

Para informá-lo (a) e atualizá-lo (a) sobre o assunto, a equipe do CodeBlog preparou um artigo superinteressante. Siga com a gente e descubra a relação entre Inteligência artificial e filantropia.

 

O que é Inteligência Artificial

Em resumo, a Inteligência Artificial é um recurso tecnológico que permite a criação de máquinas inteligentes. A partir de pesquisas totalmente técnicas e especializadas, essa ferramenta se tornou essencial no ramo da informática.

Além disso, a IA também abrange a programação de softwares e de computadores para desenvolver determinados traços, como solução de problemas, raciocínio lógico, planejamento, aprendizagem e capacidade de manipular e mover objetos.

Em outras palavras, as máquinas programadas para manipular a Inteligência Artificial apresentam a habilidade de decidir entre alternativas preestabelecidas.

A tomada de decisão é feita com base em bancos de dados, que são frequentemente abastecidos por novas informações, disponibilizadas pelo próprio sistema.

Assim, é possível afirmar que a máquina “aprende” conforme o crescimento do banco de dados, tornando as decisões cada vez mais complexas.

 

Aplicações da Inteligência Artificial

Embora as máquinas ainda não tenham assumido completamente o controle das nossas vidas, é inegável que elas estão se infiltrando e mudando a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos, com seus assistentes pessoais movidos por comandos de voz e outras tecnologias essenciais, que envolvem buscas sugestivas e veículos autônomos.

Gigantes como a Microsoft, IMB e a Amazon já são empresas altamente envolvidas no desenvolvimento da tecnologia que já começou uma verdadeira revolução.

A princípio, as indústrias foram as primeiras empresas a adotar a Inteligência Artificial com o auxílio das peças robóticas, utilizadas para montar diferentes tipos de objetos e, depois, embalá-los sem ajuda manual. Atuando na criação de matérias-primas e produtos finais, os robôs passaram a desempenhar um papel iminente na maioria das fábricas.

Os e-commerces e marketplaces também viram na IA uma ótima aposta para personalizar as suas vendas e criar mais proximidade com seus consumidores, com a utilização de robôs virtuais e chatbots, que recomendam aos clientes o que comprar, de acordo com suas aquisições passadas ou itens abandonados no carrinho.

 

AI For Good: uma iniciativa para integrar a Inteligência Artificial nas ONG’s Brasileiras.

Lançado pela Microsoft em julho de 2017, o programa AI for Humanitarian Action investirá US$ 40 milhões para aproveitar todo o poder da IA e contribuir para os serviços e para os projetos de ONG’s que atuam na recuperação e proteção de crianças, de refugiados e promovem o respeito pelos direitos humanos.

A empresa irá executar o trabalho em conjunto com organizações não governamentais e humanitárias, selecionadas a partir de doações, de investimento em tecnologia e em conhecimento compartilhado. O programa é parte da iniciativa AI for Good que, no decorrer de cinco anos, irá aplicar US$ 115 milhões nos programas AI for Earth, AI for Accessibility e AI for Humanitarian Action.

No Brasil, duas organizações não governamentais foram escolhidas para fazer parte da iniciativa AI For Good. São elas:

 

Mães da Sé

A Organização, atua na busca de pessoas desaparecidas no Brasil. Desde a sua fundação, em 1996, a ONG cadastrou mais de 10 mil pessoas em situação de desaparecimento e ajudou a encontrar 4.952 delas.

A organização tem em seus planos a criação de um app que utiliza reconhecimento facial, desenvolvido pela Mult-Connect, para potencializar as buscas de desaparecidos e ser um grande aliado nos trabalhos de busca. Assim, fica muito mais fácil identificar uma pessoa em situação de suspeita de abandono. Basta que o usuário utilize uma foto do possível desaparecido (a) e compare sua fisionomia com o banco de dados da ONG, para que o app faça as buscas.

 

SOS Mata Atlântica

Criada em 1986, a Fundação SOS Mata Atlântica é uma ONG ambiental que atua na promoção de políticas públicas para a Conservação da Mata Atlântica.

A mais nova beneficiária brasileira do programa AI For Earth, poderá distribuir investimentos em inteligência artificial (IA), pesquisa e tecnologia em quatro áreas principais: mudanças climáticas, agricultura, biodiversidade e água.

Além disso, a ONG fez parcerias de cooperação para apoiar o projeto “Observando os Rios”, que engloba comunidades e assegura a qualidade da água de rios, córregos e outros corpos d’água das localidades onde elas vivem.

Com o acordo, a ONG irá aplicar tecnologia aos dados coletados, que serão carregados na nuvem para fornecerem insights mais efetivos para os projetos da SOS Mata Atlântica, permitindo, futuramente, cruzar informações de bancos de dados, como, por exemplo, sobre doenças populacionais, e avaliar a correlação entre a qualidade das águas e doenças epidêmicas.

 

Conclusão

Por fim, é preciso destacar que, embora muitas pessoas ainda resistam aos avanços tecnológicos, principalmente no cenário filantrópico, é hora de se abrir para o futuro e otimizar todos os processos e serviços prestados, antes que o mercado e a concorrência atropelem tudo aquilo que já foi construído.

Se você deseja descobrir quais as soluções ideais para personalizar e digitalizar a sua instituição, entre em contato com o time de especialistas da Codebit e confira todas as ferramentas disponíveis.

No mais, continue de olho no Codeblog. Em breve, teremos muitas novidades por aqui!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos