/// Meio Ambiente

Cloud computing e sustentabilidade: como a nuvem contribuiu para um futuro mais verde?

Em meio à popularização e à disseminação dos debates voltados à causa ambiental, a indústria tecnológica também vem se esforçando para ser mais sustentável.

Data de Publicação: 02/10/2023

Nos últimos anos, a sustentabilidade tem protagonizado as pautas e as discussões que envolvem o universo corporativo. Isso ocorre por conta do perfil dos consumidores (que têm se tornado mais conscientes), pela necessidade iminente de poupar os recursos naturais, e também, por conta dos próprios gestores, que compreendem que a adoção de medidas sustentáveis é um excelente caminho para reduzir custos e garantir mais eficiência operacional.

Em meio à popularização e à disseminação dos debates voltados à causa ambiental, a indústria tecnológica também vem se esforçando para ser mais sustentável.
Nesse contexto, a computação em nuvem é uma aliada fundamental. Na prática, essa solução envolve a entrega de serviços de computação, como armazenamento, processamento e software, de forma totalmente on-line.
Com a nuvem, os recursos de TI não precisam ser mantidos em servidores físicos, beneficiando as empresas com mais economia, segurança e inovação.

Mas, você sabia que a tecnologia em nuvem também desempenha papel relevante na redução dos impactos ambientais?
Para descobrir qual a relação entre cloud computing e sustentabilidade, siga com a leitura e confira o artigo que a equipe do CodeBlog preparou para você!

O que é cloud computing?

O cloud computing, ou computação em nuvem tem como objetivo descomplicar o acesso aos dados e a execução de programas, por meio da internet.

Na prática, ao utilizar o sistema, o usuário pode acessar serviços e aplicativos sem a necessidade de uma instalação, já que tudo (ou quase tudo) será executado em servidores.

Além disso, o acesso aos dados pode ser realizado por meio de qualquer dispositivo conectado à internet.
Isso ocorre porque, diferentemente dos modelos comuns, a nuvem integra uma série de servidores que representam um amplo dispositivo de armazenamento e processamento de dados, permitindo total elasticidade em todos os recursos fornecidos.

Dessa forma, é possível alocar os recursos dos servidores interligados para sua utilização e personalizar a capacidade de processamento de acordo com a demanda, com a segurança adequada e sem a necessidade de instalações ou manutenções frequentes.

Existem três principais modelos em nuvem. São eles:

IaaS - Infrastructure as a Service

A IaaS, ou Infraestrutura como Serviço, oferece aos usuários a capacidade de abastecer o processamento, o armazenamento e a conectividade da rede de acordo com as suas necessidades. Além disso, o recurso também possibilita o desenvolvimento de aplicativos próprios.

Amazon Web Services; Microsoft; Alibaba e Google estão entre os principais provedores de IaaS no mundo.

PaaS - Platform as a Service

O modelo PaaS, ou Plataforma como Serviço, oferece múltiplas possibilidades para as empresas otimizarem os processos como bancos de dados, filas, mecanismos de fluxo de trabalho, e-mails etc. Também é possível utilizar esses recursos para criação dos seus próprios aplicativos. Nesse caso, o gerenciamento de funções e o backup de dados são administrados pelo próprio provedor.

Exemplos deste tipo de serviço: Google App Engine; Heroku; RedHat OpenShift; Microsoft Azure Cloud Services; Tsuru etc.

SaaS - Software as a Service

Já no modelo SaaS - Software como Serviço, fornecedores terceirizados disponibilizam aplicativos completos, voltados aos usuários finais, com a inclusão de alguns recursos administrativos, como a possibilidade de criação e gerenciamento de usuários.
Exemplos deste tipo de serviço: ERP; CRM; Google Docs; Linkedin; Skype; Facebook etc.

A relação entre cloud computing e sustentabilidade:

Agora que você já sabe o que é cloud computing, chegou a hora de compreender o tamanho do impacto positivo da solução na sustentabilidade e perceber a importância da ferramenta, não apenas para os processos empresariais, mas também para o planeta!
Descubra nos próximos tópicos.

Consumo de energia

Sem dúvidas, um dos maiores termômetros do impacto ambiental provocado pela atuação das empresas é o consumo de energia.
Nesse contexto, vale mencionar que, para garantir o funcionamento contínuo dos servidores físicos, é necessário consumir alta quantidade de energia elétrica.
A boa notícia é que, ao contrário dos data centers locais, os provedores em nuvem reduzem o gasto de energia por meio de técnicas avançadas, como a gestão inteligente dos recursos e das cargas de trabalho, contribuindo para uma redução considerável na conta de energia elétrica.

Carbono

Além da economia de espaço e energia, a nuvem também contribui para a redução na emissão de dióxido de carbono. Isso porque, ao centralizar os grandes servidores e utilizar as melhores tecnologias disponíveis no mercado, é possível otimizar o consumo de recursos e, consequentemente, minimizar os impactos ambientais.

Escalabilidade

A escalabilidade é, sem dúvidas, um dos grandes benefícios da nuvem para negócios, já que ela permite que downloads e upgrades sejam realizados de forma simples. Além disso, os servidores sempre podem ser atualizados para se adequarem ao cenário mutável que envolve os negócios.
Com isso, todos recursos podem ser dimensionados de acordo com a demanda, eliminando a necessidade de manter data centers locais que, além de ociosos, ainda consomem energia para acomodar seus picos de carga.

Diminuição dos resíduos eletrônicos

A crescente evolução tecnológica faz com que, muitas vezes, os hardwares de TI se tornem obsoletos em um curto espaço de tempo, forçando as empresas a trocarem seus equipamentos e produzirem uma quantidade, cada vez maior, de lixo eletrônico.
Felizmente, com o cloud computing, as organizações podem reduzir a necessidade de atualizações constantes em seus hardwares, diminuindo a produção de resíduos eletrônicos e o descarte inadequado de máquinas e equipamentos.

Trabalho remoto

Durante o distanciamento social, provocado pela pandemia, o trabalho remoto ou home office passou a ser adotado por muitas empresas, afinal, essa era a única maneira de manter as operações corporativas e a saúde física dos trabalhadores.
Surpreendentemente, o que era uma “alternativa temporária'' se mostrou um modelo de trabalho eficaz, capaz de ajudar na motivação dos colaboradores e também na sustentabilidade das organizações.
Mas, para isso, é necessário garantir um acesso remoto eficaz, capaz de permitir que as equipes continuem trabalhando em qualquer momento, sem barreiras ou restrições físicas.
Com a nuvem, os colaboradores podem acessar arquivos, sistemas e plataformas, mesmo fora do ambiente corporativo, bastando apenas uma conexão on-line.
Essa acessibilidade abre portas para um novo patamar de flexibilidade e produtividade.

E você, está pronto(a) para colocar a pauta da sustentabilidade em prática e decolar o seu negócio com cloud computing?

Chegou a hora de reduzir custos e aumentar a flexibilidade e a escalabilidade da sua empresa.

A CodeBit é referência no oferecimento de soluções personalizadas para ONGs, empresas privadas e startups que buscam crescer e inovar.
Com um time especializado em cloud computing, ajudamos o seu negócio a se destacar no mercado com soluções flexíveis, escaláveis e seguras.
Não perca tempo, acesse o site da CodeBit e conheça os serviços e as soluções personalizadas.

No mais, continue de olho no CodeBlog. Em breve teremos mais novidades para ajudar a sua startup a decolar.

Um grande abraço e até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos