/// Saúde

Inteligência artificial: um divisor de águas para a saúde

Devido aos avanços tecnológicos dos últimos tempos, o conceito se consagrou e se materializou com a implementação de máquinas, robôs inteligentes e softwares de programação complexos.

Data de Publicação: 17/04/2023

Desde a chegada do Chat GPT (tecnologia desenvolvida para responder perguntas variadas), a Inteligência Artificial se tornou uma pauta cada vez mais abordada no universo corporativo. Na área da saúde não é diferente. Afinal, é nítido o quanto os recursos, relativamente recentes, trouxeram benefícios para o setor.
Prova disso é o avanço significativo da telemedicina que unificou a modernização dos novos equipamentos inteligentes com os processos clínicos, o que tem contribuído para potencializar a qualidade e o atendimento médico, mesmo em casos de pacientes que residem em localidades distantes dos consultórios médicos ou hospitais.
Entretanto, por mais que a Inteligência Artificial seja uma grande aliada da saúde, muitos ainda não sabem, de fato, a importância dessa inovação, e deixam de aproveitar diversos mecanismos capazes de otimizar o atendimento, os diagnósticos e a qualidade dos serviços prestados por clínicas, consultórios e hospitais.

Pensando nisso, nós, da equipe do CodeBlog, preparamos um artigo sobre a aplicação da Inteligência Artificial na saúde e as justificativas que comprovam porque ela é um verdadeiro divisor de águas no setor.

O que é a Inteligência Artificial na saúde?

Em linhas gerais, a Inteligência Artificial - conhecida pela sigla IA -, é uma área da ciência da computação que estuda, analisa e desenvolve dispositivos com possibilidade de simular a capacidade humana de raciocínio.
Devido aos avanços tecnológicos dos últimos tempos, o conceito se consagrou e se materializou com a implementação de máquinas, robôs inteligentes e softwares de programação complexos.
Voltada à saúde, a Inteligência Artificial é considerada uma subcategoria de estudos científicos direcionados à otimização dos diagnósticos, atendimentos e tratamentos dos pacientes.
Na prática, desenvolve sistemas que reproduzem a capacidade humana e operam no desenvolvimento de serviços de saúde mais tecnológicos e aprimorados. Um exemplo disso são os braços mecânicos, que auxiliam na realização de cirurgias complexas ou máquinas de ressonância magnética mais modernas.

Inteligência Artificial na saúde: um panorama geral

A Inteligência Artificial já vem sendo aplicada na saúde e otimizando inúmeros processos há um bom tempo. Os equipamentos ultra modernos são capazes de oferecer diferentes graus de atividade, desde sistemas de check up automáticos até máquinas inteligentes que podem, até mesmo, realizar procedimentos cirúrgicos completos.
Além disso, existem vários estudos e aplicações voltadas ao setor de radiologia com o objetivo de desenvolver e aprimorar equipamentos para agilizar os diagnósticos e proporcionar tratamentos mais precisos. Um exemplo disso são as máquinas de ressonância que identificam hemorragias intracranianas ou as tomografias computadorizadas inteligentes, que usam algoritmos pré-programados para garantir diagnósticos mais rápidos.
De maneira geral, a principal missão da Inteligência Artificial é oferecer serviços de qualidade aos pacientes, reduzir as chances de falhas e potencializar a probabilidade de cura. Além disso, a IA também atua em sistema de compartilhamento de informações e, graças à sua ampla base de dados, facilita o acesso, o monitoramento e a análise dos profissionais. Em relação às operações internas das instituições de saúde, a IA age na integração de diferentes setores e clínicas e ainda ajuda a equipe na detecção de ocorrências, desde as mais simples até as mais complexas.
No dia a dia de uma instituição de saúde, a Inteligência Artificial garante diagnósticos mais assertivos, aumenta a qualidade do atendimento e intensifica a integração entre os médicos. Afinal, ela permite que todos os profissionais acessem informações importantes como cadastros dos pacientes, prontuários e resultados de exames de maneira prática, rápida e totalmente digital.

Inteligência artificial na saúde: as vantagens

Confira a seguir, algumas das diversas vantagens que a IA oferece na área da saúde, tanto para os pacientes quanto para os profissionais.

Armazenamento de dados

Os softwares baseados em Inteligência Artificial já são uma realidade. Inclusive, muitos deles têm sido integrados a outras máquinas, contribuindo para um armazenamento de dados mais completo e preciso.
Um exemplo disso são os equipamentos de exames que realizam os procedimentos e já encaminham os resultados diretamente para a nuvem, proporcionando aos processos mais segurança e agilidade.

Processos otimizados

Os dados são indispensáveis na garantia de um bom atendimento médico, por isso, quando eles se apresentam de forma mais ampla e organizada, a otimização dos resultados de um clínica, consultório ou hospital é perceptível.
Afinal, com informações disponíveis e alinhadas, as análises são realizadas com mais controle e rapidez. Além disso, processos relacionados ao atendimento do paciente, bem como sugestão de tratamentos e monitoramento do quadro clínico, também são potencializados.

Diagnósticos mais assertivos

Considerando que os mecanismos de Inteligência Artificial, quando aplicados à saúde, são programados especificamente para atuar nesse segmento, é possível afirmar que eles são capazes de identificar doenças e padrões de maneira automatizada, viabilizando diagnósticos mais assertivos e reduzindo a probabilidade de falhas humanas.

Agilidade e integração

Como mencionado anteriormente, os softwares e programas baseados em Inteligência Artificial podem ser facilmente integrados aos equipamentos utilizados nas clínicas, hospitais e consultórios. Na prática, essa integração torna os processos mais digitais e otimiza as tarefas cotidianas dos profissionais, com mais liberdade e menos burocracia.

Rapidez e eficiência nas triagens

Na área da saúde, a Inteligência Artificial atua em diversas etapas, como, por exemplo, na triagem do paciente. Com o auxílio dos mecanismos inteligentes é possível identificar o cadastro e prontuário dos pacientes de maneira automática, promover um primeiro contato mais rápido, economizar tempo e recurso e principalmente oferecer cuidados e exames necessários com mais assertividade.
Outra vantagem é que, com uma triagem otimizada, as instituições podem priorizar os atendimentos de maneira adequada, assistindo os casos mais graves e realizando os devidos encaminhamentos. Sem dúvidas, ao analisar as demandas de maneira inteligente, estratégica e automatizada, uma organização se torna muito mais eficiente.

Inteligência Artificial na saúde: vale a pena apostar?

Até recentemente, a aplicação da Inteligência Artificial só poderia ser imaginada em uma realidade distante. Mas esse cenário se transformou tão rapidamente que o conceito já está presente em muitos processos que norteiam o cotidiano das instituições.
Com um mercado cada vez mais digitalizado, é necessário que as instituições acompanhem os avanços tecnológicos para manter a sua competitividade e, principalmente, otimizar os serviços oferecidos com o suporte que os recursos tecnológicos têm a oferecer.
Por esse motivo, os hospitais, clínicas e consultórios de todo o país devem se preparar para apostar nos processos inovadores e garantir mais segurança e comodidade aos usuários.

Se você deseja descobrir na prática como a tecnologia pode revolucionar os seus processos empresariais, independentemente da sua área de atuação, entre em contato com o time de especialistas da CodeBit e confira todas as soluções personalizadas para atender à sua demanda.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve, teremos novidades por aqui.

Um grande abraço e até o próximo post.

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos