/// Meio Ambiente

Como a Tecnologia Pode Ajudar a sua Organização a Ser Mais Sustentável?

Ao aplicar práticas sustentáveis, as organizações podem contribuir significativamente para a construção de um futuro mais equilibrado e sustentável

Data de Publicação: 25/06/2024

Promover ações sustentáveis no contexto corporativo é mais que uma preocupação, é uma necessidade. Afinal, estamos sentindo na pele os impactos das condições climáticas, que afetam, não apenas o meio ambiente, mas também a economia e a sociedade.

Nesse contexto, muitas empresas têm se esforçado para adotar práticas sustentáveis, contribuir ativamente para a preservação dos recursos naturais, reduzir custos operacionais e aumentar a eficiência. 

Além disso, ao manifestar responsabilidade social e ambiental, os negócios podem fortalecer a sua reputação no mercado e atrair investidores e consumidores conscientes.

Mas, será que é possível combinar o desenvolvimento tecnológico com um mindset sustentável? Quer descobrir como? Confira neste artigo.

O que são Tecnologias Sustentáveis?

As chamadas tecnologias sustentáveis envolvem uma série de recursos digitais modernos e disruptivos que minimizam o consumo de recursos naturais, reduzem a poluição, o desperdício, promovem a eficiência energética e oferecem diversos benefícios aos negócios, como, por exemplo:

Atração e Retenção de Clientes que Compartilham os Mesmos Valores 

Consumidores estão cada vez mais conscientes e preferem marcas que demonstram compromisso com a sustentabilidade. 

Por isso, empresas que investem em tecnologias verdes potencializam as chances de conquistarem a lealdade desse público.

Redução de Custos

As tecnologias sustentáveis, principalmente as relacionadas ao uso eficiente de energia elétrica (como a utilização de lâmpadas LED e sistemas de energia solar), podem gerar uma economia significativa aos cofres empresariais.

Diminuição de Desperdícios

Ferramentas de monitoramento ajudam a identificar áreas de desperdício e a implementar práticas mais eficientes - o que auxilia na conservação dos recursos e otimiza a eficiência operacional.

Certificações de Sustentabilidade 

Certificações como LEED, ISO 14001 e outras credenciais atestam o compromisso da empresa com práticas sustentáveis, agregam valor às marcas e podem, até mesmo, intensificar a competitividade dos negócios no mercado.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, adotar medidas sustentáveis não significa, de forma alguma, que as empresas tenham que sofrer prejuízos. 

Inclusive, na maior parte dos casos, o que acontece é que os negócios passam a combinar seus ganhos operacionais com benefícios socioambientais. 

Um grande exemplo disso é a substituição de papéis por documentos digitalizados. Essa prática, além de facilitar a consulta, ainda assegura uma dose extra de segurança aos arquivos e dados sensíveis.

Da mesma forma, a computação em nuvem proporciona aos colaboradores o acesso a arquivos e documentos importantes por meio de qualquer dispositivo autorizado. Sem a necessidade de armazenamento físico, as empresas podem reduzir os custos associados ao espaço e à gestão de documentos. Na rotina, isso se traduz em um ambiente de trabalho mais organizado e eficiente.

Outra vantagem é que a digitalização permite melhor rastreabilidade e recuperação de dados, melhorando a conformidade com as regulamentações e aumentando a transparência nos processos internos.

A Importância das Tecnologias Sustentáveis

Por mais que os recursos tecnológicos possam contribuir para redução de custos e lucratividade dos negócios, o principal objetivo dessas tecnologias é, realmente, a preservação do meio ambiente. 

No universo corporativo, elas atuam na garantia do futuro da biodiversidade e ainda propiciam algumas ações fundamentais para as empresas, capazes de impactar no planeta de maneira geral. 

Abaixo, apresentamos um guia sobre como essas práticas podem beneficiar o ecossistema e ainda impulsionar a vantagem competitiva dos negócios.

Redução dos Impactos Ambientais

A poluição, dependendo do nível, pode provocar a perda de licenças operacionais. 

Por outro lado, ao reduzirem a emissão de poluentes e adotarem práticas mais ecológicas, as empresas podem evitar penalidades e continuar operando sem interrupções.

Redução dos Gastos

Algumas estratégias sustentáveis, como a adoção de painéis solares e outras fontes de energia renovável contribuem para que as empresas se libertem dos altos custos associados à conta elétrica tradicional e que, a longo prazo, possam gerar uma economia significativa.

Diminuição na Geração de Resíduos e no Descarte de Lixo

Reduzir a quantidade de resíduos gerados e melhorar o processo de descarte é um excelente caminho para aliviar a carga sobre a logística e, consequentemente, reduzir os custos operacionais.

Menos Poluição

Não é novidade que as práticas sustentáveis ajudam a minimizar a poluição ambiental.

Mas, o que nem todos sabem é que, ao adotá-las com compromisso, é possível estabelecer um relacionamento positivo com a comunidade local e atrair consumidores engajados com o meio ambiente.

Alguns Exemplos de Tecnologias Sustentáveis

Agora que você já sabe a importância e todas as vantagens competitivas promovidas pelas tecnologias sustentáveis, descubra alguns exemplos práticos, que podem ser implementados em organizações de qualquer segmento:

Assinatura Eletrônica

A assinatura eletrônica é uma forma de assinatura virtual que substitui as tradicionais assinaturas em papel. Na prática, permite que gestores e colaboradores assinem documentos digitalmente com a mesma credibilidade jurídica dos documentos físicos.

Sem dúvidas, a integração da assinatura eletrônica com outros sistemas empresariais é uma excelente maneira de simplificar e acelerar os processos internos.

Além disso, essa solução elimina a necessidade de papel, ajudando os negócios a promoverem práticas sustentáveis e reduzirem seus custos operacionais.

Gestão Digital de Documentos

Da mesma forma que a assinatura digital, a gestão digital de documentos substitui arquivos e documentos físicos e reduz o uso de papéis por versões digitais, com a mesma validade jurídica, facilitando a consulta dos usuários e libertando as organizações da manutenção de grandes servidores ou espaços físicos para o armazenamento de documentações.

Computação em Nuvem

A computação em nuvem é uma solução que permite o acesso a recursos de computação, como servidores, armazenamento e serviços, pela internet. 

Em vez de possuir e gerenciar fisicamente esses recursos, as empresas podem alugar ou usar serviços de computação em data centers remotos, tornando a infraestrutura mais flexível, escalável e acessível.

Por não exigir a utilização de muitos equipamentos próprios, a computação em nuvem também garante mais sustentabilidade às organizações, promovendo economia de espaço, energia, menor necessidade de sistemas de refrigeração, redução na emissão de dióxido de carbono, redução do uso de papel e muito mais.

A partir do momento em que os grandes servidores ficam centralizados e utilizam as melhores tecnologias disponíveis no mercado, é possível otimizar o consumo de recursos e, consequentemente, minimizar os impactos causados no planeta.

Além disso, ao apostar nas soluções de cloud computing, é perceptível como as falhas nas operações e as indisponibilidade dos sistemas são reduzidas. 

Isso ocorre devido aos diversos tipos de proteção e boas práticas que são aplicadas para prevenir essas situações, como estruturas elétricas, estruturas de rede e backups, que diminuem, consideravelmente, as chances de interrupção do serviço.

Diante das explanações acima arroladas, a CodeBit acredita que a tecnologia e a sustentabilidade são conceitos indissociáveis. 

Como uma empresa B-Corp, temos a missão de usar os recursos tecnológicos para desenvolver projetos capazes de potencializar iniciativas e transformar vidas.

Isso também inclui compromissos focados na aceleração da mudança global e redefinição do conceito de sucesso nos negócios, construindo uma economia mais inclusiva e voltada à valorização da natureza.

Quer descobrir, na prática, como os recursos tecnológicos podem contribuir para uma gestão mais sustentável? 

Clique aqui, acesse o site da CodeBit e confira todas as soluções personalizadas para atender as demandas da sua organização.

Até o próximo post!

Envelope fechado

Assine nossa Newsletter

Receba nossos conteúdos